A homeopatia para gatos tem ganhado espaço no mundo pet como uma forma de tratar doenças e problemas comportamentais. Com conceitos naturais e não invasivos, é uma técnica acessível e muito popular.
Entretanto, assim como qualquer terapia, é necessário conhecimento para atingir bons resultados e, assim, garantir o bem-estar do seu pet. Pensando nisso, elaboramos este guia com tudo sobre homeopatia para gatos! Continue lendo para aprender como proteger seu bichano.
Antes de falar sobre homeopatia para gatos, é interessante conhecer mais sobre esse ramo da medicina complementar. Desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann no século XVIII, ela se baseia no conceito de cura pela semelhança.
Na prática, o especialista dilui a substância que está fazendo mal para o paciente a doses mínimas. Esse composto é administrado regularmente com o objetivo de treinar o organismo.
Para além da cura pela semelhança, a homeopatia hoje trabalha com princípios de equilíbrio energético, utilizando diversas substâncias e essências para atingir a harmonia. Apesar de ser muito diferente da medicina alopática — a mais utilizada em nosso país — a homeopatia felina agrada muitos tutores e profissionais da saúde.
No mundo pet, a homeopatia segue os mesmos princípios, tendo o equilíbrio energético como principal objetivo. Ela pode ser utilizada para diversos quadros, sendo a homeopatia para gatos estressados uma das mais comuns.
Os benefícios não param por aí e é possível utilizá-la em outras situações. A Dra. Suelen Silva, médica-veterinária da Petz, explica que essa prática é recomendada em diversos casos.
“A homeopatia é um tratamento alternativo que não busca apenas curar sintomas, mas favorecer o equilíbrio energético do paciente sem causar efeitos colaterais”, afirma.
O ramo, inclusive, é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Entretanto, é importante ressaltar que qualquer terapia deve ser realizada com acompanhamento profissional.
Assim, se você está interessado em homeopatia para gatos, converse com o veterinário do seu bichano! Ele poderá passar recomendações específicas para seu filho de quatro patas.
Como vimos, a homeopatia para gatos é recomendada para diversos quadros. Entretanto, a técnica é mais utilizada em alguns problemas, seja pela eficácia, seja pela facilidade de tratamento. Abaixo, separamos os casos mais comuns:
Apesar da homeopatia ser um tratamento muito utilizado, isso não significa que ela deve ser aplicada em todas as situações. A Dra. Suelen explica que para doenças graves, a medicina alopática é mais recomendada.
“Nesses casos, o ideal é fazer associação de métodos diferentes de tratamento, por exemplo alopatia e homeopatia”, comenta. Isso porque a forma de ação destes dois métodos é bem diferente, sendo o tempo de ação o principal fator.
“Os resultados de tratamento apenas com a homeopatia são mais lentos. Quando falamos em quadros graves temos que correr contra o tempo na tentativa de minimizar os danos da doença para aquele paciente”, explica a especialista.
Esse ponto serve como um lembrete de que a homeopatia para gatos deve ser aplicada apenas por um profissional!
Apesar de ser bastante difundida, a homeopatia veterinária ainda causa estranheza. Como sua forma de ação é muito diferente da medicina alopática, alguns tutores podem ficar receosos em utilizar o método em seus pets. Porém, esse método tem demonstrado alguns benefícios importantes. Confira abaixo:
Os motivos acima deixam claro porque a homeopatia está ganhando cada vez mais popularidade! E o melhor é que, mesmo que você não seja um defensor dos princípios da homeopatia, não custa nada tentar. Como é um método sem contraindicações, seu bichano sempre está seguro!
Por ser um tratamento complementar e sem contraindicações, muitas vezes os tutores acreditam que a homeopatia pode ser aplicada em diferentes situações sem orientação médica. Porém, esse tipo de comportamento traz vários riscos para os pets.
Em primeiro lugar, se seu filho de quatro patas apresenta algum problema de saúde, seja físico ou comportamental, é necessário buscar um veterinário rapidamente. Assim, o profissional poderá realizar um diagnóstico e descobrir o que há de errado com o peludo.
Gatos são um caso especial, pois são mestres em disfarçar a dor. Um comportamento arisco, por exemplo, pode significar um quadro de saúde grave e que precisa de atenção imediata.
Por fim, a Dra. Suelen ressalta que, como qualquer ramo da medicina veterinária, a homeopatia precisa de acompanhamento profissional. “Apenas o médico veterinário homeopata pode determinar o tratamento, já que as receitas são individualizadas e baseadas tanto na condição física quanto emocional do paciente”, comenta.
Se você se interessa por homeopatia para gatos, procure uma clínica de confiança e consulte com um profissional. Nos Centros Veterinários Seres, a área clínica da Petz, você encontra uma equipe preparada, com diversas especializações. Dê uma olhada em nosso site e confira a unidade mais próxima!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…