Assim como outras ciências, a medicina veterinária está sempre evoluindo para trazer o melhor para nossos amigos. A homeopatia para cães é uma das técnicas de medicina complementar que promete melhorar a qualidade de vida dos pets!
De maneira natural e não invasiva, essa terapia vem despertando a atenção de tutores que buscam o melhor para seus filhos de quatro patas. Para aproveitar esse tratamento, porém, é fundamental saber como ele funciona. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre homeopatia para cães.
Uma velha conhecida da medicina complementar, a homeopatia foi desenvolvida no final do século XVIII pelo médico alemão Samuel Hahnemann, que desenvolveu a ideia de que a cura pode ser feita a partir da semelhança.
Funciona assim: o especialista dilui a substância que causa manifestação clínica e oferece essa diluição ao paciente em minúsculas doses. Parece simples, não é mesmo?
Mas além da cura pela semelhança, a homeopatia possui diversos princípios que buscam um equilíbrio energético para o paciente. É uma visão bem diferente da medicina alopática e agrada muitos tutores.
A homeopatia veterinária segue os mesmos princípios, sendo oferecidas ao animal algumas substâncias específicas, diluídas em água ou misturadas ao açúcar. Um exemplo é a homeopatia para cães estressados, que pode ser muito benéfica, pois o tratamento visa tratar o organismo como um todo.
Muitos veterinários receitam essa terapia para problemas comportamentais ou doenças crônicas. Alguns exemplos de uso com indicação são a homeopatia para tosse de cachorro, homeopatia para insuficiência renal em cães, e outros tipos de doenças e comportamentos não saudáveis.
A médica-veterinária da Petz, Dra. Suelen Silva, explica que a homeopatia veterinária é uma boa opção para tratamentos a longo prazo, e lembra que, no Brasil, a homeopatia é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Nem todo mundo é fã da homeopatia. A forma de concepção e ação das substâncias é diferente da medicina alopática, o que pode causar estranheza para alguns tutores. No entanto, a homeopatia para cães é um tratamento indicado por muitos especialistas, pois possui diversos pontos positivos.
Entre as principais qualidades da técnica, podemos citar:
Viu como a homeopatia para cães pode ser uma ótima ideia? Mas nada de correr para a loja mais próxima buscando um remédio para seu cãozinho! Assim como qualquer outra terapia, e homeopatia não deve ser oferecida sem a recomendação de um veterinário.
A homeopatia para cachorro possui diversos benefícios, mas isso não significa que ela será sempre um bom caminho. Em alguns casos, o veterinário pode receitá-la como tratamento complementar a uma prática alopática da medicina. “Em casos graves, o ideal é fazer associações”, explica a Dra. Suelen.
A médica-veterinária ressalta ainda que o principal ponto em questão é o tempo. A homeopatia veterinária é pensada como um tratamento de longo prazo e não como uma intervenção imediata. “Quando falamos em quadros graves, temos que ser ágeis”, informa.
Mas isso não quer dizer que a homeopatia não é indicada para casos mais complexos. Algumas condições delicadas melhoram consideravelmente com o uso dessa técnica centenária. Remédios homeopáticos para cães são muito recomendados para alguns problemas, como:
Além das questões acima, a homeopatia costuma ser uma grande aliada no combate a problemas comportamentais! Muitos remédios homeopáticos auxiliam o pet, por exemplo, em quadros como agressividade ou síndrome da separação.
Como é um tratamento complementar e natural, muitos acreditam que a homeopatia pode ser dada sem indicação de um veterinário. Mas isso não é verdade! Apesar de não possuir contraindicações, especialistas lembram que nenhum remédio deve ser administrado sem acompanhamento.
Ao perceber que seu filho de quatro patas precisa de ajuda, o primeiro passo é buscar um médico-veterinário que possa realizar um diagnóstico preciso e verificar a origem do problema. Quando oferecemos um remédio sem receita, corremos o risco de mascarar sintomas ou ignorar um problema grave.
“Apenas o homeopata pode determinar o tratamento correto”, explica a Dra. Suelen. De acordo com a especialista, o médico irá analisar diversas condições do cachorro, desde sinais clínicos até estados emocionais. A partir daí, poderá receitar o remédio que trate o problema de uma maneira completa.
Por exemplo, se desejar começar um tratamento homeopático para câncer em cães, um caso mais sério, busque uma clínica veterinária de sua confiança. Converse com o veterinário, pois apenas ele poderá verificar se ela pode ajudar e receitar o remédio mais indicado.
Você sabia que na Petz você encontra homeopatia para cães, florais e outros tratamentos? Com eles, você pode cuidar de seu amigo de maneira natural e eficaz. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…