Se você tem um felino em casa, com certeza já se perguntou sobre algumas das particularidades dele. Além das questões sobre comportamento e sociabilidade, sua anatomia, mas precisamente as unhas de gato, costumam gerar bastante dúvida nos tutores.
Afinal, essas belezuras são marcas registradas dos bichanos e suas travessuras, sendo os sofás suas vítimas favoritas! Mas você sabe para que servem as unhas de gato? E como cuidar delas? Se não sabe, descubra tudo isso aqui, no blog Petz!
Segundo a veterinária especialista em felinos da Petz, Camille Oliveira, as unhas de gato servem para agarrar objetos, escalar, arranhar e se defender. Logo, podemos ter em mente o quanto essa estrutura é fundamental para o desenvolvimento do bichinho.
Fazendo parte da anatomia, as unhas ajudam os gatos a se equilibrar e a manter uma mobilidade adequada. Formadas por um acúmulo de queratina, elas são retráteis e ficam sob a pele do animal, aparecendo por meio do estímulo, como em momentos de defesa ou que exijam maior estabilidade do animal.
Em relação ao instinto de arranhar, as garrinhas são grandes aliadas no relaxamento dos pets. Elas diminuem o estresse e até mesmo são uma forma de divertimento — o ato de marcar superfícies é um comportamento natural superbenéfico para a saúde dos bichanos.
Tendo em vista que as garras são essenciais para o desenvolvimento dos felinos, é indispensável ficar por dentro dos principais cuidados com a unha do seu gato para mantê-lo saudável.
Assim como acontece com as nossas, as unhas dos bichanos não param de crescer. Entretanto, principalmente para eles, manter as unhas compridas não só incomoda como também pode trazer verdadeiros riscos.
Entre os principais problemas, as unhas grandes atrapalham a mobilidade dos felinos, e por crescerem em um formato curvo, aumentam a sensibilidade ao entrarem sob a pele dos gatinhos — nos coxins, também conhecidos como “almofadinhas”.
Quando esses problemas acontecem, causam bastante dor e até estresse ao animal, “É como se fosse uma unha encravada em humanos”, explica a Dra. Camille. Por isso, os tutores devem sempre estar atentos às estruturas e até mesmo, se possível, aprender como cortar as unhas dos gatos.
Para cuidar das unhas do seu gato, o mais indicado é levá-lo ao médico-veterinário, para que o especialista possa tratá-las e cortá-las devidamente. Isso porque as garrinhas possuem terminações vasculares que, quando atingidas, podem gerar sangramentos e dores ao pet.
Entretanto, se você já tem experiência e quer encontrar boas maneiras de apará-las dentro de casa, separamos algumas dicas para facilitar o processo para você e para o bichinho. Confira:
Se você está se perguntando com quantos meses pode cortar a unha do gato, aqui está sua resposta. De acordo com especialistas, o ideal é esperar que ele complete dois meses de vida. A partir daí, acostumá-lo a cortar as unhas regularmente é fundamental para conseguir apará-las dentro de casa sem dificuldades no processo.
Diferentemente de nós, humanos, que podemos usar tesourinhas e outros acessórios para aparar as unhas, o ideal para os bichanos é ter um alicate de gato, específico para o corte. Esse item facilita o processo e ajuda a evitar acidentes.
Encontrar o momento certo para aparar as unhas do seu gato pode ser uma tarefa difícil. Porém, uma dica é buscar situações em que você e ele estejam confortáveis. Sabe aquela hora da soneca?! Então, talvez essa seja a hora ideal.
Na hora de aparar, o mais indicado para os felinos é fazer um corte em um ângulo de 45º, prestando bastante atenção aos tecidos internos da unha. Tomar bastante cuidado e ter atenção nesse processo é fundamental para o sucesso e bem-estar do bichinho.
Além de cuidar das unhas, dar aos bichanos momentos de diversão com as garrinhas é indispensável, não é mesmo?! Para isso, os arranhadores para gatos dão super conta do recado.
Os arranhadores são acessórios que contribuem muito para o bem-estar dos animais. Sabendo que o ato de arranhar promove relaxamento, o brinquedo diminui o estresse e dá um bom suporte para o felino se alongar.
Constituído com materiais indicados para os gatos, ele também serve para a manutenção das unhas dos bichinhos. Assim, elas são constantemente lixadas e podem auxiliar em um controle para o crescimento.
Se na sua casa, não tem espaço para um arranhador para o seu bichano lixar as unhas, saiba que existem outras opções. As unhas postiças para gatos, também conhecidas como protetores de unhas, servem para “encapar” as garrinhas dos bichanos de modo que protejam os móveis e evitem que eles arranhem as pessoas.
Feitos com material específico para os felinos e presos com cola antialérgica, esses acessórios não são prejudiciais para os bichinhos. No entanto, eles não substituem o corte de unhas regular e mantêm a necessidade de corte das garras dos bichanos.
Agora que você já sabe tudo sobre as unhas de gato, que tal conhecer outras curiosidades dos seus bichinhos aqui no blog? Além disso, você pode encontrar tudo o que precisa no catálogo da Petz. São tantos produtos incríveis, que vai ser fácil encontrar um perfeito para as garras do seu gatinho!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
View Comments
Muito bom!
Que legal as dicas.