Apesar de desfilarem com ar de independência, os gatos são animais bastante dengosos, principalmente com os tutores. É normal eles te acompanharem em vários cantos da casa, inclusive quando você vai tomar banho ou precisa de ainda mais intimidade, por exemplo. Aí fica a pergunta: por que gatos gostam de banheiro?
A resposta tem a ver não só com o jeito de ser dos felinos, mas também com o dos humanos. Afinal, os bichanos se comportam muito em função do que os tutores fazem. Continue lendo este artigo para descobrir a explicação interessante para a pergunta “por que os gatos gostam de banheiro?”.
Faça um exercício simples: observe mais atentamente seu gato por algum tempo. Você vai perceber que ele tem alguns hábitos repetitivos, como se banhar sempre da mesma maneira, dormir no mesmo cantinho e repetir certos movimentos durante as brincadeiras.
A médica-veterinária da Petz, Dra. Aline Soares, explica que os gatos são metódicos e tendem a se adaptar ao dia a dia da casa e do tutor. Isso faz parte da natureza felina.
Eles enxergam essas atividades como rotineiras. Então, quando percebem que o tutor está indo neste cômodo da casa, vão junto. Simplesmente por rotina, acompanhamento ou atenção, eles estão lá, como bons bichinhos de estimação que são.
Ver o tutor passando tanto tempo em um mesmo lugar, olhando-se no espelho ou secando-se após o banho, é um convite irrecusável para os felinos. É uma oportunidade para eles despejarem dengos. Porém, tem mais do que isso: o banheiro pode ser um lugar muito divertido para eles.
Repare só: toalhas penduradas, cesto de roupa suja, gavetas semiabertas e água que cai da torneira atraem a atenção e despertam a curiosidade dos gatos, que são muito abertos a momentos de pura diversão. De uma só vez, eles podem aproveitar a ida ao banheiro:
Talvez, agora, seja mais fácil responder à pergunta “por que gatos gostam de banheiro?”, não é mesmo? Afinal, há diversas coisas para os bichanos aprontarem no cômodo.
A lista de possibilidades incríveis para os bichanos é infinita. Ou seja, ir com você ao banheiro pode ser uma oportunidade para explorar, brincar, relaxar ou só observar a sua movimentação.
Tudo isso é motivado pela vontade maior deles de estarem ali, bem próximos de quem amam, dividindo a rotina. É a mistura perfeita entre um hábito deles (estar perto do tutor) e seu (frequentar esse ambiente íntimo da casa).
Por esse motivo, dificilmente os gatos deixarão de lado o banheiro quando você estiver por lá. Porém, também pode acontecer o contrário: gatos fazendo visitas solos ao banheiro.
Não é tão comum, mas ocorre. Portanto, é muito importante tomar alguns cuidados para esse ambiente não representar um risco para os felinos.
O banheiro pode esconder armadilhas para os felinos. Por isso, preparamos algumas dicas muito práticas para não acontecer nada de ruim ao seu bichano.
Todo cuidado é pouco para os gatos no banheiro. Afinal, existe o risco de eles ingerirem itens prejudiciais à saúde e que podem provocar problemas gastrointestinais, por exemplo.
Outro ponto é algo que os tutores de gatos estão cansados de saber: as janelas. Caso você tenha um gato em apartamento ou sobrado, elas precisam ter, obrigatoriamente, uma rede de proteção.
Se você prefere ficar sozinho no banheiro, dá para ensinar o bichano a respeitar esse ponto da convivência. Ele é um bichinho muito inteligente e gosta de criar hábitos. Então, se for bem orientado, pode facilmente se adaptar e respeitar sua escolha.
Veja uma dica simples: mostre que o banheiro não é um ambiente adequado para ele fechando a porta de forma gentil. Isso pode ajudar o bichano a entender aos poucos e a desenvolver um novo hábito: o de não te seguir mais ali.
Percebeu como o universo dos felinos é interessante e repleto de curiosidades? Agora, você já sabe a resposta para “por que os gatos gostam de banheiro?”. Para aprender sobre os bichanos, explore o blog da Petz. Temos diversos artigos que te ajudarão a entender ainda mais o comportamento dos gatos.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…