Por que os gatos se lambem? Saiba mais sobre esse comportamento felino
Publicado em 09 de junho de 2022Tempo de leitura: 4min
Os bichanos têm alguns hábitos bem curiosos. Por exemplo, é comum observá-los distribuindo lambidas por aí. Porém, por que os gatos se lambem? Será que é uma forma de comunicação ou há algo errado?
Entender os comportamentos do pet é importante para fortalecer laços e melhorar a comunicação. Pensando nisso, elaboramos um guia que vai ajudar a compreender melhor o seu bichano. Continue lendo para descobrir o motivo desse hábito e se ele tem impactos na saúde do gato!
Por qual motivo os gatos se lambem?
O primeiro motivo para as lambidas dos bichanos é bem conhecido: limpeza. Conforme explica o Dr. Ítalo Oliveira, médico-veterinário da Petz, o famoso “banho de gato” é um processo bem complexo de higiene do gato.
Assim como os humanos, as limpezas dos bigodudos não acontecem apenas uma vez no dia. Muitas vezes, após a refeição, por exemplo, os gatos limpam o rosto e as patinhas. Sabe aquele banho antes de ir para cama? Os bichanos também adoram! Isso explica porque os gatos se lambem antes de dormir.
Sendo assim, durante todo o dia, os bigodudos distribuem uma linguada ou outra como forma de higienização, mas esse não é o único motivo! As lambidas também são formas de contato e comunicação.
Lambidas como forma de afeto
Muitos tutores que têm mais de um bichano em casa se perguntam “por que os gatos se lambem entre si?”. Afinal, essa prática é comum entre os felinos! Na verdade, o hábito é tão recorrente que possui até um nome em inglês: allogrooming. Conforme explica o Dr. Ítalo, essa prática também está intimamente relacionada com o afeto.
Tudo começa quando o peludo ainda é um bebê. Nesse período, a gata mamãe lambe o filhote para limpá-lo, estimular o xixi, auxiliar a abrir os olhos e demonstrar carinho. Assim, o pet cresce com essa memória afetiva e, anos depois, mesmo depois de adulto, continua a distribuir lambidas como sinal de afeto.
Marcação de território
Este é outro motivo curioso para a pergunta “por que os gatos se lambem?”. Como explica o Dr. Ítalo, os bichanos são muito territorialistas. Por isso, só se sentem bem vivendo em lugares onde estão seguros. A forma de identificar um espaço ou até uma pessoa é por meio do odor.
O nariz do felino é muito poderoso, por isso, ele marca lugares, objetos, outros pets e até os tutores com o cheiro. Isso acontece por meio da língua do gato! Isso significa que, em alguns casos, ele se lambe para marcar o território, identificando que há um amigo ali!
Por que os gatos lambem os donos?
Agora que você já sabe porque os gatos se lambem, o que significa quando os bichanos gostam de lamber os humanos da casa? O que eles querem dizer? Conforme explica o Dr. Ítalo, os motivos são os mesmos: afeto, limpeza ou marcação de território.
Para compreender esse comportamento, saiba que, para os felinos, não faz muita diferença se você é pet ou humano: todos são iguais e fazem parte de uma grande família ou um grupo de gatos. Isso significa que seu bichano enxerga você como um gato grande, desengonçado e, talvez, um pouco esquisito!
Por que os gatos se esfregam nas pessoas?
A linguagem dos bichanos é complexa e cheia de mensagens que, às vezes, são difíceis de entender. Por exemplo: além das lambidas, os peludos têm a mania de se esfregar em pessoas e objetos de forma longa e demorada! Será que essa é apenas uma demonstração de carinho?
Se você tem um bigodudo em casa, provavelmente, já se perguntou “por que os gatos se esfregam na gente?”, não é mesmo? Como explica o Dr. Ítalo, os motivos também podem variar. Além de ser uma demonstração de afeto, é uma forma do bichano deixar a “marca registrada” dele: o cheiro.
Como explicamos, isso está relacionado ao DNA ancestral dos bichanos e é uma forma de deixá-los mais tranquilos. Por fim, há outro motivo para esse comportamento: uma forma de pedir carinho!
Gato se lambendo demais: o que pode ser?
As lambidas dos bichanos possuem muitos significados. Como explica o Dr. Ítalo, quando o gato se lambe muito, pode ser sinal de que há algo errado com o pet. O comportamento compulsivo pode estar ligado ao estresse.
Se você observar o gato se lambendo muito, chegando até a remover tufos de pelo e deixar marcas na pele, é fundamental procurar a ajuda de um veterinário. O especialista sabe identificar a raiz do problema e receitar um tratamento adequado.
Agora que você já sabe porque os gatos se lambem, é mais fácil entender o mundo dos bichanos! Ao aprender sobre o comportamento dos felinos, você fica ainda mais encantado com esses pets tão charmosos e interessantes! Confira outros conteúdos da Petz para ficar por dentro dos principais cuidados e curiosidades.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário