Quem é tutor de gato sabe que ele passa boa parte do tempo fazendo a higiene corporal. Contudo, quando isso não acontece, muitos tutores podem ter a seguinte dúvida: o que pode ser quando meu gato não se limpa?
Hoje, vamos abordar mais sobre esse assunto, já que, quando o gato deixa de se limpar, pode ser um motivo de preocupação. Saiba tudo sobre “por que meu gato não se limpa?”.
O gato aprende a se limpar desde muito cedo, geralmente, com a mãe felina, já que ela limpa a cria quase o tempo todo. Os pets tirados muito cedo da mãe costumam aprender isso sozinhos ou na companhia de outros gatos.
Sendo assim, é completamente natural um gato se limpar, mas quando ele não faz isso, pode representar algum problema. Quando ele ainda é filhote, podem ocorrer alguns motivos. Veja, a seguir.
Muitas vezes, o gatinho perdeu a mãe felina muito cedo. Nesse caso, quando ele encontra um tutor, o responsável se encarrega de alimentá-lo, mas não pode o ensinar a se limpar.
Embora muito raro, algumas vezes, a própria mãe felina pode passar por alguma dificuldade após o parto. Nesse caso, ela não limpa o gatinho o suficiente para ensiná-lo a fazer isso sozinho.
Se o filhote estiver saudável, isso aponta apenas a falta da mãe felina ou do ensinamento adequado, motivo pelo qual ele não se limpa.
Geralmente, ao ter contato com outros felinos, ele aprende, já que o ato do gato se lambendo está relacionado aos instintos selvagens dos felinos, que tomavam banho de língua após se alimentarem.
Então, se você está preocupado de que seu gato filhote não se lambe, isso pode ser resolvido sozinho ou na companhia de outros felinos. É apenas uma questão dele necessitar.
Entretanto, se ele não estiver se alimentando ou bebendo água, um veterinário deve ser consultado para investigar se existe um problema de saúde.
Agora, quando o gato é adulto e não se limpa ou deixa de fazer isso de uma hora para outra, é motivo de preocupação. Se você está se perguntando “por que meu gato não se limpa se fazia isso com frequência?”, veja alguns dos motivos mais comuns para isso, a seguir.
Se seu gato adulto deixou de se limpar do nada, observe se ele não está com algum problema na boca, na gengiva ou nos dentes. Algumas inflamações, como a gengivite, podem causar dor. Verifique se, além de deixar de tomar o banho de língua, ele está se alimentando.
Um gato idoso pode ter alguns problemas articulares, como a artrose felina. Ela causa dor em determinados movimentos, sendo outro motivo pelo qual o gato deixa de se limpar. Com a idade, o gato também pode sofrer com dores lombares. Fique atento a essas condições.
Será que seu gato está com o peso ideal? Alguns gatos com sobrepeso podem deixar de realizar a higiene felina porque não conseguem se movimentar como antes. Muitas vezes, o tutor observa a presença de caspas na lombar.
Assim como os humanos, os gatos idosos podem desenvolver certos comportamentos por doença. Um deles é deixar de se limpar, o que, às vezes, está ligado à dor por osteoartrose. Outro exemplo é fazer as necessidades fora da caixa de areia, uma questão que deve ser observada.
Quando o gato está doente, pode deixar de se limpar. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas de gato doente, ligados ao comportamento. Às vezes, um gato quieto demais pode precisar de uma consulta com o veterinário.
Indiferentemente de qual for o caso de seu gato não se limpar, somente um veterinário pode investigar o problema. Então, saiba que esse comportamento não é normal e procure ajuda de um especialista.
Os gatos não se lambem apenas quando querem tomar o banho de língua. Existem outros motivos para esse comportamento.
Hoje, você entendeu os motivos pelos quais seu gato não se limpa. A qualquer sinal de problema, um veterinário deve ser consultado porque esse comportamento não é normal em um felino.
Gostou de saber a resposta da pergunta “por que meu gato não se limpa?”? Então, veja outros conteúdos sobre como cuidar do seu peludinho aqui, no blog da Petz!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…