Como o ano passa rápido, é natural as pessoas planejarem com antecedência as maravilhosas ceias de Natal, pensando em todas as comidinhas típicas que envolvem essa data tão especial. Aliás, é muito difícil resistir a tantas guloseimas. Pensando nisso, será que gato pode comer panetone?
Quem tem um bichano de estimação sabe que é difícil resistir àquela carinha de “pidão” que ele faz quando quer comer alguma coisa. Porém, é importante lembrar que certos alimentos podem causar prejuízos à saúde dos pets.
Sendo assim, venha descobrir se gato pode comer panetone e outras delícias de Natal para garantir que a festa de todos os membros da família seja alegre e segura! Confira no texto a seguir!
Essa sobremesa não pode faltar na mesa de Natal! Aliás, quem ama essa guloseima já aproveita para comê-la semanas antes do dia da festa! Porém, quando se trata dos pets, é necessário ter cuidado. Afinal, gato pode comer panetone?
Em primeiro lugar, o panetone não tem valor nutricional relevante. Isso quer dizer que ele não oferece benefício algum para os gatos. Além disso, pode, na realidade, prejudicar a saúde dos bichanos.
O panetone é uma comida perigosa para os bichanos por conter alto teor de açúcar e outros ingredientes tóxicos para os pets. As frutas cristalizadas, principalmente a uva-passa, sobrecarregam o organismo do bichinho. Elas podem, inclusive, causar alteração nos rins.
Alguns tutores podem imaginar que gato pode comer Chocottone, já que ele não contém as perigosas frutas cristalizadas. Porém, ele tem chocolate no lugar delas — e esse ingrediente também faz mal para os felinos.
O Chocottone é proibido para o gato porque o chocolate contém uma substância chamada teobromina. Ela é altamente tóxica para os bichanos, provocando quadros de diarreia, vômito, convulsões e até mesmo óbito.
O bichano pode fazer uma carinha muito triste para ganhar um petisco. No intuito de agradá-lo, o tutor pode pensar em oferecer o panetone diet ao gatinho, retirando as frutas cristalizadas.
Essa também não é uma boa ideia. Os alimentos dietéticos contêm adoçantes, como o xilitol, que também são tóxicos para os bichanos. Portanto, não é indicado oferecer panetone ao gato, seja convencional, seja diet.
O alimento humano prejudica muito a saúde dos bichanos. Então, o que dar para gato comer no Natal? O panetone especialmente desenvolvido para os animais é permitido! Essa é uma boa opção para pais e mães de pets que querem comemorar a festividade junto ao filho de patas.
A composição do panetone para gato contém ingredientes atóxicos para ele. Além disso, o alimento tem uma diferença marcante: o sabor. Geralmente, tem gosto de carne ou frango, sendo muito mais interessante para os animais.
Como você sabe, pode dar panetone para gato, desde que o alimento seja aquele destinado ao consumo animal. Mesmo assim, é preciso ter cautela. Essa opção também contém açúcar e outros ingredientes sem valor nutricional, portanto, serve apenas como petisco.
Sempre fique atento à quantidade diária que o bichano come. Separe o petisco em pequenas porções e ofereça aos poucos, evitando que o gato coma tudo de uma só vez para não sofrer indigestão.
Também converse com o médico-veterinário sobre esse petisco. Alguns animais podem ter condições de saúde que limitam a ingestão de guloseimas, como obesidade, diabetes e outras doenças hormonais.
Outra alternativa para quem faz questão de dividir esse momento mágico com o animal de estimação é preparar um panetone caseiro com tudo o que gato pode comer.
O gato pode comer panetone caseiro feito a partir de farinha integral e com frutas como banana e maçã. Vale a pena adicionar frango ou carne vermelha desfiada e sem tempero no preparo!
Não adicione açúcar. Além disso, sempre que tiver dúvida quanto a determinado ingrediente, converse com o médico-veterinário ou busque informações em sites e blogs de confiança.
Se o gato comeu panetone por acidente, primeiro, é preciso manter a calma. Alguns animais são mais tolerantes aos ingredientes tóxicos do alimento e podem não apresentar problemas.
A primeira coisa a fazer é observar o comportamento do animal. Mesmo que ele não esteja apresentando qualquer alteração, é interessante realizar algumas avaliações médicas para ter a certeza que está tudo bem com sua saúde.
Por outro lado, se ele apresentar qualquer alteração (diminuição do apetite, vômito, diarreia, sonolência, apatia etc.), procure um atendimento veterinário emergencial. Os quadros de intoxicação podem piorar rapidamente.
Agora que você já sabe se gato pode comer panetone ou não, aproveite para conferir outras informações sobre a alimentação do seu animal de estimação favorito no blog da Petz! Os artigos estão recheados de informações valiosas!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…