O fígado é um alimento com sabor bem forte e que nem todo mundo gosta devido ao sabor mais forte. Por ser um alimento rico em nutrientes, muito se especula se o gato pode comer fígado bovino e se ele tornaria a alimentação do pet mais saudável.
Nos últimos tempos, fala-se bastante sobre dieta caseira e como oferecer alimentos naturais pode ser uma maneira de complementar a alimentação dos bichanos. Nesse sentido, entre tantas opções de cardápio, a primeira coisa a se pensar é o que pode e o que não pode dar para os pets se alimentarem.
As vísceras são opções nutritivas e econômicas para dar ao bichano um petisco ou um agrado, mas será que o gato pode comer fígado bovino ou de outros animais? Entenda no texto a seguir.
O fígado é conhecido por seu sabor forte, por isso, há quem goste muito e há quem não goste nada. Porém, para a maioria dos gatos, essa característica do fígado não importa, e eles acabam comendo mesmo assim. A seguir, entenda se pode ou não oferecer fígado para gato.
Na natureza, o gato é um caçador nato, e sua fisiologia é de um animal carnívoro. Mas você consegue imaginar um gato caçando um boi? Isso é bem improvável! Sendo assim, o fígado de boi não é o alimento ideal para o bichano, assim como também deve-se evitar dar fígado de galinha para gatos.
Ainda que os seres humanos façam muito proveito das propriedades desse alimento — por isso, o tutor pensa que o gato pode comer fígado bovino —, a ingestão de certas vísceras é prejudicial à saúde dos bichanos. Veja por que a seguir.
O fígado é conhecido por conter bastante vitaminas e minerais, em especial o ferro. Sendo assim, há quem acredite que oferecer fígado para o gato é um meio de tratar anemia, por exemplo.
Porém, para a espécie felina, a quantidade de nutrientes contida no fígado pode levar a quadros de intoxicação. Isso é perigoso principalmente pela vitamina A, que causa alterações articulares e ósseas.
A intoxicação já é motivo suficiente para não permitir que o gato coma fígado, mas, além disso, a maneira como esse alimento é oferecido para o pet contribui para sua contraindicação. O fígado cru para gatos, assim como qualquer outro alimento de origem animal, pode estar contaminado por parasitas, como os vermes e a bactéria Salmonella.
A possível contaminação leva a quadros de diarreia, vômito e inapetência, colocando a vida do bichano em risco. Mesmo que o fígado seja cozido, refogado ou frito na intenção de eliminar esses parasitas, o bichano não pode comer (pelos motivos da intoxicação). Isso vale mesmo se o alimento estiver temperado com alho, cebola ou outros condimentos que também são tóxicos para os pets.
A ração é o alimento mais indicado para os pets. Nela, há a quantidade exata de nutrientes necessários para a saúde e o desenvolvimento do bichano. O alimento deve ser escolhido de acordo com a idade e se há alguma condição especial de saúde.
Também existem as opções de ração úmida (encontradas em latinhas) e sachês, que servem como um agrado especial para o gato. No entanto, fique atento quanto à quantidade para que o pet não se acostume a comer somente esse tipo de ração.
Entre os componentes da ração, pode haver vísceras de animais. Nesse caso, o gato pode comer fígado em forma de farelo de ração, porém, o alimento foi processado de uma forma que todo o excesso de nutrientes foi retirado. Quando misturado a outros componentes, garante uma dieta segura e nutritiva.
Ainda que a ração seca seja a mais recomendada e prática quando se trata de alimentação animal, é possível oferecer alimentação natural para o bichano. Isso, é claro, desde que ela seja indicada por um médico-veterinário.
Nem tudo que é bom para o ser humano é bom para o gato, mas um especialista em nutrição animal pode elaborar um cardápio seguro e nutritivo. A dieta caseira bem equilibrada tem muitos benefícios, pois, além de ser mais saborosa, certamente o bichano vai adorar. Porém, há outras formas de agradar o pet.
Embora a resposta para a pergunta “gato pode comer fígado bovino?” seja não, há uma imensa variedade de alimentos naturais que podem servir de petiscos e ainda complementar a dieta de forma saudável, como as frutas e os legumes. Confira as principais:
O cuidado que se deve ter a respeito dos petiscos é em relação à quantidade e à frequência de oferecimento. Fique de olho no peso do animal para que ele nunca deixe de comer a ração.
A dúvida se gato pode comer fígado bovino foi esclarecida, mas, como vimos, há diversas outras opções saudáveis para o bichano. Para conhecer mais formas de alimentar o seu amigo, acesse o blog da Petz!
Ouvir o canto dos pássaros após uma longa noite de descanso é saber que o…
Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…