A qualquer mínimo sinal de doença que nossos animaizinhos apresentem já ficamos em alerta. Não é diferente quando vemos nosso gato espirrando. Mas quais serão as causas disso?
Aqui, neste conteúdo, iremos apresentar sete possíveis causas para gato espirrando muito. Lembramos também que é necessário levar seu filho de quatro patas para uma consulta com um veterinário. Só ele poderá fazer o diagnóstico exato do problema do seu bichano.
Caso seu gato esteja doente, é importante se atentar a outros sintomas que acompanham seus espirros. As doenças possíveis vão de uma simples gripe felina até outros problemas mais graves. Veja alguns outros sinais que seu bichano pode apresentar:
Lembre-se que caso seu felino esteja apresentando um desses sintomas, você deve levá-lo imediatamente ao veterinário. Assim, seu bichinho passará por exames e você receberá orientações de como tratar seu problema de forma adequada.
Agora que você já sabe o que pode acompanhar o espirro do seu pet, é importante entender quais são os problemas que ele pode ter. Alguns tutores notam tais sintomas e acreditam ser uma gripe em gatos, tratando o animal em casa, o que pode piorar o estado do gatinho.
Por isso, não deixe de consultar um especialista antes de medicar seu gato. A seguir, vamos apresentar algumas doenças que podem causar o espirro em gatos. Confira!
As bactérias clamídia e bordetella são as mais comuns e extremamente contagiosas. As principais formas contágio são através de comedouros e bebedouros.
Os vírus que mais provocam infecções respiratórias nos bichanos são o herpes felino e o calicivírus. Essas infecções causam espirros constantes nos peludos, além de febre e tosse. São contagiosas, sendo transmitidas de gato em gato e, se não forem tratadas a tempo, podem causar uma pneumonia no gatinho!
Talvez o problema do seu gatinho seja algo muito mais simples do que imaginado. Há chances de que tenha apenas algum objeto alojado nas fossas nasais do seu gatinho. Até que consiga expulsá-lo, o felino ficará espirrando.
Por incrível que pareça, os espirros constantes do seu bichano podem estar relacionados a uma inflamação ao redor de seus olhos, causando uma conjuntivite. Questione um veterinário sobre.
O vírus da imunodeficiência felina é frequente em gatos que possuem contato com o exterior. Causando uma baixa na imunidade dos bichanos, seu felino pode começar a espirrar por conta disso. Normalmente, vem acompanhada de sintomas como diarreia, febre, infecções, entre outros.
Se seu pet está com o nariz entupido e espirrando, isso pode ser um sinal de alergia. Pólen, comidas e ácaros são possíveis causas de irritação no nariz do seu melhor amigo peludo.
Não são apenas os humanos que sofrem de rinite e sinusite. Roncos e respiração com a boca aberta são sinais de que seu gato pode sofrer desses problemas, além de catarro e dificuldade de inalação.
Essas são algumas das doenças que podem deixar seu gato espirrando. Não deixe de levar o bichano até um veterinário para que ele tenha uma recuperação adequada. Para mais informações sobre gatos e doenças felinas, confira outros conteúdos do blog da Petz!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…