Categories: Gatos Bem Estar

Floral para gato estressado: será que funciona?

Os gatos são animais de personalidade muito forte, que gostam de impor suas vontades. Inclusive, alguns acabam ficando mais agitados e nervosos pelos mais variados motivos. Como nenhum tutor quer ver o pet vivendo assim, muitos pensam na possibilidade de oferecer floral para gato estressado.

Um gato estressado pode perder qualidade de vida, o que afetará toda a família. Gatos que estão em condições de estresse têm maiores chances de adoecerem, devido à imunidade diminuída, tornando-se mais agressivos.

É de extrema importância detectar se há algum problema ou situação que esteja afetando o comportamento do bichano ou se essa é realmente sua personalidade. Em ambos os casos, é interessante buscar um suporte que não prejudique a saúde do pet. Entenda melhor como funciona o floral para gato estressado.

O que é floral?

O floral foi criado por um médico britânico homeopata chamado Edward Bach (por isso, muitos chamam de floral de Bach), com o intuito de beneficiar a saúde das pessoas. Hoje em dia, porém, também existe floral para animais.

Bach desenvolveu os florais a partir da essência de 38 plantas naturais com a intenção de tratar desequilíbrios psicológicos, possivelmente ligados a fatores emocionais, mentais e comportamentais.

A essência pode ser extraída da exposição das flores à luz do sol em um vidro com água mineral ou por ebulição, onde as flores são fervidas também em água mineral. Após alguns processos, a essência é diluída em uma solução hidroalcoólica.

Embora não faça mal à saúde, o floral para gato estressado ou para qualquer outra finalidade deve ser utilizado com cautela. Mesmo que natural, ainda é um produto que deve ser prescrito pelo médico-veterinário.

Em que situações o floral de Bach é indicado?

O floral de Bach pode ser utilizado para melhorar o estado emocional do gato, mas não é considerado um calmante para gatos estressados. Os florais são capazes de conferir certo conforto e equilíbrio em momentos difíceis da vida do bichano, como veremos a seguir.

Floral para gato estressado

Alguns momentos da vida dos animais podem gerar grande estresse. Alguns exemplos incluem uma mudança de casa, visitas ao médico-veterinário, receber uma visita em casa ou a chegada ou saída de um membro da família.

Somente o fato de entrar em uma caixa de transporte ou andar de carro já pode resultar em uma situação muito desconfortável para o felino. Nesses momentos, o floral para gato estressado pode ser indicado pelo médico-veterinário.

Floral para gato agressivo

Muitas vezes, os felinos, principalmente os que passaram por abandono e maus tratos, se tornam agressivos. Isso é uma defesa deles, e requer tempo e paciência por parte da família para que o bichano confie nos seres humanos novamente. O floral pode ser uma opção de como tratar estresse em gatos.

Floral para gato medroso ou traumatizado

O gato pode ter medo de qualquer coisa, desde barulhos de fogos de artifício até brinquedos ou outros gatos que convivem na mesma casa. O medo também pode estar associado a algum trauma que o pet tenha sofrido. Seja qual for a origem, o floral de Bach é indicado nessas situações.

Floral para gato hiperativo

Talvez o gato não apresente nenhum problema relacionado a agressividade ou medo, mas se ele não ficar quieto, o tutor pode querer uma solução. Lembre-se de que alguns felinos adoram brincar, principalmente os filhotes, e a diversão não pode ser confundida com hiperatividade.

Se você desconfia de que o seu gato tem algum problema de comportamento, pois ele é muito agitado, é importante consultar um médico-veterinário. Muitos comportamentos assim são resolvidos com exercícios e brincadeiras. Se necessário, porém, o profissional receitará um floral.

Floral para gato ciumento ou carente

A maioria dos gatos se apegam tanto aos seus tutores que podem se sentir carentes quando ficam sozinhos ou na presença de outros membros da família. Em ambos os casos, o floral para gatos contribui para o bem-estar do bichano.

O floral realmente funciona?

O floral para gatos funciona, mas deve ser prescrito por um médico-veterinário especializado. Embora existam florais prontos e de fácil acesso nos pets shops, eles podem não ser tão eficazes quanto um manipulado exclusivamente para o bichano em questão.

O efeito do floral vai depender das essências escolhidas para cada necessidade em particular. Por exemplo, ao elaborar um floral para gato estressado, é necessário conhecer o motivo do estresse. Se for por um trauma, recomenda-se adicionar certa essência; se for por medo, outra essência.

Como dar floral para o gato?

Os florais, de um modo geral, podem ser dados diretamente na boca. Contudo, como o gato tem o paladar muito apurado, provavelmente não vai aceitar. Então, pode-se colocar as gotas (conforme orientação médica) na água ou alimento úmido.

Se ainda assim o gato não aceitar, é melhor manipular o floral em glóbulos pequenos (como as medicações de homeopatia) ou com sabor, em farmácias veterinárias.

O floral para gato estressado ou para qualquer outro fim é uma terapia complementar e não substitui o tratamento convencional. Sempre busque orientação do médico-veterinário antes de oferecê-lo ao seu pet. Se ainda tiver dúvidas, acesse o site da Petz e conte com nossa equipe para orientá-lo.

Paola

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

8 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

12 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago