Gatos Bem Estar

Anemia em gatos: entenda o que é e como prevenir!

Muitos pais e mães de pets podem ser pegos de surpresa quando realizam um exame de sangue de rotina no animal e constatam que ele está anêmico. Aliás, a anemia em gatos é uma condição de saúde que afeta os felinos mais do que se imagina.

A anemia em gatos ou em qualquer espécie é uma alteração silenciosa que, muitas vezes, só é diagnosticada quando o quadro clínico já está mais grave. Por isso, identificar precocemente é a melhor opção para evitar maiores danos à saúde do bichano. Compreenda melhor no texto abaixo!

O que é a anemia em gatos?

A anemia em gatos é um quadro clínico em que ocorre a diminuição do número de glóbulos vermelhos do sangue. Essa redução de quantidade pode ocorrer devido à destruição dessas células ou à falta de produção.

A destruição dos glóbulos vermelhos geralmente acontece quando um microrganismo (vírus, fungo, protozoário ou bactéria) invade essa célula, rompendo-a. Isso diminui consideravelmente a quantidade circulante no sangue, gerando a anemia felina.

Já a medula óssea produz as células sanguíneas. Se, por algum motivo, essa produção estiver comprometida, também causa a anemia. No entanto, é necessário destacar que esse quadro de saúde não é necessariamente uma doença de gato.

Como a anemia felina não é tida como uma doença propriamente dita, é considerada um sintoma. Isso quer dizer que existe uma condição primária que está levando o pet a desenvolver um quadro anêmico.

Essa condição primária pode ser desde uma simples perda de sangue até doenças graves. Por isso, a anemia é considerada uma consequência de um problema maior — e precisa ser investigada.

Causas de anemia em gatos

Estabelecer uma causa para a anemia em gatos é um dos principais desafios. Diferentes problemas podem causar a diminuição dos glóbulos vermelhos. Confira as doenças mais comuns que provocam esse quadro clínico.

  • – aids felina, ou FIV;
  • – leucemia viral felina, ou FELV;
  • – micoplasmose;
  • – tumores variados;
  • – doenças renais;
  • – doenças hepáticas;
  • – verminoses intensas;
  • – desnutrição;
  • – acidentes com sangramento intenso.

Por isso, ao notar qualquer alteração no comportamento do bichano, leve-o ao médico-veterinário. O profissional pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento de todas as condições anormais do pet.

Sintomas de anemia em gatos

Os sintomas de anemia em gatos são bem variados porque podem estar associados a diversas doenças. Contudo, a diminuição dos glóbulos vermelhos também apresenta características específicas. Como o problema compromete a distribuição de oxigênio no corpo, os felinos ficam fracos e apáticos.

Outras alterações em geral incluem falta de apetite, desânimo, sonolência, perda de peso e palidez nas mucosas. Para identificar alguma alteração, olhe a gengiva do pet! Em um animal saudável, ela deve estar rosada/avermelhada.

Como é feito o diagnóstico da anemia?

Para saber como tratar anemia em gatos corretamente, primeiro, é necessário realizar alguns exames. Tudo se inicia com o teste clínico feito pelo médico-veterinário. Ele já pode constatar o quadro por meio de algumas alterações físicas do animal.

A princípio, é solicitado um hemograma. Esse exame mostra as células brancas e vermelhas do sangue para constatar a presença ou a ausência da anemia, além da gravidade do quadro.

Dependendo da doença envolvida, esse exame já possibilita diagnosticar o que está causando a anemia. Porém, na maioria dos casos, outros testes complementares podem ser necessários. Identificar a causa é muito importante para combater o quadro anêmico.

A anemia em gatos tem cura?

A anemia em gato tem cura se for diagnosticada e tratada adequadamente. Lembrando que o tempo e a evolução da doença primária também fazem toda a diferença. Condições graves ou instaladas há algum tempo (e que não sofreram intervenção terapêutica logo no início) podem levar a quadros anêmicos intensos.

O tratamento do gato anêmico varia conforme a causa da anemia. Em geral, o procedimento consiste na administração de medicações e suplementos para estimular a produção dos glóbulos vermelhos. Porém, em algumas ocasiões, o bichano pode precisar de transfusão sanguínea de urgência para sobreviver.

Existe tratamento caseiro para anemia?

Não é recomendável somente o tratamento caseiro para a anemia em gatos. Embora, em alguns casos, alimentos ricos em ferro sejam indicados, eles não são suficientes para reverter. Além disso, existem vários tipos de quadros anêmicos, causados por diferentes doenças.

Lembre-se de que é necessário tratar a doença que causa a anemia. Portanto, o bichano precisa ser avaliado pelo médico-veterinário. Se achar necessário, o profissional pode recomendar uma dieta específica para auxiliar no processo.

Como prevenir a anemia em gatos?

Não existe uma maneira específica de prevenir a anemia, já que ela pode ter inúmeras causas. Porém, manter uma rotina saudável é a melhor maneira de ficar longe de problemas. Alimentação adequada, prevenção de pulgas e parasitas, vermifugação regular e prática de exercícios irão manter o gatinho com a imunidade boa.

Visitas periódicas ao médico-veterinário também são extremamente importantes. Animais jovens devem fazer check-ups anuais, enquanto os de meia-idade e idosos precisam fazer a cada seis meses. Com esses cuidados, é possível identificar alterações antes mesmo de o bichano apresentar qualquer sintoma.

É mais fácil tratar a anemia em gatos quando o quadro é descoberto no início. Por isso, procure ajuda assim que notar algo errado com o bichano — e, é claro, sempre conte com o blog da Petz para tirar suas dúvidas. Acesse já outros artigos!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

14 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

18 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

4 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

5 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

5 dias ago