Será que gato tem pesadelo? Quem tem um bichano em casa provavelmente já observou seu peludo se movimentando durante o sono! Movimentos com a orelha, rabo, ou mesmo pequenos chutes são comuns, mas o que eles indicam?
Esse comportamento curioso pode gerar dúvidas nos tutores. Mais do que aprender sobre os hábitos dos felinos, é importante saber como agir se perceber que seu peludo está se movimentando enquanto dorme! Quer saber se gato tem pesadelo? Continue lendo! Elaboramos um guia com tudo sobre o assunto.
Antes de responder se gato tem pesadelo, precisamos entender mais sobre o sono dos bichanos. O Dr. Ítalo Oliveira, médico-veterinário da Petz, explica que a fama de dorminhocos dos bichanos realmente é bem justificada. “Eles dormem cerca de 14 a 16 horas por dia”, afirma.
Mas, de acordo com o especialista, o sono dos felinos é diferente do nosso. Os gatos guardam muitas características de sua vida na selva e, em um ambiente hostil, dormir demais pode ser um perigo! Por isso, eles adaptaram seu sono e, das 16 horas que os bigodudos dormem, poucas delas são realmente profundas.
Na maioria do tempo, os bichanos estão na fase conhecida como REM (“rapid eye movement”, em inglês. Esse tipo de sono é mais leve, mas é justamente quando sonhamos! Ou seja, é possível afirmar que os gatos sonham!
Certo, já sabemos que esses animais sonham. Mas isso significa que gato tem pesadelo? Responder a essa pergunta é um pouco mais difícil, já que a tecnologia não nos permite saber com o que os felinos sonham.
Durante a pesquisa que citamos, cientistas notaram que alguns bichanos apresentavam uma postura agressiva durante o sono, até mesmo brigando com um adversário imaginário. Chegou-se a observar que o gato ficava tremendo dormindo.
Assim, podemos concluir que sim, gato tem pesadelo. Porém, eles provavelmente são muito diferentes dos nossos. Como as referências dos bigodudos são limitadas, eles sonham com coisas do dia a dia.
Ou seja, um pesadelo de bichano deve ser uma situação ruim que ele já passou, como um pote de ração vazio ou o cachorro do vizinho. Ou, quem sabe ainda, o gato sonha com os donos longe de casa, e isso causa o pesadelo!
Se você perceber que o gato mia dormindo e desconfia de que ele está tendo um sonho ruim, não se renda à tentação de acordá-lo. Isso pode fazer com que o pet fique agressivo e agitado, até mesmo atacando o tutor.
O ideal é que você deixe o gato despertar de maneira natural. Uma noite mal dormida pode trazer prejuízos para o organismo do pet, deixando-o estressado e fragilizado. A dica é oferecer mais tranquilidade para seu peludo, para que os próximos sonhos sejam mais pacíficos!
Agora que você sabe que os gatos sonham quando dormem, pode ajudar a evitar que eles tenham pesadelo. A dica é oferecer uma boa qualidade de vida para o peludo! As recomendações abaixo contribuem para o bem estar dos pets e, seguindo-as, seu amigo vai dormir de forma mais tranquila! Confira:
Com as dicas acima, mesmo sendo verdade que gato tem pesadelo, seu pet poderá descansar de forma tranquila! Lembrando que na Petz você encontra tudo o que seu filho de quatro patas precisa, como rações, petiscos e acessórios! Procure a unidade mais próxima ou acesse nossa loja virtual.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…