Por serem mamíferos, os gatos alimentam-se do leite materno nos primeiros meses de vida, completando o desmame a partir de oito semanas. Passado esse período, os bichanos não apenas deixam de tomar leite materno como se tornam intolerantes à lactose. Então, será que gato pode tomar leite zero lactose?
Normalmente, leite e derivados são proibidos para os gatos devido à dificuldade dos pets em digerir o açúcar presente nesses alimentos. Descubra mais sobre a intolerância dos bichanos e o leite sem lactose a seguir.
Há quem só tome leite com chocolate em pó. Entretanto, muitos defendem que a bebida láctea pura é naturalmente doce e saborosa, utilizada até para adocicar e tirar o amargo do café na famosa combinação de café com leite.
Preferências gustativas à parte, é verdade que o leite já tem um açúcar natural e exclusivo na composição: estamos falando da famosa lactose! Classificada como um dissacarídeo (constituída por duas moléculas menores de açúcar), ela dá um sabor levemente adocicado ao leite.
Por outro lado, também é responsável por um efeito nada agradável: problemas na digestão que podem se manifestar por meio de gases, dores, inchaço abdominal e, em casos mais graves, crises de diarreia. Isso acontece devido à falta de uma enzima chamada lactase, responsável pela quebra da lactose.
Embora seja produzida pelo organismo dos mamíferos na fase inicial da vida, a geração dessa enzima decai com o passar do tempo, o que dificulta a digestão da bebida láctea. Em graus mais severos, o indivíduo pode apresentar a chamada intolerância à lactose.
Não é que originalmente o leite “sem lactose” não tenha lactose, uma molécula característica do leite. Na verdade, os fabricantes introduzem justamente a enzima lactase na formulação.
Feito isso, por meio de uma hidrólise, ela quebra o dissacarídeo em dois sacarídeos menores: a galactose e a glicose. Isso explica porque, em geral, o leite “zero lactose” é mais adocicado que o tradicional.
De fato, um dos motivos pelos quais o leite não é recomendado para os bichanos é a intolerância à lactose, que pode levar muitos indivíduos a apresentar reações indesejadas após a ingestão da bebida, tais como a diarreia.
Ao oferecer uma versão na qual a lactose já foi quebrada em partículas menores, resolve-se parte do problema. Por isso, é comum presumir que o gato pode tomar leite zero lactose. Porém, por mais que a lactose já esteja com digestão facilitada pela hidrólise, ainda pode gerar um quadro de diarreia.
Isso ocorre, pois, ao contrário dos humanos, que estão habituados a um cardápio variado, os bichanos domiciliados tendem a ter uma alimentação mais regrada. Assim, o organismo deles pode estranhar um alimento introduzido na dieta de maneira repentina, o que não é legal.
Não bastasse isso, com lactose ou sem lactose, o fato é que o leite não traz nenhum benefício para a nutrição dos gatos que se alimentam de ração. Ao contrário, o alimento agrega gorduras e calorias extras, favorecendo o sobrepeso.
Em outras palavras, se a sua dúvida é se gatos podem beber leite mesmo sem lactose, saiba que não vale a pena adicionar esse alimento na dieta, já que não existe nenhum benefício dessa ingestão.
Em termos nutricionais, não faz sentido adicionar leite à dieta de um gatinho adulto, domiciliado, cuja alimentação é feita à base de ração. Contudo, será que essa é uma boa opção de leite para um gato filhote que não pode contar com a presença da mãe para amamentá-lo?
Nesse caso, o leite zero lactose continua não sendo recomendado! Isso porque a composição do leite materno é muito diferente de um leite pasteurizado ou de caixinha.
O leite materno é bem mais rico em proteínas, além de conter imunoglobulinas que auxiliam na imunidade. Sem contar o risco de o leite de vaca desencadear problemas gastrointestinais. Se você for perguntado se gato pode tomar leite zero lactose, em qualquer hipótese, a resposta será não.
Na impossibilidade da mãe amamentar os filhotes, há duas opções: encontrar uma gatinha em período de amamentação que possa amamentá-los ou investir em alimentos formulados especificamente para essa fase da vida dos bichanos. Eles procuram se aproximar do perfil nutricional do leite materno.
Para oferecê-los, misture o pó com a quantidade recomendada de água morna e sirva com a ajuda de uma mamadeira ou de uma seringa. O “leite” especial para gatos recém-nascidos deve ser servido sempre imediatamente após o preparo. Siga as orientações do fabricante e não deixe de consultar um veterinário.
Lembrando que, na dúvida, o melhor é evitar dar alimentos muito diferentes para seu amigo de quatro patas. Apesar de serem mamíferos, os gatos podem ter dificuldade para metabolizar certas substâncias, fazendo com que alguns alimentos seguros para as pessoas sejam tóxicos para eles, como é o caso de alho e cebola.
Esperamos que você tenha gostado de saber se gato pode tomar leite zero lactose! Confira outros conteúdos com dicas sobre o mundo animal no blog e nas redes sociais da Petz. Aproveite a visita!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…