Bem-Estar

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus gostos peculiares. Imagine-se tomando chá com ele. Será que gato pode tomar chá? Será que ele vai gostar? Descubra isso e muito mais!

Gatos tomando chá remete a cenas de desenhos animados, não é mesmo? Mas na vida real, precisamos nos perguntar sobre o real benefício de dar ou não algo para eles comerem ou beberem. Mesmo algo benéfico para nós, pode fazer mal para os bichanos. E, então, gato pode tomar chá?

Gatos e bebidas quentes

O chá é uma bebida quente tomada no mundo inteiro por diversos motivos: tradição, como na realeza britânica, para aquecer as pessoas e por aqueles que apreciam o sabor dessa iguaria. E desde os primórdios, as infusões de plantas têm sido usadas para curar muitos males.

Além da crendice popular, os benefícios do chá são cientificamente comprovados. Suas substâncias ativas já foram bem estudadas e tanto as vantagens quanto as desvantagens estão estabelecidas.

No entanto, tudo que dissemos acima se refere às pessoas. Quando tentamos descobrir essas informações para os animais, principalmente para os felinos, elas são escassas e carecem de mais estudos. Assim, responder se o gato pode tomar chá necessita de cautela.

Então, o que gato pode beber? Alguns chás, oriundos de plantas que não são tóxicas para a espécie, podem ser fornecidos para eles. Outros, mesmo muito consumidos por nós sem problemas para nossa saúde, devem passar longe de suas ágeis patinhas.

Chás permitidos para os gatos

Qual chá pode dar para gato? Oferecer um chá para os gatos é bem diferente de dá-los para um cachorro. Com os felinos, é preciso mais cuidado, pois eles não metabolizam muitos componentes de plantas e, por isso, podem se intoxicar muito facilmente.

De forma segura, é possível dar algumas dessas bebidinhas quentes. Qualquer que seja o sabor, é preciso que sejam bem diluídos. Nada de fazer um chá para gato bem forte!

Além de serem diluídos, a quantidade também é um fator limitante. Enquanto nós, no geral, bebemos uma xícara do líquido diariamente, os gatos só podem tomar cerca de 20 ml uma ou duas vezes na semana.

Enfim, qual chá os gatos podem tomar? Eles podem tomar chá de valeriana, catnip (a erva do gato), gengibre, camomila, erva-cidreira e hortelã. E um detalhe, mesmo permitido, o chá de gengibre não deve ser dado aos gatinhos com predisposição à formação de cálculos urinários.

Chás proibidos para os gatos

Parece óbvio que, se um ingrediente não está na lista dos permitidos, vai estar na lista dos proibidos. Sim, é verdade, mas nunca é demais deixar bem claro e citar o nome daqueles que podem causar mal ao bichano.

Evite a qualquer custo dar qualquer chá que possua cafeína em sua composição, como o chá-mate, chá verde, chá preto, chá branco e chá de jasmim. O chá de hibisco também é contraindicado, pois tanto suas folhas quanto as flores são tóxicas para os gatos.

Dessa forma, a pergunta não é se gato pode tomar chá e, sim, se ele gostaria disso. Somente gatos muito curiosos podem querer experimentar a bebida, mas, no geral, não é algo que ele queira de verdade. Assim, o tutor não precisa ficar preocupado com o olhar pidão, não é?

Substituição aos chás

Caso o tutor queira os benefícios das plantas na rotina alimentar do gato, pode fazer uso dos petiscos naturais. Mas vale lembrar que a ração é sempre a melhor opção de alimentação. Ela supre todas as necessidades nutricionais dos bichinhos. Entretanto, se você quer diversificar o cardápio, saiba que há legumes e frutas que podem ser ótimos petiscos para seu peludo!

As fibras dos vegetais e das plantas auxiliam no processo de digestão e trânsito intestinal. Lembrando que, como petiscos, esses alimentos devem ser oferecidos em pequenas quantidades e apenas ocasionalmente.

  • Batata cozida, sem casca e sem tempero;
  • Cenoura, crua ou cozida, sem casca e sem tempero;
  • Maçã, sem casca e sem sementes, cortada em pedaços pequenos;
  • Morango, sem folhas e bem higienizado.

Lembrando que, ao introduzir um alimento novo na dieta do seu pet, é necessário observar a reação dele. Se o peludo demonstrar alguma reação, o item está eliminado do cardápio!

A importância da ração

A ração é a opção mais prática e segura para os pets. Como é elaborada por especialistas e específica para cada espécie, contém todos os nutrientes que eles precisam, na medida certa. Por isso, escolher uma ração de qualidade é muito importante.

Além de um produto super premium, fique atento às especificações, como ração para gatos castrados, filhotes ou adultos. Assim, você oferece o melhor para seu filho de quatro patas. Se possuir dúvidas em relação à dieta ideal, consulte um veterinário para saber o que o gato pode beber ou comer.

Agora que você sabe se o gato pode tomar chá, lembre-se de oferecer a alimentação correta ao bichano. Nas lojas da Petz, você encontra uma grande variedade de rações para todos os gostos! Basta ir até à unidade mais próxima para adquirir o produto perfeito para o seu amigo.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

10 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

2 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

3 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

3 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

3 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago