Um bom sanduíche de mortadela sempre vai bem, não é mesmo? Mas será que eles estão liberados para os pets? Você sabe se gato pode comer mortadela? Muitos bichanos adoram pedir um pouquinho do lanche do tutor. Então, para quem tem coração mole, é difícil resistir à cara de pidão!
Porém, devemos ter cuidado. Muitos alimentos comuns em nossa dieta podem ser prejudiciais para os felinos. Quer saber se gato pode comer mortadela? Continue lendo e aprenda sobre a alimentação dos pets aqui.
Presente no café da manhã ou no lanchinho da tarde, a mortadela é um dos acompanhamentos preferidos dos brasileiros! Mas será que gatos podem comer mortadela?
A Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz, explica que este alimento não é indicado para os bichanos. Graças ao método de preparo, a mortadela possui muito sódio e alto índice de gordura. Esses elementos são prejudiciais aos pets, já que podem causar problemas, como pressão alta, obesidade ou doenças renais.
Além disso, muitas vezes, a mortadela possui outros temperos tóxicos para felinos, como pimenta ou azeitonas. Por isso, se você está se perguntando se gato pode comer mortadela, fique atento! O melhor é buscar um petisco mais seguro.
Não precisa ser um especialista em felinos para saber que eles são exclusivamente carnívoros. Nesse sentido, como a mortadela é um tipo de carne, muitos tutores acreditam que gato pode comer carne sem problemas. Porém, cuidado com esse tipo de raciocínio: esse é um equívoco que pode trazer prejuízos para a saúde do bichano!
Um animal doméstico possui hábitos e costumes diferentes, por isso, a alimentação dele deve ser preparada com carinho e atenção. Alimentos como mortadela não são adequados para nossos amigos de quatro patas! Lembre-se que uma boa nutrição leva a uma saúde de ferro e melhor qualidade de vida!
Como vimos, gato não pode comer mortadela graças a alguns elementos considerados tóxicos presentes no alimento. Porém, acidentes sempre podem acontecer. Se seu bichano afanou um pedaço do seu sanduíche em um momento de distração, não se preocupe.
Geralmente, os problemas relacionados à ingestão de mortadela aparecem a longo prazo, quando o consumo é constante. O recomendado é que você fique de olho no peludo, observando o comportamento por algumas horas.
Se notar a presença de vômitos, diarreia ou apatia, busque um veterinário imediatamente e relate o ocorrido. O especialista poderá realizar um diagnóstico e receitar um tratamento adequado. Portanto, agora, você já sabe o que gatos não podem comer, como a mortadela, e qual é o perigo do peludo ingerir o alimento.
Como os bichanos são carnívoros, a alimentação deles pode ser um tópico delicado. Afinal, na natureza, os felinos sobrevivem da caça de pequenos animais! Então, como adaptar esses hábitos para o ambiente doméstico? O que gato pode comer?
A Dra. Luiza lembra que, por sorte, isso é muito simples: ofereça uma boa ração. Preparada especialmente para os peludos, ela contém todos os nutrientes que eles precisam, na medida certa.
“A ração atende a todas as necessidades nutricionais dos pets”, afirma a veterinária. Além disso, possui fácil armazenamento e grande durabilidade, o que garante ainda mais praticidade para os tutores. Por isso, mantenha o estoque de ração do seu bichano sempre em dia: esta é a base da alimentação dos peludos!
Agora, você já sabe que não pode dar carne para gato, pois a mortadela possui muito sódio e alto índice de gordura. Contudo, você pode oferecer uma alimentação mais equilibrada e saudável para seu filho de quatro patas!
Gostou de saber se gato pode comer mortadela? Então, veja outros conteúdos como este no nosso blog. Lembre-se que, na Petz, contamos com uma grande variedade de rações e petiscos, desenvolvidos especialmente para os bichanos! Procure a unidade mais próxima ou acesse nossa loja virtual e confira. Certamente, você vai encontrar o produto perfeito para seu gato!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…