Rica em fibras e outras vitaminas, a aveia é um ingrediente que não pode faltar em um cardápio equilibrado. Porém, ela está liberada para os pets? Será que gato pode comer mingau de aveia?
Na hora de oferecer um petisco ao seu peludo, é necessário prestar atenção. Afinal, nem tudo que faz bem para o seu organismo é benéfico para o bichano. Quer saber se gato pode comer mingau de aveia? Continue lendo e descubra como alimentar seu melhor amigo de forma saudável com a Petz!
Devido ao valor nutricional, a aveia é muito consumida para fortalecer a dieta humana. No entanto, como a alimentação de gato é diferente, alguns tutores ficam em dúvida se ela está liberada para os animais.
Se você está pensando em oferecer mingau para gato, cuidado! O bichano não pode comer esse prato, adorado por muitas pessoas. A aveia, principal ingrediente, não é tóxica para o peludo. Na verdade, em pequenas quantidades, pode até ser oferecida como petisco.
O problema é que, no preparo do mingau, são utilizados outros ingredientes problemáticos para o felino! A seguir, confira quais são eles e evite oferecê-los ao pet.
Como falamos, a aveia não é tóxica para o bichano. O problema está nos outros ingredientes utilizados na preparação do mingau. Há inúmeras receitas diferentes que podem ser facilmente encontradas na internet. Entretanto, na maioria, há ingredientes tóxicos, como os listados abaixo.
Filmes e desenhos passam a impressão de que o leite é um ótimo alimento para o felino, não é mesmo? Entretanto, conforme explica a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz, muitos bichanos são intolerantes à lactose. Por isso, a ingestão de preparações com leite, incluindo o mingau de aveia, pode trazer complicações à saúde do gato, causando diarreia e vômitos.
Certamente, este ingrediente dá um gostinho especial para o mingau. Entretanto, é tóxico para o pet. Conforme explica a Dra. Luiza, o açúcar pode levar a problemas como obesidade e diabetes. Além disso, a especialista lembra que o gato não sente o sabor doce, ou seja, para o felino, ele é apenas um ingrediente prejudicial.
A doutora lembra que o gato é exclusivamente carnívoro. Isso significa que ele precisa de uma dieta com altas doses de proteínas para sobreviver. Assim, ingredientes de origem vegetal, como a aveia, não são muito indicados para o felino.
Com esses motivos, fica bem claro entender se gato pode comer mingau de aveia e os motivos do prato não ser permitido. Por sorte, há diversas opções saudáveis e seguras para você oferecer para seu peludo!
Muitas vezes, o mingau é elaborado como uma forma de reforço alimentar. Por ter vitaminas, ser facilmente consumido e saboroso, ele é muito utilizado na dieta de pessoas que estão se recuperando de uma gripe, por exemplo. Contudo, como você já sabe se gato pode comer mingau de aveia, é possível reforçar a dieta de outras formas.
Em primeiro lugar, vale lembrar que toda alteração no cardápio do seu gato deve ser feita com o acompanhamento de um veterinário. O especialista sabe identificar as necessidades do pet, além de indicar um tratamento completo, se for necessário.
Em lojas especializadas, como a Petz, além de comida para gato, você encontra suplementos alimentares. Como são feitos especialmente para o felino, eles possuem os nutrientes que o bichinho precisa! Porém, assim como em qualquer outro processo, eles devem ser administrados apenas com a supervisão de um veterinário!
Todo tutor quer oferecer o melhor para o filho de quatro patas. Nesse sentido, muitos buscam pela melhor dieta para o bichano. A Dra. Luiza explica que essa missão é mais simples do que parece: “a ração atende a todas as exigências nutricionais do gato”.
Além disso, é um produto de fácil armazenamento e grande durabilidade, o que facilita ainda mais a vida do tutor. Por isso, antes de se perguntar “gato pode comer mingau de aveia?”, confira como está o estoque de ração do seu peludo!
Se precisar de uma ajudinha, é só procurar a Petz mais próxima! Em nossas unidades, você encontra uma grande variedade de marcas de rações, petiscos e acessórios para pets de todas as idades, raças e tamanhos. Venha nos visitar!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…