A batata é um dos alimentos mais consumidos pelos humanos. Seja frita, cozida ou salteada, a preparação com o legume é sempre deliciosa e faz parte da dieta de muita gente. Mas será que gato pode comer batata? Esse é um alimento seguro para os bichanos ou pode prejudicar sua saúde?
Na hora de escolher os melhores petiscos para oferecer aos felinos domésticos, todo cuidado é pouco. Afinal, muitos alimentos — mesmo os mais naturais, como frutas, legumes e verduras — podem conter substâncias que são tóxicas para eles. Vem com a gente descobrir tudo sobre a alimentação dos felinos!
Sim, gato pode comer batata. Esse tubérculo não é tóxico para os bichanos e pode servir como um petisco delicioso para complementar a alimentação do pet. O legume, originário da região andina da América do Sul, pode trazer vários benefícios ao gatinho quando oferecido em pequenas quantidades.
A batata traz algumas vantagens nutricionais para os gatos, já que conta com várias vitaminas do complexo B, vitamina A e C, além de minerais essenciais para o funcionamento do organismo, como potássio, selênio, ferro e magnésio. Sua composição ainda é rica em fibras que ajudam a regular o intestino dos felinos.
Mas atenção: é importante não tornar o consumo de batata um hábito muito recorrente para os bichanos. Isso porque esse é um alimento com alta concentração de carboidratos, que podem causar sobrepeso nos animais e gerar problemas como diabetes e alterações nos níveis de gordura no sangue.
Vale lembrar também que os gatinhos são animais carnívoros, cuja principal fonte de energia vem das proteínas presentes na carne e derivados de gordura animal. Por isso, esse é um grupo alimentar que precisa estar no dia a dia para garantir uma alimentação saudável para gatos.
De forma geral, a recomendação dos especialistas é usar batatas e outros alimentos como complemento à alimentação com ração felina. Elas podem ser consumidas algumas poucas vezes ao mês: nada de oferecê-las todo dia, viu?
Para os gatinhos que são diabéticos ou têm sobrepeso, o melhor a se fazer é não dar batata em nenhuma situação. A alta concentração de carboidratos pode aumentar a glicose no sangue desses bichanos e agravar seu quadro.
É altamente contraindicado pelos veterinários dar batatas cruas para um gatinho comer. Isso porque, quando cruas, as batatas contam com uma substância chamada solanina, que é tóxica para os gatos. O processo de cozimento elimina esse componente do legume, evitando qualquer tipo de intoxicação alimentar.
Por isso, a maneira mais segura de dar batata para os gatos é cozida. Para fazer isso, basta cozinhar a batata em água sem adicionar sal, gordura e/ou outros temperos durante a preparação.
Mas e batata frita? Gato pode comer batata frita? Na verdade, as frituras não são indicadas para a alimentação felina, principalmente para aqueles gatinhos que estão com sobrepeso. O alimento é rico em gorduras que podem irritar o intestino dos animais e causar sintomas como diarreia e desconforto abdominal.
Quanto a outros tipos de tubérculos, gato pode comer batata-doce, por exemplo. O alimento é figurinha carimbada nos cardápios de dietas fitness para os humanos, já que contém vitaminas A, B, E e K, além de ter um valor calórico relativamente baixo quando comparado à batata inglesa convencional.
Os tutores podem, sim, oferecer batata-doce para gatos, mas com ressalvas. O ideal é servi-las sem casca, cozidas e sem adicionar sal, azeite e temperos que são considerados tóxicos para os felinos. Ofereça apenas um ou dois pedaços pequenos por semana como petisco para evitar consumo excessivo.
Se você quer variar o cardápio do felino, pode estar se perguntando que outros alimentos podem ser incluídos na rotina dos gatinhos. Afinal, gato pode comer batata, mas e outros legumes, verduras e frutas? Eles estão liberados?
Confira a seguir uma lista de alimentos nutritivos para gatos:
Já algumas comidinhas são proibidas por causarem desconforto, intoxicação ou mesmo a morte dos amigos de quatro patas. São elas:
Você ouviu falar do conceito de alimentação natural para gatos? A ideia desse tipo de cardápio é evitar o uso de rações industrializadas e alimentar os bichanos com alimentos preparados em casa. Essa é uma opção saudável e saborosa que pode ser benéfica para os pets em alguns contextos específicos.
Antes de tudo, é importante ressaltar que não dá para montar uma alimentação caseira sem o auxílio de um nutrólogo. São muitos os casos de deficiência nutricional causados por indicações de receitas na internet. Muitas vezes o gato não aceita todos os alimentos oferecidos e, por isso, a alimentação natural é melhor aceita pelos cães.
Esse tipo de dieta é formado principalmente por legumes cozidos, vegetais e carnes variadas. Os bichinhos são carnívoros, então, oferecer carne — seja ela bovina, suína ou de frango — é fundamental. O ovo cozido também é uma boa opção para formar um cardápio nutritivo para os amigos de quatro patas.
Lembre-se: antes de começar qualquer dieta nova para os gatinhos, é muito importante contar com o acompanhamento de um veterinário. Um profissional capacitado pode te ajudar a indicar as quantidades corretas de cada alimento para os felinos e garantir a ingestão correta de todos os nutrientes que eles precisam.
Agora você já sabe que gato pode comer batata como petisco, mas a base da alimentação dos pets é a ração, que supre todas as suas necessidades nutricionais. Acesse o site da Petz para encontrar diversas opções de rações felinas, assim como vitaminas e suplementos alimentares para gatos. Conheça já nosso catálogo!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…