Gato pode tomar água da torneira? Descubra como hidratar seu bichano
Publicado em 07 de maio de 2022Tempo de leitura: 5min
A hidratação dos bichanos é sempre um ponto delicado. Afinal, quem tem um bigodudo em casa sabe que, muitas vezes, o felino não é muito chegado à água! Então, como resolver este problema? Gato pode tomar água da torneira?
Para oferecer o melhor para seu filho de quatro patas, é necessário conhecimento. Pensando nisso, elaboramos um guia com tudo sobre a hidratação do bichano! Continue lendo para saber se gato pode tomar água da torneira.
Qual é a melhor água para o pet?
Nada como um bom copo d’água para se refrescar em um dia de calor, não é mesmo? Entretanto, mesmo com sede, escolhemos com cuidado os líquidos que vamos ingerir. Isso também vale para o pet.
Afinal, o que gato pode beber? Se você está se perguntando “gato pode tomar água da torneira?”, saiba que essa não é a melhor opção para o peludo. Isso porque, muitas vezes, o líquido está contaminado, com bactérias ou fungos, que podem levar a problemas de saúde.
Um estudo publicado em 2022 encontrou elementos tóxicos na água de mais de 700 cidades brasileiras! Por isso, para garantir uma boa saúde para o seu pet, o mais indicado é oferecer água filtrada, livre de bactérias e substâncias nocivas!
Por que o gato gosta de beber água na torneira?
Os gateiros de plantão sabem que, muitas vezes, é difícil manter o bichano hidratado. Isso porque o felino costuma se recusar a beber do pote de água para gato.
A Dra. Renata Brunetto, médica-veterinária da Petz, explica que, em geral, os felinos podem ser muito exigentes na hora de se hidratar. “Se o pote for pequeno, e a água não estiver fresca ou não for corrente, eles podem se recusar a beber”, afirma.
Isso explica porque os gatos gostam de beber água na torneira. O líquido que sai dali está sempre fresco, por isso, é mais atrativo para os bichanos. Porém, como apresentamos, ele não é a melhor opção. Por isso, é recomendado investir em outras formas de refrescar seu pet.
Como oferecer água para seu bichano
Como vimos, gato não pode tomar água da torneira, já que ela não é a mais indicada para o pet. Então, como estimular a hidratação do felino? Quem responde a essa pergunta é a Dra. Juliana Damasceno, doutora em Psicobiologia e fundadora da WellFellis Comportamento e Bem-Estar Felino, parceira da Petz.
Ela explica que o motivo do felino evitar a água é biológico. Por ser predador, o felino está adaptado para absorver a água das presas. Porém, em um ambiente doméstico, isso fica mais difícil. Nesse sentido, a especialista separou algumas dicas que podem estimular o consumo hídrico do bichano. Confira!
- Ofereça água sempre fresca: os instintos do felino são extremamente aguçados! Por isso, a água deve estar sempre fresca, já que o bigodudo não gosta de líquidos quentes ou sujos;
- Escolha um recipiente adequado: outro ponto importante é o material do bebedouro. Como o gato gosta de água fresca, o ideal é escolher um acessório feito de cerâmica ou barro, que mantém a temperatura por mais tempo;
- Invista em um bebedouro do tipo fonte: este acessório é pensado especialmente para o bichano. Encontrado em lojas especializadas, como a Petz, ele mantém a água corrente o tempo todo, do jeitinho que o bigodudo gosta!
No entanto, como explica a Dra. Juliana, também é necessário tomar alguns cuidados. “Não adianta comprar uma fonte e não fazer a troca da água ou a limpeza adequada do recipiente. O gato detecta água suja pelo olfato e não sente atração por ela”, explica.
Com os cuidados acima, seu bichano vai beber água com mais frequência e, consequentemente, se manter saudável! Independentemente da técnica escolhida, o importante é que seu peludo mantenha a ingestão hídrica adequada.
Atenção aos sinais de alerta
Com a rotina apertada da vida atual, muitos tutores esquecem de conferir se o bichano está bebendo água. Assim, o peludo pode passar dias sem ingerir líquidos de maneira correta.
Se você está pensando “meu gato parou de beber água”, a Dra. Juliana alerta para o risco da saúde do gato com doenças causadas pela má ingestão hídrica, como infecção urinária ou até insuficiência renal. Entre os principais sintomas, estão:
- excesso de urina;
- falta de apetite;
- perda de peso;
- mudanças no comportamento.
Além disso, a especialista lembra que, quando o bichano bebe água em excesso, os rins podem estar comprometidos. Por isso, ao notar qualquer um dos sintomas acima, busque um veterinário rapidamente!
Agora que você já aprendeu se o gato pode tomar água da torneira, vai cuidar do seu bichano de forma consciente! Lembre-se: qualquer alteração no comportamento do pet deve ser investigada por um especialista.
Gostou de saber se o gato pode tomar água da torneira? Então, não deixe de conferir outros conteúdos exclusivos sobre a saúde do bichano aqui, no blog da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário