A troca de pelo é um processo natural em todo mundo animal. Mas o que fazer se você achar que seu gato está perdendo muito pelo? Nesses casos, é hora de observar os sintomas e buscar auxílio. Neste guia, iremos falar sobre as causas, sintomas e tratamento para um gato perdendo pelo.
Assim como nós, os bichanos também passam por uma troca de pelagem regularmente. Mas, em alguns casos, a queda excessiva pode significar algo mais. Continue lendo para saber mais.
“O pelo do meu gato está caindo! O que eu faço?!”. Antes de mais nada, muita calma! A boa notícia é que seu bichinho deixar muito pelo na sua roupa depois de uma sessão de carinho é um cenário perfeitamente normal.
Por isso, conforme explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Suelen Silva, a troca de pelagem é um processo natural dos bichanos. Assim como nossos cabelos, os pelos possuem um ciclo de vida. Eles nascem, crescem e, após um tempo, morrem e caem. “O ciclo médio é de 21 dias”, comenta a veterinária.
Mas e se você notar o gato perdendo mais pelos do que o usual? Também faz parte desse processo? A Dra. Suelen explica que, em alguns casos, sim. Os pets passam por fases em que perdem mais pelos do que regularmente. “É mais fácil de observar essa queda em algumas situações”, afirma.
A especialista diz que há três momentos chaves para o gato perder pelo. Veja a seguir.
Quando seu gatinho começa a amadurecer com, mais ou menos, quatro meses é hora de ele adquirir algumas características de adulto. Entre elas estão os pelos!
Os felinos também se preparam para as temperaturas mais frias trocando de pelos. De acordo com as estações os bichanos podem apresentar uma troca de pelagem mais intensa. Mas, esse fato não é observado com muita frequência no Brasil, especialmente em locais mais quentes, onde as variações de temperatura não são tão intensas.
A Dra. Suelen lembra que, quando o pet passa para a maturidade, também pode haver uma queda maior de pelos. Isso ocorre, geralmente, quando ele atinge 7 ou 8 anos.
Assim, se seu pet deixa alguns pelos no sofá ou na almofada, não há motivos para preocupação. Agora, se você está notando uma queda acima do normal, pode ser que seja um problema mais complexo.
Se o gato perdendo pelo está causando muita preocupação, ficar de olho em alguns sinais pode ajudar.
Observando alguns sinais em seu amigo peludo, você poderá diferenciar uma queda normal de um problema de saúde. Segundo a Dra. Suelen, os tutores devem ficar atentos aos seguintes sintomas:
Além dos sinais acima, a Dra. Suelen lembra que o tutor deve estar sempre atento a seu pet. Mudanças comportamentais, alterações de humor, apatia e outros sintomas sempre indicam problemas.
No caso dos bichanos, especialistas dão uma dica especial: gatos são animais muito higiênicos. Se o seu não está fazendo suas limpezas rotineiras, ele provavelmente está precisando de ajuda.
Algumas doenças podem fazer com que você se depare com seu gato perdendo pelo na cabeça ou em outras partes do corpo. Apesar de, aparentemente, este não ser um problema sério, um veterinário sempre deve ser consultado.
A Dra. Suelen explica alguns dos motivos que podem deixar um gato perdendo pelo:
Para saber a origem do problema, é sempre recomendado procurar um especialista. Ele saberá passar as instruções para cada caso. Para evitar a queda de pelos, a Dra. Suelen recomenda evitar que o bichano acesse à rua, oferecer ração de qualidade, um ambiente tranquilo e, claro, visitas regulares ao veterinário.
Conforme explica a Dra. Suelen, quando um veterinário atende um gato perdendo pelo ele deverá realizar alguns exames. Além de investigar o ambiente e os sinais clínicos, o especialista pode solicitar testes complementares, que indicarão a origem do problema.
Por isso, detectar a causa da perda de pelos é essencial para uma boa recuperação. “O tratamento vai depender da causa primária”, explica a médica-veterinária. Atuando na enfermidade principal, a queda deve diminuir. No entanto, a Dra. Suelen explica que algumas terapias complementares podem auxiliar.
“Alguns suplementos à base de proteínas, minerais e vitaminas auxiliam na renovação celular, no crescimento saudável do pelo e na diminuição da queda”, complementa.
Assim, manter seu pet com o pelo saudável não é só uma questão de estética. Eles espelham a saúde dele. Então, se notar um problema de pelagem em seu animal, procure o médico-veterinário.
A Petz conta com clínicas completas e excelentes profissionais que ficarão felizes em auxiliar. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…