É hora de dormir. Você já está pronto e aconchegado na cama, quase pegando no sono. De repente, escuta seu gato miando muito à noite. O que fazer quando isso acontece?
A explicação mais lógica para isso é que os gatos são animais de hábitos noturnos. Os miados, na maioria dos casos, não costumam ser nada de mais. No entanto, deixe a preguiça de lado. Levante da cama e vá verificar o que está acontecendo com seu amigo peludo. Confira a seguir tudo sobre gato miando muito à noite.
Apesar da sua vontade de simplesmente virar para o outro lado da cama e voltar a dormir o mais rápido possível, não ignore o gato miando muito. Os felinos se comunicam pelos miados e também pela expressão corporal.
Portanto, provavelmente, seu pet está querendo sinalizar algo. A única exceção é para os casos em que o gato habituou o tutor a levantar em horários determinados, sem nenhuma correlação com problemas de saúde. Aqui, é recomendado ignorar o chamado para que, com o tempo, o gato miando alto à noite e em horários determinados não seja mais um hábito.
Seu amigo peludo está incomodado e precisa da sua atenção. Porém, fique tranquilo: na maioria dos casos do gato miando muito alto, isso pode estar relacionado a alguns comportamentos e hábitos do seu bichano. De qualquer forma, vamos te ajudar a entender o que pode estar acontecendo.
O Blog da Petz listou alguns dos principais motivos para quando o gato mia muito alto. São eles:
Às vezes, os gatos ficam entediados e está tudo bem. Como são animais de hábitos noturnos, costumam acordar no meio da noite. Com a casa em silêncio, pode bater um tédio e aí eles miam.
A melhor forma de evitar que isso aconteça é reservar um momento no dia para brincar e passar mais tempo com seu bichano. Ajudá-lo a gastar energia é uma ótima alternativa para que ele tenha uma boa noite de sono e deixe você dormir também.
Outro motivo que leva um gato a miar em horários diferentes é a fome. Você consegue dormir com fome? Pois é, o seu gato também não, e ele vai miar se estiver precisando comer.
Os felinos costumam se alimentar em pequenas porções de ração ao longo do dia. Por esse motivo, é comum os tutores deixarem o pote de comida sempre acessível para a hora em que eles sentem fome.
Se perceber que essa é a razão do gato miando muito à noite, o ideal é não ficar levantado para alimentar seu amigo peludo sempre que ele miar. Isso pode fazer com que ele se acostume mal. Experimente deixar uma porção de ração no pote dele antes de ir para cama.
Quem nunca se assustou com sons estridentes, parecendo gritos, vindos da rua de madrugada? Na fase do acasalamento, o miado dos felinos fica bem mais alto e barulhento, parece que alguém está se machucando.
No período do cio, os níveis hormonais do gato estão muito altos. O corpo está se preparando para a reprodução. Com isso, o gato apresenta diversas alterações comportamentais, uma tendência maior a fugir, carência e o miado mais estridente. As fêmeas miam por conta do cio, e os machos respondem com mais miados para se aproximar da parceira.
Caso seu bichano não seja castrado, provavelmente esses miados acontecerão em algum momento da vida. Para evitar tanto miado, caso você não queira filhotes, o ideal é castrar seu amigo peludo.
Na maioria dos casos do gato miando muito à noite, como você pôde ver, não há motivos para se preocupar. Algumas adaptações na rotina e criação de novos hábitos resolvem facilmente essa questão.
Quando os miados forem frequentes e não somente à noite, mas também de dia, você precisa ligar o radar e ficar atento. Seu amigo peludo pode estar doente e precisando de ajuda rapidamente.
Os gatos costumam ser animais bem resistentes às dores, por isso, quando eles começarem a miar de um jeito diferente e sem parar, e não for nenhuma das alternativas já citadas anteriormente, o ideal é procurar um médico-veterinário com urgência.
Então, como fazer gato para de miar? Somente um especialista será capaz de avaliar e indicar o melhor tratamento para o seu amigo peludo ficar bem logo e voltar a dormir tranquilamente.
Com o tempo, você vai aprendendo a decifrar cada um dos sinais do seu gato. No blog da Petz, temos diversos conteúdos para você conhecer ainda mais sobre o universo dos felinos, como este sobre gato miando muito à noite. Acompanhe!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…