Bem-Estar

O que fazer com um gato entediado? Confira 3 dicas valiosas!

Se tem uma coisa que nenhum tutor gosta de ver é um gato entediado. Esses bichinhos, que costumam ser muito animados e serelepes, podem se sentir desestimulados algumas vezes e até mesmo criar hábitos indesejados por causa disso.

Dessa maneira, é papel dos tutores criar um ambiente interativo e divertido para o felino, a fim de que sempre se exercite física e mentalmente. Quer saber como fazer isso? O blog da Petz separou cinco dicas para você deixar seu gato feliz e afastar o tédio dele!

Como saber que o gato está entediado?

Para muitas pessoas, identificar um gato entediado pode ser um desafio. Isso porque se você não prestar bastante atenção nos hábitos do seu bichano, inicialmente, os sinais podem passar despercebidos. 

É fundamental estar atento aos sinais de tédio de um felino porque eles podem levar a consequências bem mais graves. A fim de se livrarem desse sentimento tão incômodo, os gatos recorrem a hábitos nocivos tanto para eles mesmos quanto para a família.

Por isso, a melhor maneira de identificar que o seu gato está desestimulado é observar o dia a dia dele. Alguns comportamentos que o pet pode demonstrar quando está constantemente entediado são:

  • excesso de banhos;
  • dormir demais;
  • comportamentos agressivos e/ou destrutivos;
  • comer exageradamente;
  • ansiedade ou apatia.

Se você notou qualquer um desses sinais no seu bichano, talvez seja hora de criar algumas formas para ele se divertir. Combater o tédio é uma tarefa fácil, mas quebrar hábitos nocivos pode ser mais difícil. Por isso, é importante agir o mais rápido possível!

Combatendo o tédio

Segundo um estudo publicado na revista Science em 2014, humanos preferem se autoeletrocutar do que ficar entediados. Pode parecer estranho, mas é verdade: muitas vezes, nos voltamos a opções maléficas só para podermos ter qualquer tipo de estímulo.

O mesmo acontece com os nossos amiguinhos de quatro patas. Por isso, uma das grandes responsabilidades dos tutores é proporcionar um ambiente e uma rotina estimulantes para os bichanos. Desde brincar com o gato até praticar exercícios ao lado dele, existem várias opções que possibilitam isso.

1. Brinquedos

Pode parecer óbvio, mas os brinquedos são acessórios que os felinos apreciam muito! Além de conseguirem se entreter sozinhos, com esses itens, os tutores também podem criar novas brincadeiras com o gato e utilizar essa maneira inédita de se conectar com o bichano.

Além disso, esses brinquedos podem ser enriquecidos com catnip, que os felinos adoram! A erva é inofensiva para os peludos, sendo inclusive benéfica em vários sentidos, estimulando os instintos naturais que eles têm.

2. Enriquecimento ambiental

O enriquecimento ambiental é uma das chaves principais na hora de evitar um gato entediado. Os bichanos adoram tanto estar em movimento quanto observar o movimento de ambientes a partir de pontos de vista privilegiados.

Por isso, instale plataformas fixadas às paredes da sua casa, utilizando conjuntos próprios para os felinos. Outra opção são as caminhas junto a janelas, que permitem que os pets observem a rua sem precisar se arriscar fora de casa.

Atenção ao tédio prolongado

Se você percebeu que seu gatinho está constantemente entediado e já tentou incentivá-lo com as dicas acima sem sucesso, talvez seu bichano esteja lidando com outro tipo de problema. Por isso, ao notar que os sinais de tédio estão se prolongando, procure a ajuda de um médico-veterinário.

Algumas doenças, como a depressão felina, podem ter sintomas bem parecidos aos de um gato entediado. Por isso, com a persistência dos sinais que mencionamos anteriormente, é fundamental procurar ajuda médica para investigar a necessidade de alguma intervenção.

Da mesma maneira, se o seu gatinho se livrar da maioria dos hábitos indesejáveis causados pelo tédio e, ainda assim, um ou mais persistirem, procure ajuda. Mesmo sendo nocivos, alguns comportamentos podem ser associados a estímulos para o bichano, o que pode levá-lo a mantê-los involuntariamente.

Assim, ao lado do médico-veterinário e de um especialista em comportamento felino, será possível reverter esses hábitos e criar outros estímulos positivos para o gato. Além disso, se for necessário, o profissional poderá receitar medicamentos que irão ajudar durante essa reconstrução comportamental.

Para mais dicas sobre o comportamento dos bichanos, não deixe de acompanhar a Petz aqui, no blog, e também em nossas redes sociais! Vamos adorar te ensinar tudo o que você precisa saber para garantir a melhor qualidade de vida possível para o seu amiguinho de quatro patas!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

16 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

3 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

3 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago