Se o seu bichano não está mais dando atenção ao pote de comida, sabia que ele pode simplesmente não querê-la? Isso mesmo, o gato enjoa da ração, e é muito importante se atentar a esse comportamento para mantê-lo saudável.
Isso porque ele pode começar a perder pelo e se sentir cansado a todo momento, além de diminuir alguns quilos na balança. Por isso, se você tem notado esse comportamento em seu peludinho, não deixe de ler este conteúdo para descobrir o que fazer quando o gato não quer comer a ração. Confira.
“O meu gato não quer comer ração, e agora?”. Para responder a essa pergunta, primeiro, você precisa entender se é realmente “charme” ou falta de apetite. Afinal, se o seu bichano não estiver com vontade de comer, pode ser um sintoma de que algo não está certo. Sendo assim, não hesite em levá-lo ao veterinário.
A falta de apetite é um sintoma comum. Os possíveis diagnósticos são: viroses, infecções, depressão e até mesmo velhice dos nossos companheiros de quatro patas. Porém, para ter certeza, você precisará levar a sua bola de pelos a um especialista.
Agora, se o veterinário falar que não é falta de apetite, saiba que pode ser algo mais simples. Isso porque o gato enjoa da ração, como iremos explicar em detalhes mais adiante.
Entender porque os gatos enjoam da ração é uma tarefa mais simples do que muitos possam acreditar. Afinal, mesmo que eles não falem, existem alguns comportamentos que falam por si só.
Se o seu gato enjoou da ração, é preciso analisar e identificar alguns sinais em sua rotina. A seguir separamos duas situações que podem fazer com que o seu bichano não queira mais comer. Veja.
Sabia que se a sua bola de pelos não está comendo pode ser algo que está fazendo? Os biscoitos durante o dia, por exemplo, é um dos principais causadores que fazem com que os gatos enjoem da ração.
Isso porque, quando você dá esses petiscos em excesso, eles esperam por esse momento especial e trocam a ração por esses mimos. Eles não são bobos, não é mesmo? E como gostamos de mimá-los, o gato enjoa da ração facilmente.
Outro provável motivo para os bichanos não quererem comer a ração são os seus famosos passeios noturnos. Assim, se o seu peludinho tiver acesso à rua, você encontrou a razão do comportamento estranho.
Não é que os gatos enjoam da ração, mas eles possuem outro “fornecedor”. Caso suspeite que seja isso mesmo, faça um teste e tente ver onde o seu gatinho gosta de ficar e se alguém costuma o alimentar.
É importante ficar atento, afinal, existem vários perigos de comer alimentos que estão na rua. Desta forma, você consegue manter o seu pet saudável e feliz com a sua liberdade noturna.
Mesmo que você saiba que gato enjoa da ração e quais os principais motivos, o que é preciso fazer para que ele volte a se alimentar? Para te ajudar nessa tarefa nada fácil, separamos três dicas para seguir. Confira.
Sim, é possível que o seu bichano não esteja feliz com a ração que você comprou. Mesmo que você tenha escolhido a melhor ração, ele pode preferir outra marca e até mesmo sabor.
Quem tem um bichano como companheiro sabe que ele tende a ser criterioso e ter seus próprios costumes. Por isso, para os tutores de primeira viagem: não se preocupem, é um comportamento comum!
Se você costuma deixar o pote de ração à disposição do seu bichano, uma alternativa para resolver esse problema é criar uma rotina de alimentação. Isso quer dizer mostrar para o seu pet que há horários certos para comer.
Para isso, você pode deixar a vasilha por 30 minutos e depois retirar, repetindo esse processo até que ele entenda que há horários para se alimentar. Assim, seu gato irá esperar ansioso para o momento da refeição. Interessante, não é mesmo?
O lugar em que coloca a vasilha de ração pode ser o grande problema. Por isso, antes de trocar a marca, vale fazer um teste e colocar o pote em outro lugar. Uma dica é escolher um lugar escuro, afinal, esses animaizinhos são noturnos e adoram comer em cômodos sem luz.
Inclusive, se a vasilha estiver perto da sua caixa de areia, eles podem não querer misturar os cheiros. Isso porque, essas bolas de pelos tendem a ser muito higiênicos.
Até mesmo escolher um pote de comida que seja mais alto pode ser uma solução. Afinal, quando os bichanos vão envelhecendo, eles passam a sentir dores no corpo e não conseguem mais abaixar como antigamente, por isso atenção!
Depois de descobrir que o gato enjoa da ração e algumas possíveis soluções, que tal aproveitar o que a Petz tem a oferecer? Acesse o nosso site e confira os nossos produtos e condições de pagamento.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…