Os bichanos são animais que têm um jeitinho especial na hora de comer. Gostam de ser delicados e fisgar pequenas porções ao longo do dia. Mesmo com esse hábito, alguns tutores notam o gato com fome várias vezes ao dia.
Conhecer o comportamento alimentar do bichano é fundamental para entender se o gato está realmente com fome e precisando comer ou se está se alimentando normalmente. Compreenda mais no texto abaixo.
Os gatos são animais ainda muito ligados aos ancestrais e que permanecem com algumas características alimentares de predadores e carnívoros. Isso porque, na natureza, o bichano caçava e comia a presa em um local calmo e mais restrito.
Diferentemente dos cachorros, que viviam em matilhas e precisavam comer rápido para garantir sua parte da refeição, os gatos comiam sozinhos e em pequenas porções. Esse hábito também é favorável para o bom funcionamento do seu organismo.
Ainda repetindo esse comportamento milenar, o bichano acaba indo ao pote de comida várias vezes ao dia, mesmo sabendo que terá alimento disponível na hora que quiser. É comum que a família que não conhece essa característica do bichano acabe pensando “nosso gato ainda está com fome”, mas não é bem assim.
Sabendo que é normal o gato comer várias vezes ao dia, é possível diferenciar quando o bichano está comendo em excesso. Geralmente, o gato pedindo comida tenta chamar a atenção do tutor com miados curtos e mais altos. Alguns podem até choramingar.
O gato com fome pode miar perto do pote de ração ou não. Alguns animais apresentam comportamento que chega até a ser engraçado, como dar “soquinhos” na tigela ou no saco de ração para mostrar ao tutor que precisam comer mais.
Gato comendo muito e pedindo comida das maneiras mais inusitadas pode até render algumas risadas, mas geralmente é sinal de algum problema, pois pode indicar transtornos e doenças. Por isso, fique atento às pistas que seu amigo de quatro patas dá, já que elas vão dizer o real problema por trás dessa obsessão.
Um gato com fome em excesso pode ser um problema simples de resolver. A qualidade do alimento está diretamente relacionada à sua saciedade e absorção de nutrientes.
Alimentos de baixa qualidade, por exemplo, podem não suprir as necessidades nutricionais do pet. Então, ele sempre precisa se alimentar novamente para garantir a quantidade de vitaminas e proteínas que seu organismo requer.
Pensando nisso, dê preferência a alimentos Premium ou Superpremium. Eles são formulados de maneira balanceada, pensado nos nutrientes que o pet precisa para se sentir saciado.
O gato é um animal introvertido e prefere não compartilhar seus objetos com outros pets. Portanto, se seu filho de quatro patas está comendo demais em um recipiente que ele divide com outro animal, pode ser que esteja tentando competir e mostrar liderança.
Gato com muita fome pode ser sinal de diabetes, uma doença hormonal que afeta a absorção de glicose (açúcar do sangue). Quando isso acontece, o organismo não é capaz de produzir energia necessária para se manter. O resultado é que o gato precisa comer bastante para repor a energia que lhe falta.
Embora o gato com fome seja um sinal muito importante e característico de diabetes, fique atento a outros sintomas que geralmente vêm acompanhados da fome, como urinar bastante e ter muita sede.
Assim como acontece com os seres humanos, os gatos podem sofrer com problemas emocionais e psicológicos, sendo a compulsão alimentar uma delas. A ansiedade, a depressão e o tédio são os problemas mais frequentes.
Solidão, falta de atenção e interação são fatores que podem contribuir para esses transtornos. Pets entediados, que ficam muito tempo sozinhos e não recebem muita atenção, por exemplo, tendem a comer mais. Por eles não terem o que fazer e quererem que o tempo passe, acabam comendo mais.
Além disso, o tédio pode se transformar em um transtorno psicológico, como ansiedade e depressão. Por isso, nesses momentos, o importante é levá-lo ao médico-veterinário se notar que algum dos exemplos citados acontece com o pet.
O gato com fome em excesso pode indicar um problema na absorção de nutrientes pelo intestino causado por vermes. Quando o organismo não recebe os nutrientes necessários, o bichano precisa comer na tentativa de suprir a necessidade nutricional.
Muitos tutores relatam: “Meu gato mia quando está com fome e mesmo assim não come a ração do pote”. Nesse caso, talvez a ração esteja sendo armazenada de forma incorreta, afetando o cheiro e o sabor do alimento. Isso também acontece quando a ração fica exposta por um longo período no pote.
Para evitar esse problema, sempre deixe a ração em um pote fechado e coloque pouca quantidade no pote, de modo que fique mais de um dia exposta. Se não funcionar, pense em trocar o sabor do alimento, alguns bichanos tem o paladar mais exigente.
Como vimos, o gato com fome exageradamente pode ter causas simples ou até mesmo ser sinal de doença. Para cuidar da saúde do seu bichano, conte sempre com o médico veterinário e também não deixe de acessar o blog da Petz.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…