Um gato assustado “do nada” não é um bom sinal! Apesar do comportamento desconfiado dos bigodudos, é importante que os pets se sintam confortáveis em sua própria casa. O medo constante eleva os níveis de estresse e isso pode acarretar problemas de saúde mais sérios.
Por isso, é importante descobrir a causa para esse transtorno e ajudar o peludo a se sentir mais seguro. Assim, se você tem um gato assustado em casa, continue lendo este texto. Conversamos com um especialista e trouxemos muitas informações sobre esse assunto!
É comum nos depararmos com gatos assustados “do nada”. Por isso, muitas vezes, os bichanos recebem a injusta fama de medrosos. Entretanto, conforme explica o Dr. Ítalo Oliveira, médico-veterinário da Petz, esse julgamento não faz jus ao espírito aventureiro dos felinos.
De acordo com o especialista, esses hábitos estão relacionados a seus instintos. Afinal de contas, a vida na natureza não é nada fácil. Além de precisarem se atentar a possíveis predadores, os bigodudos estão sempre alertas às suas presas. Por isso, os bichanos costumam estar por dentro de tudo que acontece à sua volta.
“Os gatos estão sempre em vigia, mesmo quando andam tranquilamente até o pote de comida”, comenta o Dr. Ítalo. Entretanto, o veterinário reforça que esse aspecto não deve prejudicar a vida do bichano. Um gato assustado “do nada” certamente está sob altos níveis de estresse. Por isso, precisa de alguns cuidados especiais.
Conforme explicam os especialistas, sempre há um motivo por trás de gatos se assustando “do nada”. Se os bichanos andam amedrontados, agitados ou até mesmo estressados, algo está incomodando eles. Sendo assim, o Dr. Ítalo informou uma lista dos principais motivos que podem deixar os pets apreensivos:
Os felinos são pets muito territorialistas. Em suas casas, gostam de conhecer cada cantinho, sempre de forma muito detalhada. Dessa maneira, os bichanos sabem onde estão e se sentem mais seguros com a certeza de que não haverá um ataque surpresa.
Por isso, quando chegam em um novo espaço, os bigodudos se sentem amedrontados. “É normal que bichanos recém-adotados tenham medo”, comenta o Dr. Lincoln. Se você mudou ou se o gatinho entrou na sua família há pouco tempo, talvez seja esse o motivo do medo.
Assim como os bichanos gostam de reconhecer seu ambiente, eles também se sentem mais seguros quando estão acostumados com todos os membros da família.
Um novo pet, por exemplo, pode ser interpretado como uma ameaça ao território do bichano que está com você há mais tempo. Nesses casos, o peludo precisa de alguns dias para se acostumar com o novo irmãozinho ou irmãzinha.
Animais resgatados da rua, em geral, têm um passado difícil. É comum que, em toda sua existência, o pet nunca tenha se sentido confortável e seguro. Por isso, gatos adotados podem demorar um pouco mais para se acostumar ao novo lar.
Outro fator que estressa os bichanos é o excesso de barulho e movimento. Um ambiente caótico pode resultar em gatos agitados “do nada”, uma vez que eles estão sempre atentos a predadores.
Assim, analise o ambiente, assim como os eventos recentes, e tente imaginar qual pode ser o motivo para o medo do bichano. Caso não consiga identificar o problema, consulte um veterinário. O especialista poderá analisar se o pet está com a saúde em dia, além de recomendar tratamentos para problemas comportamentais.
Nenhum tutor gosta de ver seu bichinho sob estresse, não é mesmo? Então, se estiver perante um gato assustado, o que fazer? Por sorte, ajudar seu amigo não é difícil. Seguindo as dicas abaixo, seu pet vai se tranquilizar com facilidade. Confira:
Um bichano assustado enxerga ameaça em todo lado. Assim, nessas situações, um gato com medo do dono não é raro. Se o peludo está escondido, dê espaço até que ele se acalme. Tentar forçar a interação com um gatinho amedrontado só irá piorar as coisas.
Sons altos podem gerar gatos assustados de repente. Para o bichano, tudo é uma ameaça. Sendo assim, barulhos desconhecidos são extremamente incômodos para os bichinhos. Então evite-os!
O reforço positivo é excelente para cuidar dos problemas comportamentais dos pets. Assim, sempre que seu amigo demonstrar um comportamento adequado, você oferece um agrado. Por meio desse processo, seu bichano irá perceber que não há o que temer e, em pouco tempo, ficará mais calmo e sociável.
Se mesmo seguindo os passos acima você não estiver conseguindo lidar com o gato assustado “do nada”, você pode contar com feromônios artificiais. Este tipo de produto possui um odor familiar para os felinos. Dessa forma, ao espalhar a substância pela casa, o peludo irá se sentir mais familiarizado com o espaço.
Agora que já sabe mais sobre gatos assustados “do nada”, esperamos que possa conviver com sua bolinha de pelos da melhor forma possível. Aqui, no blog da Petz, temos muitos textos sobre os cuidados com os bichanos. Então, não deixe de aproveitar nossas dicas!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…