Bem-Estar

Dog walker: o que buscar na hora de contratar o serviço?

A receita para o bem-estar do pet não é difícil: boa alimentação, visitas regulares ao veterinário e, claro, uma boa dose de exercícios. Porém, com o ritmo atribulado, muitas vezes os tutores não podem passear com seu amigo. Para esses casos, o melhor é escolher um dog walker

Esse serviço rápido e prático ganha popularidade a cada dia, e é uma excelente opção para muitas famílias. Se você está pensando em pedir a ajuda de um passeador de cães, mas gostaria de entender melhor o assunto, acompanhe nossa matéria! Consultamos uma especialista que tirou todas as dúvidas sobre dog walker! Confira!

O que é dog walker?

Para entender o que é dog walker, vamos começar pela expressão. O termo vem do inglês, mas ganhou tanta popularidade que os brasileiros já se acostumaram com ele. “Dog”, como muitos sabem, significa cachorro, já “walker” seria algo como andador ou caminhador. 

Assim, dog walkers são passeadores de cães, que levam os pets para vários lugares! A prática se tornou muito comum recentemente, sobretudo em grandes cidades. 

Com a rotina de trabalho, trânsito e outras atividades, muitos tutores não conseguem levar seu amigo para passear todos os dias. E isso pode prejudicar a saúde e o bem-estar do cãozinho. 

Pensando nisso, hoje é fácil encontrar empresas e pessoas que realizam passeios personalizados. Basta marcar a hora e o lugar, e pronto: um profissional ajuda você e seu pet pelo tempo que precisar! Prático, não é mesmo? 

A importância dos exercícios regulares

Todo tutor adora passar momentos com seu melhor amigo. Os passeios são formas de fortalecer laços e colocar os exercícios em dia, contribuindo para o bem-estar e a saúde do pet. Porém, nem sempre os membros da família conseguem ter tempo para realizar essa atividade. 

Especialistas reforçam que cachorros precisam de exercícios diários, sendo necessário estimular a prática, mesmo que as caminhadas não sejam a opção possível. De acordo com a Dra. Juliana Brondino, médica-veterinária da Petz, o ideal é que os cães realizem atividades ao menos 30 minutos por dia. 

Mas não são só as caminhadas que contam como exercício. A Dra. Juliana lembra que, em alguns casos, o pet consegue se divertir na própria casa: “Com um ambiente ideal para sua saúde, o cão não precisa nem sair de casa”. “Um quintal amplo, área para brincar, correr e fazer suas necessidades é excelente”, complementa. 

Porém, a caminhada é mais do que uma academia para cachorros. Ao sair de casa, o seu amigo pode diminuir o estresse, se distrair e entrar em contato com outros pets. Assim, mesmo para aqueles que possuem uma casa ampla e espaçosa, as caminhadas ainda são bem-vindas.  

O que buscar em um dog walker?

Se você está buscando um dog walker, provavelmente não terá dificuldades. Com uma breve busca, rapidamente encontramos uma grande oferta de opções. Entretanto, como escolher o profissional ideal? A Dra. Juliana indica quais as qualidades que devemos buscar ao procurar um passeador de cachorro.

  • Gosto pela profissão: um dos pontos principais é gostar de animais. Afinal, o dog walker ficará um bom tempo com seu amigo. O ideal é que todas as partes saibam curtir esse momento;
  • Conhecimento sobre cachorros: além de gostar da companhia de cachorros, o passeador deverá ter um conhecimento básico sobre eles. Saber as particularidades de cada raça e as diferenças entre o trato com os mais velhos e os mais novos é essencial;
  • Instrução sobre primeiros socorros: o dog walker deve saber o básico sobre saúde pet. Assim, ele poderá perceber caso haja algo errado. Além disso, em emergências, o profissional deverá saber como agir de maneira rápida até a chegada de um veterinário,
  • Cursos de profissionalização: um dos pontos mais importantes é buscar alguém que possua um curso de dog walker. Sabendo que o profissional tem a instrução necessária, podemos confiar que ele saberá como agir em diferentes situações.

A Dra. Juliana informa que não é necessário ter recomendação médica para buscar um personal dog walker. Caso note a necessidade, você já pode procurar um profissional adequado! Entretanto, é recomendado que avise seu veterinário regular que o cãozinho está fazendo esse exercício. 

E na hora de escolher alguém para cuidar de seu amigo, algumas empresas oferecem ainda mais facilidade! Por meio de perguntas e respostas, é possível encontrar o amigo perfeito para seu filho de quatro patas. Basta procurar alguém que atenda às suas necessidades!  

Outros profissionais

Os dog walkers são uma excelente opção para quem está precisando de ajuda na hora de passear com seu pet. Porém, hoje encontramos uma ampla cartela de serviços que podem atender perfeitamente sua necessidade! Além do dog walker, alguns dos atendimentos mais populares são: 

  • Pet sitter: um dos serviços mais completos atualmente, o pet sitter cuida de seu amigo em todos os aspectos. O termo também vem do inglês, e seria algo como “babá de cachorro”. O pet sitter não só pode passear com seu filho de quatro patas, mas também brincar, alimentar, ministrar medicação e cuidar de suas necessidades;
  • Daycare: o daycare é uma opção para quem busca algo ocasional. Com um serviço completo, o daycare é um espaço especializado e conta com todos os profissionais necessários para oferecer o melhor para seu amigo. O serviço pode ser contratado para diferentes períodos. Nele, o pet pode brincar, fazer exercícios, se alimentar e conviver com outros cachorros, tudo isso em um local monitorado e bem equipado,
  • Hotel para cachorro: um serviço mais conhecido e muito recomendado para quem precisa de uma ajuda maior. O hotel para cachorro possui instalações completas e oferece tudo que seu melhor amigo precisa. É indicado especialmente quando a família viaja sem o cãozinho. Porém, alguns tutores escolhem o hotel para cachorro em momentos de mudança ou em períodos nos quais não é possível dar muita atenção ao seu filho de quatro patas.

Com tantas opções, fica fácil escolher como cuidar de seu amigo! Independentemente do serviço escolhido, o importante é prezar pelo bem-estar do pet. Lembre-se que exercícios são essenciais para uma boa qualidade de vida. 

Para quem vive na cidade de São Paulo, a Petz conta com um hotel e daycare especializado para seu filho de quatro patas. Aqui, você encontra um espaço pensado para cachorros de todos os perfis, com enriquecimento ambiental, sensorial e alimentar, além de profissionais especializados. 

E ainda é possível acompanhar seu amigo, recebendo fotos, vídeos e feedbacks diários! Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

13 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

18 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

4 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

5 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

5 dias ago