Os pets merecem receber os melhores cuidados. Você sabia que existe uma data dedicada especialmente a eles? O Dia do Animal de Estimação não é somente uma celebração, mas também uma forma de conscientização.
Tutores responsáveis fazem de tudo pelo bem-estar dos companheiros, mas infelizmente muitos bichinhos sofrem maus-tratos. Pensando nisso, vamos falar sobre a importância do Dia do Animal de Estimação. Continue a leitura e confira!
O Dia Nacional do Animal de Estimação é comemorado em 14 de março. A princípio, algumas pessoas pensam que se trata apenas de uma homenagem, mas é muito mais que isso.
A maioria das datas comemorativas tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para alguma questão. Nesse caso, o propósito é atentar para os direitos dos animais domésticos, silvestres ou exóticos.
Agora que você sabe qual é o Dia dos Animais de Estimação, precisa entender a relevância da data. De acordo com o Instituto Pet Brasil, há 149,6 milhões de animais de estimação em solo nacional. O ranking é liderado pelos cães (58,1 milhões), seguidos de aves (41 milhões), gatos (27,1 milhões), peixes (20,8 milhões), pequenos répteis e mamíferos (2,5 milhões).
Apesar de muitas famílias receberem um animal de estimação no lar, essa não é a realidade de todos os bichinhos. Adoções acontecem todos dias, mas o número de abandono é muito maior: mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, cerca de 20 milhões de cachorros e 10 milhões de gatos.
Por isso, o Dia do Animal de Estimação é tão importante. O abandono, a negligência e os maus-tratos não devem ser tolerados. É preciso buscar formas de mudar esse cenário e conscientizar as pessoas sobre as responsabilidades que envolvem ser um tutor de pet.
Além do Dia do Animal de Estimação, celebrado nacionalmente, temos o Dia Mundial dos Animais. Comemorada em 4 de outubro, a data também é um alerta sobre a necessidade de preservar todas as espécies e o meio ambiente.
A data escolhida é o dia oficial de São Francisco de Assis. Na tradição católica, o santo é defensor dos animais e da natureza. Portanto, a comemoração conta com um respaldo religioso para valorizar a causa animal.
Uma das abordagens proporcionadas pelo Dia do Pet é a conscientização sobre a posse responsável. Esse termo quer dizer que, quando alguém decide ser tutor de um animal, precisa oferecer tudo que o bichinho necessita.
Pode até parecer óbvio, porém muitas pessoas ainda têm uma compreensão equivocada sobre as obrigações de um tutor. Não querer arcar com essas responsabilidades leva ao abandono.
Em 1977, a Liga Internacional dos Direitos dos Animais criou a Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Um ano depois, ela foi proclamada pela Unesco. O documento traz apontamentos sobre o direito à vida, ao cuidado, ao respeito e à proteção.
A legislação brasileira se inspirou na Declaração Universal para instituir leis sobre os direitos dos animais. No Brasil, de acordo com a lei de crimes ambientais (nº 9.605), ferir ou maltratar animais domésticos e silvestres é crime. A pena para o delito é reclusão de 2 a 5 anos, com multa e proibição de guarda.
A lei da posse responsável de animais é outro recurso. Ela prevê o comprometimento dos tutores com criação, guarda e transporte. O guardião do pet deve garantir alimentação, segurança, abrigo, saúde e bem-estar.
Em primeiro lugar, a alimentação é fundamental para a saúde de qualquer ser vivo. Cada espécie possui necessidades nutricionais específicas que devem ser atendidas com alimentos apropriados.
Os tutores também precisam preparar o ambiente em que o pet ficará. O local deve ser limpo, confortável e seguro. O espaço ainda precisa ter elementos que permitam que o bichinho gaste as energias e não fique estressado.
Por fim, garantir a saúde do animal é indispensável. Isso envolve acompanhamento veterinário, vacinação e administração de qualquer medicamento necessário. A castração também é considerada uma medida de saúde, já que previne doenças e superpopulação.
Maltratar animais é crime. Para impedir qualquer forma de abuso, agressão ou negligência, a legislação aponta as ações que configuram maus-tratos:
Não dá para tolerar que animais sejam maltratados. A finalidade de saber que dia se comemora o Dia dos Animais é refletir e tomar atitudes. Portanto, se você presenciar alguma situação de maus-tratos, denuncie.
Para isso, você pode se dirigir a uma delegacia e fazer um boletim de ocorrência ou ligar para a Polícia Militar (190) e fazer a denúncia por telefone. Se puder, colete provas, como fotos ou vídeos. Caso as vítimas sejam animais silvestres ou exóticos, ligue para o Ibama (0800 061 8080).
Agora que você já conhece o Dia do Animal de Estimação, sabe da importância de oferecer todo o cuidado e carinho para seu companheiro. Para essa missão, você pode contar com a loja on-line da Petz. Aqui, você encontra rações, brinquedos, medicamentos e muitos mais. Venha conferir!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…