Quando falamos na saúde dos pets, o desejo de todo tutor é que seu animal de estimação esteja bem e saudável. Ao notar qualquer comportamento diferente do habitual, é normal já ligar o alerta. Um problema muito comum e que traz bastante incômodo é a dermatite de contato em cães.
Apesar de não ser considerada uma doença grave, a dermatite afeta a qualidade de vida do seu amigão e pode acontecer por diversos fatores, entre eles alergia a alguma substância química. Falaremos um pouco mais sobre as causas, o tratamento e os sintomas da dermatite de contato. Acompanhe.
Existem diversos tipos de dermatites que afetam os cães, uma delas é a de contato. Trata-se de uma inflamação na pele que resulta em coceira, vermelhidão, descamação e inchaço, após o contato com alguma substância química considerada nociva.
A dermatite de contato em cães normalmente é causada por produtos de limpeza. Porém, há outros componentes presentes em itens como sabonete, shampoo, antipulgas e perfumes que podem favorecer o processo alérgico no cachorro. O mesmo vale para tecidos como a lã e o poliéster, por exemplo.
Os sintomas e as manifestações podem variar dependendo da causa da dermatite. No caso da dermatite alérgica de contato, é muito comum que seu amigão comece a se coçar ou lamber mais. Além da coceira intensa, fique atento também a outros sinais, como:
Esse tipo de dermatite pode aparecer logo na primeira vez que o cachorro tem contato com determinado produto ou componente ou após algum tempo. Porém, fique tranquilo, a doença não é contagiosa nem oferece riscos para o seu pet.
Basta estar atento aos sintomas e levar ao médico-veterinário ao primeiro sinal para avaliação e indicação de tratamento de dermatite de contato adequado.
Cada dermatite tem um tratamento recomendado. No caso da dermatite de contato em cães, é importante identificar o componente alérgico que está causando a inflamação na pele do seu amigão de quatro patas.
Antes de indicar algum remédio ou solicitar exames mais específicos, o médico-veterinário vai examinar o pet e entender um pouco mais sobre a sua rotina, a alimentação e seus hábitos para saber como tratar a dermatite de contato corretamente.
Os procedimentos vão depender da causa e da gravidade da doença. Mas fique tranquilo, na maioria dos casos, um banho com shampoo especial costuma resolver.
Alguns cuidados simples podem ajudar a evitar que o seu amigão de quatro patas sofra com a inflamação na pele, causada pela dermatite. Veja algumas dicas:
São pequenos cuidados que fazem toda a diferença e ajudam a diminuir muito as chances de o peludo sofrer com a dermatite de contato em cães. Para garantir uma vida saudável ao seu amigão de quatro patas, ofereça uma dieta balanceada, com todos os nutrientes necessários. Leve-o para passear e visite o veterinário ao menos uma vez ao ano.
Dessa forma, o sistema imunológico do seu cachorro ficará mais fortalecido e menos propenso a algumas doenças. No entanto, caso você note a dermatite, não use medicação para dermatite de contato no seu pet sem antes consultar o veterinário!
Aqui, no blog da Petz, temos diversos conteúdos que vão te ajudar nessa importante missão de cuidar do seu pet. Agora que você conheceu um pouco mais sobre dermatite de contato em cães, que tal dar uma passada na nossa loja on-line? Temos diversos produtos para mimar ainda mais o seu amigão. Aproveite nossas ofertas!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…