Bem-Estar

Deixar cachorro sozinho em apartamento: pode ou não?

Quando pensamos em adotar um cachorro, é fundamental pensarmos nas necessidades dele. Isso porque, dependendo do nosso estilo de vida, elas nem sempre poderão ser atendidas. Deixar cachorro sozinho em apartamento todos os dias e por muito tempo é algo que deve ser levado em conta.

Então, afinal, um cachorro pode ficar sozinho o dia todo? A seguir, descubra por que isso não é indicado e o que fazer para amenizar o problema quando precisar passar o dia fora.

Cachorros são animais sociais que gostam e precisam de companhia

Adotar um cachorro é um ato de carinho, mas também de grande responsabilidade. Por isso, ele nunca deve ser feito de maneira intempestiva. Ao contrário! É preciso pensar bem e responder com sinceridade a algumas perguntinhas sobre seu estilo de vida.

Nesse sentido, muitos já sabem da importância de ter disponibilidade financeira para garantir ao pet conforto, uma boa alimentação e cuidados veterinários. Mas é igualmente importante se perguntar quanto tempo por dia você e os membros da sua família terão para se dedicar exclusivamente ao futuro filho de quatro patas.

Uma vez que os cães são animais sociais, o isolamento é muito prejudicial para eles, contribuindo para quadros de ansiedade e de depressão. Por isso, se na sua casa ou apartamento não fica ninguém na maior parte do tempo, o ideal é deixar o pet em uma creche apropriada, como o Hotel e DayCare da Petz.

Preciso deixar cachorro sozinho em apartamento, e agora?

Deixar cachorro sozinho em apartamento por muito tempo nunca deve ser uma rotina. Mas não há problema em fazer isso de vez em quando, por algumas horas. Isso, claro, desde que você deixe tanto o pet quanto a casa preparados para passar o tempo na sua ausência.

Deixar cachorro sozinho causa ansiedade tanto pra ele quanto para você. Para amenizar a situação, acostume o pet desde filhote a passar um tempo sozinho. Para isso, comece treinando entrar e sair de casa sem fazer alarde e, aos poucos, aumente o tempo que você fica fora. Isso ajuda o pet a ver a situação como algo mais natural.

Como preparar o pet para ficar sozinho

Mesmo que você tenha o costume de deixar seu cachorro sozinho em apartamento, saiba que, para ele, não é nada agradável passar horas a fio sem companhia ou sem ter o que fazer.

Portanto, ainda mais nos casos em que você vai passar muitas horas fora de casa, é fundamental “preparar o terreno” para que seu amigo possa se divertir na sua ausência. Preparamos algumas dicas:

1. Não dê comida ao pet antes de sair de casa

A maior parte dos tutores acredita que dar comida é uma das primeiras coisas a serem feitas antes deixar o cachorro sozinho em casa. Ao mesmo tempo, é comum a sugestão de usar brinquedos recheáveis para distrair o cão quando ele estiver sozinho.

Mas, se o pet estiver com a barriga cheia, que motivação ele vai ter para procurar alimentos enquanto brinca? Por isso, quando for sair de casa, experimente não dar ração e, ao deixar o cachorro sozinho no apartamento, coloque o alimento em um brinquedo interativo, deixando para entregá-lo ao pet imediatamente antes de sair.

2. Equipe a casa com diferentes tipos de brinquedo

Então, você vai passar muitas horas fora de casa e lembrou de deixar um brinquedo recheado com ração para distrair o pet. Mas o que ele vai fazer quando já estiver alimentado?

Assim como nós, os cães também perdem o interesse nas atividades repetitivas depois de um tempo. Portanto, ao deixar o cachorro sozinho em apartamento, pense que ele pode ficar entediado e começar a adquirir lambedura das patinhas ou destruição da casa.

Então, garanta que ele tenha com o que se distrair. Para isso, aposte em diferentes mordedores e quebra-cabeças.
Agora que você já sabe o que fazer antes de deixar cachorro sozinho em apartamento, não deixe de providenciar tudo para que ele fique entretido na sua ausência! Se precisar de alguma coisa, é só passar na Petz mais próxima a você!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

24 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago