A corrida é um exercício que pode ser praticado de forma simples e, mesmo assim, traz muitos benefícios. E há forma melhor de se exercitar do que com seu melhor amigo ao lado? Por isso, muitas pessoas passaram a correr com cachorro para levar um toque especial para o treino.
No entanto, há diversos cuidados a serem tomados antes de começar a correr com cachorro. Por isso, antes de calçar o tênis, vestir a roupa de ginástica e pegar a guia, conheça melhor o processo de praticar corrida com os pets a seguir.
Apesar de ser uma prática muito positiva entre humanos, nem sempre a corrida traz benefícios para os cães. Isso pode acontecer por vários motivos. Alguns cães, como os Galgos Ingleses, são feitos para a corrida.
Podendo chegar a 72 km/h, são a raça de cão mais rápida do mundo! No entanto, a mesma regra não vale para outras raças, como Pugs e Bulldogs Franceses. Isso porque esses pets têm o focinho achatado e não conseguem liberar calor pela respiração muito bem.
Outro ponto que influencia na hora de decidir se fazer corrida é realmente o melhor exercício para o seu peludo é o peso do cão. A corrida não é recomendada como forma principal de emagrecimento para cachorros. Cães com sobrepeso podem forçar muito suas articulações e acabar criando fraturas ao praticar o exercício.
Além disso, deve-se ter certeza de que o pet está saudável para começar a praticar corrida. Portanto, é de suma importância que o tutor leve o peludo a uma consulta no médico-veterinário antes do início do exercício e mantenha check-ups constantes.
Se o médico-veterinário deu sinal verde para começar a correr com o peludo, agora é hora de entender como fazer corrida da melhor forma. Mesmo que seu cão seja um exímio atleta, são necessários cuidados.
Primeiro, entenda o ritmo e os limites de seu peludo. Não espere que o cachorro te acompanhe em corridas grandes logo de cara. Assim como nós, humanos, eles precisam de um período de treino e adaptação para evoluir a rotina.
Por isso, comece com uma corrida leve e perceba quando o pet começa a cansar. Esse é o momento de parar, descansar um pouco e fazer o caminho de volta andando. Leve sempre ração, água e petiscos para hidratar e estimular positivamente o cão.
Além dos preparos iniciais que pontuamos acima, existem hábitos durante o exercício que devem ser criados, para o bem-estar do cão e do tutor. Um deles é evitar os horários mais quentes do dia. Procure sempre correr cedo pela manhã ou no fim de tarde.
Procure fazer pausas durante a corrida e procurar a sombra. Se for praticar o exercício durante a noite, utilize roupas reflexivas tanto em si quanto no pet, para sinalizar corretamente que vocês estão ali.
Por fim, utilize uma coleira para correr com cachorro e guia adaptada que se conecta à sua cintura. Assim, você preserva sua postura ideal e garante a segurança do seu cão e das pessoas em volta. Escolha um local calmo para praticar o exercício com tranquilidade.
Agora é hora de escolher o tênis, vestir roupas leves e pegar a guia! Gostou de saber como correr com cachorro? Então, descubra ainda mais dicas de bem-estar com os bichinhos aqui, no blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…