Os gatos são animais muito higiênicos e não gostam de sentir nada preso nos seus pelos nem de sujar os bigodes. Eles estão sempre se lambendo para se manterem limpinhos. Mas vez ou outra podem ser acometidos por parasitas. Então, é necessário saber como tirar pulga de gato e eliminar o problema.
As pulgas não são bichinhos inocentes. Além da coceira intensa que podem causar nos bichanos, elas também podem transmitir doenças e causar alergia. Então, para aprender como tirar pulga de gato e prevenir uma futura infestação, confira as dicas a seguir.
Entender como a pulga se multiplica é fundamental para aprender como tirar pulga de gato, pois esse parasita passa a maior parte da vida no ambiente, e não no animal — como muitos tutores imaginam.
O ciclo de vida da pulga de gato engloba quatro fases: ovo, larva, pupa e adulta. A pulga adulta deposita seus ovos no pelo do pet e, à medida que o bichano anda pela casa, chacoalha seu corpo e se lambe, os ovos caem no chão. Ou seja, pode haver ovos de pulgas em todos os ambientes em que o gato esteve.
Os ovos eclodem e saem as larvas que se escondem no ambiente onde a luz solar não penetra, principalmente em frestas, embaixo dos móveis e até mesmo nos móveis de tecido, como sofá, tapetes e camas. Entre sete a 15 dias, as larvas amadurecem e se tornam pupas.
As pupas são casulos formados pela larva capazes de sobreviver até 6 meses no ambiente. Quando encontram um lugar favorável, elas amadurecem mais uma vez e se tornam pulgas adultas, que, ao encontrarem o pet, se alimentam do seu sangue e reiniciam o ciclo.
Como visto, para tirar pulga de gato, é preciso não só acabar com as pulgas adultas que estão no pelo do pet, mas também com as formas imaturas que se encontram no ambiente. Veja estas dicas para acabar com o problema:
O primeiro passo para pensar como tirar pulga de gato é identificar se seu amigo está infestado. A fofa pelagem dos bichanos pode servir de camuflagem para esse parasita que, muitas vezes, passa despercebido. Os principais sinais são:
Os sinais acima são identificativos de infestação de pulga, e o que mais surpreende são os pontinhos pretos por toda pelagem do bichano, podendo confundir os tutores. Esses pontinhos são fezes de pulgas que se parecem com terra ou sujeira. Se os ver, é preciso aprender como acabar com pulgas imediatamente.
Existem muitas opções de como tirar pulga de gato, mas sempre converse com o médico veterinário para escolher o melhor produto e a maneira mais eficaz para acabar com esse problema. Cada produto tem seu mecanismo de ação e duração; por isso, o tratamento é individualizado. Veja as opções:
Os comprimidos são um método seguro e eficaz. Sua atuação é de dentro para fora, matando as pulgas quando elas sugam o sangue. Como os bichanos adoram se lamber, o comprimido tem suas vantagens. Nada é aplicado na pele, então não há riscos de ingestão acidental.
A pipeta é o produto mais utilizado para tirar pulgas de gato filhote e adulto. Trata-se de um líquido que é aplicado na nuca do pet, de forma que ele não consiga alcançar o produto. O conteúdo é absorvido pela pele, matando as pulgas em pouco tempo.
As coleiras estão entre os métodos mais tradicionais de como tirar pulga de gato. Seu funcionamento é semelhante ao da pipeta. O produto é espalhado pela pele e, aos poucos, mata as temidas pulgas.
Além de acabar com as pulgas, os shampoos ainda deixam o pet limpo e cheiroso! Lembre-se, entretanto, que muitos bichanos não gostam de tomar banho. Por isso, se preferir utilizar um shampoo antipulga, recomenda-se buscar um local especializado.
Remover as pulgas do gato utilizando um método seguro pode ser um alívio. Entretanto, a guerra contra os parasitas continua! Isso porque não basta saber como tirar pulga de gato, mas também limpar o ambiente para se livrar de vez das visitantes indesejadas. Portanto:
Agora que você já sabe como matar pulgas do gato, o melhor a fazer é prevenir futuras infestações. Por sorte, hoje em dia, há muitos medicamentos e produtos que facilitam o controle de parasitas.
As pipetas e os comprimidos têm efeito residual e protegem o bichano por 30 dias em média (variando de acordo com o produto). Por isso, esses métodos devem ser utilizados regularmente, de acordo com o prazo de duração de cada um. Converse com o médico veterinário para escolher a melhor maneira de prevenção para o seu bichano.
Mantenha também uma boa higiene dos acessórios do pet, procure por fezes de pulgas ou pulgas adultas no pelame do gato e evite o acesso à rua e o contato com animais que não recebem controle de pulgas.
Controlar infestação de pulgas pode ser trabalhoso, mas, seguindo as dicas de como tirar pulga de gato e do ambiente, é possível acabar com o problema. No site da Petz, você encontra todos os medicamentos e produtos para cuidar do seu bichano!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…