Coça daqui, coça dali: é um “coça-coça” sem parar! Seu bebê de quatro patas está assim o dia inteiro? Então, descubra com a gente como tirar pulga de cachorro filhote para acabar com esse sofrimento!
As pulgas são capazes de tirar o sono de qualquer tutor (e do pet também!). Fora o incômodo que causam com a coceira sem fim, esses insetos ainda podem transmitir doenças para o peludo — por isso é tão importante que o tutor saiba como tirar pulga de cachorro filhote.
Antes de aprender como tirar pulga de cachorro, é necessário entender o que a infestação de pulgas pode causar no cachorro se não for combatida corretamente. Pense que os cães muito novinhos ainda não consolidaram os anticorpos, por isso, a atenção precisa ser redobrada. A primeira coisa a saber é que a pulga se alimenta do sangue do cachorro.
No caso dos filhotinhos, o principal problema que a infestação de pulgas pode causar é a anemia associada à perda de sangue. Além disso, a saliva da pulga inoculada no ato da picada provoca reação alérgica e muita coceira. Por isso, antes de encontrar feridinhas, é bom já começar o tratamento.
Não encare o problema de pulga em filhote de cachorro como algo que pode ser ignorado. A situação é urgente e vale o bem-estar do seu bichinho de estimação. Sendo assim, é necessário ter cuidado!
Como acabar com pulga em filhotes de cachorro? A primeira coisa que pensamos quando vemos pulgas em nossos cães é comprar imediatamente um antipulgas. No entanto, em se tratando de filhotes, algumas regras precisam ser seguidas.
Essas regras existem para evitar intoxicações em cães muito novinhos, devido à superdosagem do produto, que mata as pulgas. Assim, para usar um antipulgas em filhotes, é preciso seguir as orientações que estão na bula do medicamento.
A maioria dos produtos de uso oral só é indicada a partir de oito semanas de idade. Já alguns dos produtos de uso tópico podem ser usados a partir de seis semanas. Em ambos, é preciso respeitar um peso mínimo do animal.
Então, como tirar pulga de cachorro recém-nascido ou com poucas semanas de vida? Existem produtos para esses bebês, mas eles devem ser prescritos por um médico-veterinário para que não prejudiquem a saúde dos peludinhos.
Retirar as pulgas não é uma forma eficiente de como tirar pulga de cachorro filhote. Isso acontece devido ao ciclo de vida desse inseto. Ao contrário do que muitos pensam, a maioria das pulgas vivem no ambiente, e não no pet.
Pode parecer estranho, mas é isso mesmo. A pulga só sobe no cachorro quando precisa se alimentar. Ela o pica, suga seu sangue, e depois vai para o chão, móveis, tapetes e frestas que encontra para viver.
Sendo assim, retirar as pulgas que vemos no filhote não é eficiente, porque outras subirão. O tratamento da puliciose (infestação por pulgas) deve ser feito de maneira que afete tanto os parasitas que estão no cachorro quanto os que estão no ambiente.
Enfim, a pulga é um problema ambiental que atinge os animais, não o contrário. Assim, tratar o espaço é arrancar o mal pela raiz, evitando que esse problema volte rapidamente. Então, não deixe de procurar o veterinário para que ele indique um inseticida que não prejudique os animais da casa.
Existem muitas receitas caseiras que ensinam a tirar pulga de cachorro filhote. Algumas são tentadoras, pois utilizam itens encontrados em casa. Porém, ser um tutor responsável é não optar pelo mais prático, mas pelo mais eficaz e seguro à saúde do pet.
Por isso, um método caseiro que explica como tirar pulga de cachorro filhote, como a utilização de vinagre, não deve ser cogitado, ok? Um dos motivos é a falta de eficiência, já que a substância não consegue matar nem as pulgas, nem os ovos.
Como a sua intenção é aprender como matar pulga de cachorro sem fazer mal para ele, opte pelas orientações comprovadas e testadas pelos fabricantes e profissionais de saúde animal.
As doenças transmitidas pelas pulgas podem ser graves e fatais. Quem nunca ouviu falar da Peste Negra, que na Idade Média dizimou quase dois terços da população europeia? Ela é transmitida pela pulga que pica um rato contaminado e que, depois, pica um humano.
E a tênia dos cães e gatos, você conhece? Seu nome científico é Dipyilidium caninum e ela também é transmitida pelas pulgas, com um agravante: pode ser uma uma zoonose, ou seja, os humanos também podem pegar essa doença, embora de ocorrência muito rara na espécie humana. Por isso, a vermifugação deve ser feita quando ocorre a puliciose.
Conte conosco na luta contra os parasitas! Além de ensinar como tirar pulga de cachorro filhote, a loja da Petz tem tudo o que é necessário para os amigos de quatro patas ficarem felizes e saudáveis, inclusive os bebezinhos. Aguardamos você!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…