Uma situação bem comum entre cadelas que não são castradas é a gravidez psicológica. Embora muitos pets apresentem essa condição, saber reconhecer os sintomas e como secar o leite de cadela com gravidez psicológica é fundamental para o bem-estar e a saúde da fêmea.
Quando a cadela apresenta gravidez psicológica, ocorrem várias mudanças emocionais e físicas em seu organismo que acabam atrapalhando o dia a dia do pet e também da família. Além disso, a gestação psicológica compromete a saúde da sua amiga de patas, caso o leite fique empedrado
Deu para ver que saber como secar o leite de cadela com gravidez psicológica é extremamente necessário, certo? Então, veja mais sobre o assunto no texto a seguir!
A pseudociese, ou gravidez psicológica de cachorro, como é comumente chamada, é uma alteração hormonal que ocorre em fêmeas próximo ao período do cio.
O cio das cadelas é o momento de cópula, em que ocorrem mudanças endócrinas que preparam o corpo da fêmea para cruzar e, então, manter uma futura gestação, seguida do parto e do pós-parto.
No caso da gravidez psicológica em cadelas, essas mudanças hormonais ocorrem quando o pet, mesmo que não tenha se relacionado com nenhum macho, acaba apresentando sinais como se estivesse gestante ou amamentando.
Muitos tutores querem aprender mais sobre o assunto, afinal, essa produção é um dos sintomas mais comuns e mais fáceis de perceber. Entretanto, outras alterações ocorrem na pseudociese. Geralmente, elas se iniciam entre seis e 12 semanas após o cio.
Confira os sintomas e veja como identificar gravidez psicológica canina, lembrando que a fêmea em questão pode apresentar todos ou somente um desses sinais:
Antes de aprender como secar leite da cadela, é muito importante que haja certeza de que a fêmea não está realmente gestante. A grande maioria dos casos de pseudociese é facilmente identificada clinicamente pelo médico-veterinário, principalmente se não houve nenhuma possibilidade de cruzar com o macho.
Porém, há casos em que foi observada a cópula e, ainda assim, o tutor tem dúvidas se existem filhotes. Saiba que também é comum cadelas cruzarem, mas, por algum motivo, não engravidarem e desenvolverem gravidez psicológica.
No último caso, somente o médico-veterinário poderá examinar pela palpação e até pedir exames de imagem, como ultrassom ou radiografia. Assim, ele terá certeza de que trata-se de uma gravidez psicológica.
Ao desconfiar ou receber o diagnóstico de pseudociese, é extremamente importante adotar medidas e saber como secar o leite de cadela com gravidez psicológica. Isso porque, se nada for feito, podem ocorrer complicações.
O principal risco associado à produção de leite sem que haja amamentação é o desenvolvimento de mastite, caracterizada pela inflamação dolorosa das glândulas mamárias. Entre os sintomas de problemas nesse sentido, estão: endurecimento, dor nas mamas, febre e presença de secreções com sangue ou pus.
A cadela nessa situação também pode deixar de se alimentar corretamente, dormir e brincar, o que agrava seu quadro de saúde. Portanto, é muito importante fazer o tratamento imediato da gravidez psicológica.
Assim que o médico-veterinário identificar a gravidez psicológica em associação à produção de leite, prescreverá uma medicação que causará algumas alterações hormonais. Isso é feito para que o leite seque e a pseudogestação seja interrompida.
É importante lembrar que somente o médico-veterinário poderá orientar como administrar a medicação para o pet, calculando a dose exata para a sua amiga de patas. Em casos de mastite, pode ser necessário uso de antibiótico e anti-inflamatório.
Além das medicações, o tutor pode adotar medidas para ajudar a secar o leite da cadela. São medidas de manejo, como retirar brinquedos ou bichinhos que ela possa associar a um filhote, “adotando-o”, além de evitar a lambedura das mamas, pois isso estimula a produção de leite.
Quando a cadela apresenta gravidez psicológica, é necessário tratar o problema, mas é bem provável que, nos próximos cios, ela volte a apresentar o mesmo quadro. Sendo assim, a solução definitiva é a castração.
Quando a fêmea é castrada, retiram-se os ovários, principais órgãos secretores de hormônios sexuais. Ao ser retirado, não haverá mais estímulo nem descontrole hormonal, evitando de forma eficiente e definitiva a pseudociese. Além disso, a castração pode prevenir tumores de mama e outras doenças do trato reprodutivo.
Agora você já sabe como secar o leite de cadela com gravidez psicológica. Ainda assim, não deixe de levar sua melhor amiga para uma consulta com o médico-veterinário. Para mais conteúdos sobre a saúde do seu animal de estimação, confira o blog da Petz.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…