Como montar um aquário? Confira essas orientações!
Publicado em 22 de outubro de 2024Tempo de leitura: 5min
Ter um aquário em casa é estar mais próximo de espécies de animais extraordinárias, além de ser um item de decoração que deixa o ambiente ainda mais harmonioso. Por outro lado, há quem seja apaixonado por aquarismo, mas não exerça esse hobby por não saber como montar um aquário.
A boa notícia para os iniciantes é que a montagem de aquário pode ser feita de maneira simples. Seguindo algumas dicas do artigo abaixo, você terá um lindo aquário, com novos moradores em casa. Confira!
Passos antes de montar o aquário
Antes de aprender como montar um aquário, saiba que essa atividade, além de deixar o lar mais bonito, traz benefícios à saúde. Está comprovado que cuidar dos peixes e observá-los no dia a dia traz mais tranquilidade e bem-estar.
Entretanto, para que o aquário em casa não vire uma dor de cabeça no futuro, é importante compreender o investimento e os cuidados que o aquarismo exige. Afinal, é preciso comprar os itens necessários, adquirir os animais e mantê-los em um ambiente limpo e saudável.
Lembre-se de que a estrutura do aquário, ou seja, os itens que irão dentro, também devem garantir a segurança dos peixes e a melhor qualidade da água. Investir em bons equipamentos para isso é também uma forma de economia. Assim, você não precisará trocar a água com tanta frequência e garantirá a saúde dos animais.
Atente-se ao tempo necessário para cuidar bem dos peixes. Por menor que seja o aquário, os animais precisam ser alimentados, pois podem adoecer ou procriar. De tempos em tempos, também será importante fazer a higienização do aquário. Seguindo as dicas como montar um aquário, tudo ficará mais simples.
Defina o orçamento e o tipo de peixe
Há quem deseje aprender como montar um aquário simples e barato, ja outros preferem um aquário mais elaborado. Antes de optar por um ou por outro, defina o orçamento que pretende gastar e o tipo de peixe que deseja ter.
As diferentes espécies de peixes variam nos padrões de alimentação, comportamento e tamanho. Sendo assim, algumas precisam viver em grupos, outras, isoladas. Portanto, os itens e o tamanho do aquário vão variar de acordo com a espécie que você pretende criar, e isso impactará no orçamento disponível.
Além disso, há diferenças em como montar um aquário marinho e como montar um de água doce. Cuidar de peixes de água salgada pode ser mais trabalhoso, pois exige mais dedicação na manutenção do aquário e investimento.
O tamanho do aquário
O tamanho do aquário irá depender da espécie de peixe escolhida e de quantos exemplares você deseja ter. Para quem ainda está aprendendo como montar um aquário, recomenda-se um tanque de até 90 litros e com peixes conhecidos por serem mais resistentes.
Após escolher o tamanho do item e o peixe, veja onde irá deixar o aquário. O local deve ser longe da luz solar direta e próximo a tomadas para o funcionamento dos equipamentos do aquário.
Filtragem
Um sistema de filtragem é um item de suma importância para quem está aprendendo como fazer um aquário de água doce ou salgada. O aquário deve ser um ambiente mais próximo possível do ambiente natural dos peixes, então, deve-se criar um ecossistema saudável.
O filtro garantirá a qualidade da água, tornando-a apta para a sobrevivência dos nadadores. Existem vários modelos de filtragem, cada um mais adequado para um tamanho do tanque e quantidade de peixes.
Iluminação
Assim como o filtro, existem alguns tipos de lâmpadas para aquário. A iluminação é algo fundamental para o conforto e bem-estar dos peixes. Além disso, a iluminação do aquário pode influenciar no comportamento do animal, já que luzes artificiais aliviam o estresse dos pets.
Cuidado: o período de iluminação não deve ultrapassar dez horas diárias. Se ocorrer por mais tempo, o peixe pode apresentar um comportamento negativo, e o aquário tende a acumular algas.
Temperatura
Existem peixes que gostam de água fria, outros, de temperatura mais amena. Por isso, é importante estar atento à temperatura da água e garantir o bem-estar e a sobrevivência dos animais. Ter um termostato e um termômetro ajuda a regular e a medir a temperatura da água.
Qualidade da água
Além de regular temperatura, filtragem e iluminação, a água deve estar com o pH e os níveis de amônia, nitrito e nitrato do seu aquário para garantir a qualidade da água e as melhores condições para seu peixe.
O pH, entretanto, varia de acordo com a espécie. Enquanto isso, os níveis de amônia e nitrito devem ser iguais a zero, pois são prejudiciais à qualidade da água e à saúde do peixe. Em lojas especializadas, é possível adquirir kits para mensurar esses níveis.
Substrato e decoração
Agora você já sabe como montar um aquário, mas não se esqueça da decoração e do substrato. Castelos, plantas artificiais ou naturais, além de embelezar, são garantias de um bom ecossistema e esconderijo para os peixes. O substrato pode ser de pedrinhas, cascalho, areia ou até uma mistura de todos!
Aprender como montar um aquário não é tão difícil e pode ser uma atividade muito prazerosa. Se você tem interesse nesse assunto, não deixe de acessar o blog da Petz e conferir mais sobre o mundo dos peixes!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário