Bem-Estar

Como limpar orelha de gato sem traumas para o bichano!

Publicado em 11 de julho de 2024

Tempo de leitura: 5min

Na maioria das vezes, os tutores de bichanos não se preocupam tanto com a higiene dos pets. Afinal, os felinos tomam banho sozinhos! Porém, há uma tarefa que todo gateiro deve aprender: como limpar orelha de gato!

Gato se pendurando em pé num portão.

As linguadas dos gatinhos não alcançam todas as áreas das orelhas. Por isso, pais e mães desses pets devem estar atentos. Remover o excesso de sujeira com certa regularidade é importante para evitar fungos, parasitas e infecções. Quer aprender como limpar o ouvido felino? Continue a leitura!

1. Separe o material necessário

É importante deixar tudo à mão para não ter que buscar algo no meio do processo, assustando o bichano. Ter os itens necessários por perto agiliza a limpeza dos ouvidos, minimizando o estresse do pet. Você vai precisar de:

  • uma loção de limpeza de ouvidos ou um removedor de cerúmen para gatos sem perfume;
  • algodão limpo e seco.

Outra dica importante de como limpar a orelha de gato é amornar a loção de limpeza antes de começar o procedimento. Assim, o felino fica mais confortável ao sentir o produto em contato com a pele do ouvido. Se o conteúdo estiver gelado, pode assustar ou incomodar o pet.

2. Escolha o cantinho da limpeza de ouvidos

Faça da limpeza dos ouvidos algo frequente — gato adora rotinas. Acostume-o desde pequeno a ser manejado. Além disso, escolha um lugar calmo e tranquilo da casa para o momento de higienização.

Procure fazer a limpeza sempre no mesmo horário. Ofereça um petisco saboroso ou um pouco de sachê para acalmar o pet. Isso faz com que ele associe todo o processo a algo positivo.

3. Deixe seu pet seguro e relaxado

Deixar seu pet seguro e confortável durante o processo de limpeza é muito importante. Isso faz com que ele sinta que o processo é para o bem dele, e que mexer na orelhinha não precisa ser desagradável.

Uma boa forma de deixar seu amigo seguro é fazendo carinho com uma boa dose de cafunés! É bem mais fácil limpar a orelha do gato quando ele está confortável! Outra dica é usar feromônios sintéticos, que são produtos com cheiros relaxantes para os felinos.

Gato com pelos rajados e cima de um sofá.

4. Comece a limpeza

Agora é a hora! Com todos os passos anteriores feitos, comece a limpeza pelas orelhas. Molhe o algodão com o produto de limpeza. Confira a temperatura da loção. Ela deve estar agradável ao toque: nem muito quente, nem muito fria.

Passe o algodão nas orelhas do pet delicadamente fazendo movimentos que lembram a própria lambedura do animal. Isso vai deixá-lo mais confortável. Não esfregue ou aperte a pele do gatinho.

5. Tenha cuidado ao higienizar o ouvido

A higienização das orelhas é mais fácil, já que a região é externa. No entanto, a limpeza do ouvido de gato pode ser mais difícil porque essa estrutura é interna e, portanto, mais delicada.

O primeiro ponto que o tutor precisa saber é que não tem como machucar o tímpano do gato, pois ele está localizado em uma região bem profunda. Mesmo com cotonetes, não é possível atingi-lo. Sabendo disso, é possível higienizar com mais tranquilidade, mas também com gentileza.

O segundo ponto é que é preciso colocar um pouco da loção no ouvido do bichano e massagear. Por isso, é importante aquecer levemente o produto, evitando que o pet sinta algo gelado escorrendo na pele.

Feito isso, passe o algodão com o removedor de cerúmen dentro do canal auditivo, fazendo movimentos circulares. Puxe a sujeira para fora, sempre de forma gentil e delicada, para não machucar ou assustar o pet. Pronto, você aprendeu como limpar orelha de gato!

6. Considere a necessidade de atendimento profissional

Limpar ouvido de gato é um processo comum que deve ser feito, em média, a cada mês ou sempre que necessário, segundo especialistas. O ideal é ficar de olho em seu filho de patas.

Se a orelha do seu amigo estiver muito suja ou com secreção grossa e escura, é necessário buscar a ajuda de um profissional. Algumas doenças, como a sarna de ouvido, causam excesso de sujeira nessa região. Nesses casos, o especialista pode verificar a saúde do seu gatinho e indicar o tratamento correto.

Com esses seis passos sobre como limpar orelha de gato, você pode deixar seu pet mais limpinho, seguro e saudável! Lembre-se de que cuidar da higiene do gatinho é muito importante em uma tutoria responsável!

Otite: saiba como identificar o problema!

A otite em gatos é uma doença dos ouvidos. Infelizmente, esse é um problema frequente, especialmente em bichanos que acessam a rua. Como a orelha de gato sempre fica muito exposta, é comum que parasitas e objetos alojem-se nela, causando infecções. Alguns sinais desse quadro são:

  • sujeira na orelha;
  • secreção grossa e escura;
  • ouvido de gato sujo e com mau cheiro;
  • coceira;
  • vermelhidão;
  • machucados atrás das orelhas.

Então, se você notar qualquer um desses sintomas no pet, busque ajuda de um profissional capacitado. Ele pode examinar de perto a saúde de seu amigo e recomendar o tratamento adequado. O veterinário também explica como limpar ouvido de gato com otite adequadamente.

Gato cinza deitado no colo da tutora.

Agora que você aprendeu como limpar orelha de gato, pode oferecer mais segurança e saúde para seu filho de patas! Conte com as lojas da Petz nesse projeto. O catálogo tem os melhores produtos para a higienize do bichano. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog