Como ganhar a confiança de um cachorro? 7 dicas para melhorar a convivência!
Publicado em 16 de agosto de 2021Tempo de leitura: 5min
Quando estamos esperando um novo amigo de quatro patas, é normal se perguntar como ganhar a confiança de um cachorro! Afinal, a ansiedade é grande para brincar e se divertir com o peludo, não é mesmo? Entretanto, alguns pets podem ter personalidades fortes e, com isso, nem sempre a aproximação é fácil.
Pensando nisso, conversamos com uma especialista em comportamento pet que explicou o tema com todos os detalhes! Continue lendo para aprender sete dicas de como ganhar a confiança de um cachorro!
1. Atenção ao contato visual
O primeiro passo de como conquistar um cachorro arisco se inicia antes mesmo das brincadeiras. É o que explica a Dra. Katia de Martino, médica-veterinária comportamental da Petz. “Evite o contato visual nos primeiros momentos”, afirma a especialista.
Essa recomendação pode parecer estranha, mas precisamos lembrar que, para os pets, as relações são um pouco diferentes! Os olhares intensos podem ser encarados como um desafio e, com isso, aquele cachorro pouco amigável pode acabar causando um acidente. Por isso, se você percebeu que o peludo está com cara de poucos amigos, evite forçar os olhares.
2. Prefira lugares tranquilos
Quando você quer conhecer alguém, como você imagina o cenário ideal? Um lugar movimentado e cheio de barulho ou um local tranquilo, onde os dois podem conversar com calma? Para os pets é a mesma situação! Barulhos e movimentações são estímulos para os peludos.
Assim, um local muito agitado pode ser estressante. “Geralmente, lugares com menor circulação, menos agitação e menos ruído externo fazem com que o cão fique mais confortável”, comenta a Dra. Katia. Nesse sentido, quando receber o pet em sua casa, tente deixar o espaço o mais tranquilo possível!
3. Dê tempo ao pet
Para quem deseja aprender como fazer o cachorro gostar de você e como ganhar a confiança do pet, essa dica é fundamental: respeite o tempo pet! As interações forçadas podem ter resultados catastróficos em uma relação com um cãozinho.
Além disso, a Dra. Katia explica que, após um tempo, o próprio pet irá procurar um contato. “Alguns cães conseguem ter esse contato mais rápido, outros, mais demorado”, comenta a veterinária. O importante é respeitar o tempo do seu amigo. Espere que o peludo se aproxime naturalmente, depois, continue com os próximos passos!
4. Invista em reforço positivo
Outra dica essencial para quem deseja aprender como ganhar a confiança de um cachorro está no reforço positivo! Essa é uma prática simples que ajuda tutores em diversas ocasiões. Basta dar um agrado para seu peludo quando ele tiver um comportamento adequado.
Na prática, funciona assim: se o cachorro está com uma postura mais amigável, ofereça um petisco especial. Dessa forma, em breve ele estará brincalhão e carinhoso!
A Dra. Katia reforça a importância dessa técnica: “Somente o trabalho com reforço positivo pode ajudar na melhora da relação. Ela é uma ferramenta com a qual seu cão irá aprender sempre de uma forma prazerosa”. Em outras palavras, o reforço positivo é a chave para ganhar o coração do seu pet!
5. Estimule o esforço mental
Brincadeiras e atividades também ajudam na hora de ganhar a confiança de um cachorro. Além disso, os passeios também são excelentes, pois ajudam a desestressar! Realizando essas práticas regularmente, o pet se sente mais seguro e, consequentemente, em breve estará mais amigável.
A Dra. Katia lembra, ainda, que as brincadeiras com estímulos mentais são excelentes para ganhar a confiança de um cão. Nesse sentido, o indicado é investir em enriquecimento ambiental. Geralmente, esses brinquedos e atividades oferecem recompensas após o peludo cumprir um desafio.
Essa prática é excelente, pois trabalha com os instintos de caça dos cães! Você pode encontrar acessórios para enriquecimento ambiental na Petz mais próxima de você.
6. Saiba entender os sinais do pet
Você não precisa falar “cachorrês” para entender os sinais do seu amigo! Quando um pet está desconfortável, ele encontra maneiras de deixar essa mensagem bem clara. Se o peludo estiver encolhido, fugindo, rosnando ou com o rabo baixo, o melhor é terminar qualquer tentativa de contato.
“Quando o cão não tem rota de fuga — ou seja, ele se sente encurralado, sem possibilidade de fugir —, forçar uma interação, como passar a mão, pode levar a acidentes”, afirma a Dra. Katia. Forçar uma interação neste momento, com o cachorro desconfiado, pode resultar em acidentes, além de traumatizar o pet!
E o problema de um contato forçado não está só nas possíveis mordidas. A própria confiança do pet nos tutores pode ficar abalada e, com isso, o desenvolvimento de um relacionamento amigável fica ainda mais difícil. Por isso, se perceber que o peludo está desconfortável, interrompa qualquer tentativa de contato!
7. Consulte um adestrador profissional
Por fim, vai uma recomendação para qualquer tutor de primeira viagem: consultar um adestrador! Esse profissional, especialista em comportamento pet, poderá identificar o cachorro traumatizado e verificar métodos adequados de adestramento, além de evitar o temível xixi fora do lugar!
“Sempre é indicado chamar um adestrador profissional desde a chegada do cão na residência”, afirma a Dra. Katia. Por isso, se quiser saber como ganhar a confiança de um cachorro bravo, consulte um profissional!
As sete dicas acima vão ajudar você a aprender como ganhar a confiança de um cachorro! Lembrando que sempre é recomendado consultar um profissional, especialmente para pets resgatados de situações de vulnerabilidade. O acompanhamento de um adestrador dará segurança e conforto para o peludo com a eficácia de um especialista! Venha conferir outros conteúdos no blog da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário