Sabia que tem como ensinar cachorro a sentar? Essa é uma das práticas mais utilizadas para interagir com os pets caninos. O que talvez você não saiba é que, mais do que uma brincadeira, ensiná-los a atender aos nossos comandos traz benefícios para sua saúde física e mental.
Para muitas espécies, aprender algo novo é sempre um convite para o desenvolvimento. O corpo e a mente são estimulados a saírem da zona de conforto, e isso faz muito bem à saúde. É assim também quando pensamos em como ensinar cachorro a sentar.
Com o cachorro não é diferente — ele exercita a inteligência e fica mais atento ao meio que o cerca. E mais: o adestramento de cachorro pode ser um momento muito prazeroso entre o pet e o tutor, se tornando uma boa oportunidade para um entender a melhor forma de se comunicar com o outro.
Confira a seguir mais benefícios do adestramento para a saúde canina:
Agora que você já conhece os benefícios para a saúde ao adestrar cães, vamos ao ponto-chave da questão: como ensinar cachorro a sentar. Veja a seguir o passo a passo dessa importante tarefa.
Antes de tudo, ter em mãos petiscos para cachorro pode facilitar muito o adestramento. Eles serão a recompensa do seu pet quando ele conseguir executar o movimento. Vamos começar os trabalhos? Confira sete passos de como ensinar cachorro a sentar.
Os cachorros novinhos tendem a aprender mais rápido, mas isso não quer dizer que os mais experientes não tenham capacidade para tal. No caso dos filhotes, por serem mais agitados, os petiscos são essenciais para fazer com que você seja o foco da atenção deles.
Não à toa, os petiscos serão novamente citados. A maneira mais correta é associar o movimento de sentar com uma coisa boa, no caso, as apetitosas guloseimas. Ótima ideia, não é mesmo?
Outra dica é, ao fazer o comando, não optar por palavras grandes. Isso porque o cachorro não entende o significado da palavra, e sim o tom dela. Por isso, uma palavra curta pode ser mais facilmente gravada. Dizer “senta”, sempre com o mesmo tom de voz, já é suficiente quando quiser saber como ensinar cachorro a sentar.
Esse passo pede o método da repetição. Aproxime o petisco do animal a 1 cm de distância e mova a guloseima para cima e para baixo, bem devagar. Repita o movimento até o cachorro passar a acompanhá-lo sem se distrair com estímulos externos.
Com a atenção do seu cachorro voltada para você, chegou o momento de levantar o petisco acima da cabeça do animal. Ao acompanhar o petisco com o olhar, o cachorro naturalmente vai levantar a cabeça e sentar.
Ao perceber que o movimento foi feito, pronuncie com segurança a palavra “senta”. E quando o cão demorar alguns segundos na posição, dê o que ele tanto quer como prêmio.
Para que o animal aprenda o seu comando, ele precisa se sentir bem e nem um pouco acuado. Por isso, o ideal é exaltar os acertos e ignorar os erros. Quanto mais “aplaudido”, mais ele vai querer repetir corretamente o seu comando.
Variar o local também pode ser muito útil. Afinal, o seu objetivo é fazer com que o pet obedeça a sua ordem em qualquer lugar onde vocês estejam, e não apenas na sua casa.
Para o animal gravar o comando, é necessário tempo. Como sabemos que a sua rotina exige outras demandas, por que não receber a ajuda de profissionais especializados em adestramento de cães? No momento em que você estiver fazendo outras tarefas, ele estará dando seguimento à missão.
Esses são os passos básicos para aprender a como fazer cachorro sentar na hora que você quiser. Não esqueça! Geralmente, a mágica não acontece logo nas primeiras tentativas, portanto, tenha calma e respeite o tempo dele.
Com esses sete passos, você vai aprender a como fazer cachorro sentar, seja ele qual for! Quem sabe não descobre mais um talento? Com respeito, paciência e carinho, adestrar cachorro pode ser muito prazeroso.
A Petz tem tudo para te ajudar nesse processo lento e gradual. Lá você encontra variedade de equipamentos e os imprescindíveis petiscos para cachorro, de vários sabores e formatos.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…