Bem-Estar

Como cuidar de um pato? Essa tarefa exige cuidados específicos!

Saber os cuidados que devem ser tomados todos os dias com os bichinhos de estimação é muito importante. Ainda mais quando esse pet é diferenciado, que tal saber como cuidar de um pato? Afinal, é preciso saber tudo sobre eles, né?

Quando se trata de um pato, parece algo fora do comum — e, muitas vezes, é mesmo. É normal pensarmos em bichinhos mais caseiros, como gatos e cães, para serem os pets da família. No entanto, o pato de estimação também pode ser um membro do lar, desde que todos os cuidados sejam feitos.  

Pato de estimação

Apesar de ser um pet fora do convencional, é possível ter um no lar, e saber como cuidar de um pato faz toda a diferença. Isso porque a personalidade da espécie garante uma boa socialização no ambiente, já que ela gosta de estar com os tutores. 

Porém, para que ele se sinta bem e dê tudo certo, é preciso saber como tratar um pato, assim como qualquer outro pet precisa de cuidados. Então, o blog da Petz vai trazer todas as dicas sobre esse assunto. Caso esteja pensando em adotar um patinho, veio ao lugar certo. 

Comportamento

Como dissemos, para saber como cuidar de um pato de estimação você já pode saber que ele é bem-humorado. Repleto de inteligência, ele vai saber a hora que está sendo chamado pelo nome. 

Ele ama brincar e interagir, o ideal é que tenha mais de um pato em casa para que não se sinta sozinho. Até porque ele odeia se sentir solitário, inclusive pela presença dos tutores, por quem tem carinho. 

É possível ensinar truques e brincadeiras para ele, específicas para os patos, e você terá um bichinho adestrado em casa. As crianças adoram essa interação, que faz muito bem para o desenvolvimento delas. 

Ambiente

Será que o pato pode viver em apartamento? Com toda certeza a resposta é não. Isso não seria benéfico ao pato, que precisa de ar livre para caminhar quando quiser, e um laguinho para nadar à vontade. 

Nesse caso, para que o pato pudesse viver em um local pequeno, como um apartamento, seria necessária uma banheira no com água o tempo todo ou, quem sabe, aquelas piscinas pequenas de plástico. No entanto, as rotinas de caminhadas dele deveriam ser cumpridas à risca e regularmente. 

Alimentação

A comida de pato envolve uma dieta baseada em ração. Porém, é preciso tomar cuidado com as quantidades, para que o bichinho não fique com sobrepeso. O veterinário deve indicar o melhor tipo de comidinha junto às porções diárias recomendadas. 

Em geral, eles podem consumir também vegetais, sementes e hortaliças. A opção por insetos e peixes vivos depende do local em que vivem. O ideal seria manter um espaço destinado à vivência do patinho, com lugar para descansar e se abrigar durante a noite com segurança. 

Além de saber o que o pato come, é importante estar ciente sobre a hidratação. A água é fundamental para a qualidade de vida da espécie. Ela precisa estar fresquinha e limpa, com livre acesso para o pet poder bebê-la. Então, é preciso manter todos os requisitos no ambiente em que o bichinho vai viver. 

Outros cuidados com o pato

Saber como cuidar de um pato envolve alguns cuidados específicos, como citamos anteriormente. Alguns deles você vai saber agora e poderá se preparar para recebê-lo. 

Fezes abundantes

Infelizmente, não há uma forma de ensinar o pato a fazer as necessidades em um local específico. Eles defecam bastante em todas as atividades que fazem. É por isso que o ideal é deixá-los ao ar livre, para que possam se aliviar em qualquer lugar e não trazer problemas. 

Gostam de barulho

Da mesma forma que gosta de participar das atividades em família e receber carinho, o pato gosta de fazer barulho. Então esteja preparado para ouvir uma verdadeira gritaria durante as brincadeiras.

Patos filhotes

O que o pato filhote come não é diferente de um adulto. A diferença é na quantidade, que para ele deve ser ainda menor. Outro ponto de cuidado com os pequeninos é a sua acomodação. Eles precisam de um local fechado no início da vida.

Isso tudo para evitar que baixas ou altas temperaturas causem transtornos a eles, já que ainda não conseguem regular a temperatura corporal. Um ambiente mais fechado é o ideal. Sempre supervisione os passos dos pequenos, pois eles ainda não estão completamente prontos para a natação. 

Somente após o nascimento das plumas é que eles estão completamente formados e prontos para qualquer aventura!

Saúde

As consultas com um veterinário devem ser feitas regularmente para que cuide dos patos. As principais doenças geram sintomas nas penas, nariz, olhos, comportamento e nas fezes. É importante estar sempre atento a qualquer alteração para procurar ajuda imediatamente. 

Entender como cuidar de um pato implica os cuidados que devemos ter com todos os bichinhos: dar amor, carinho, atenção e um lar seguro. No mais, o blog da Petz está pronto para te ajudar. Se quiser garantir itens para seu patinho, visite nosso e-commerce e aproveite as ofertas e opções!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

4 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago