Você também tem dúvidas sobre como a calopsita dorme? Esqueça a imagem de um indivíduo completamente relaxado e sem qualquer preocupação na hora de descansar! Na natureza, boa parte dos animais deve estar sempre atenta à presença de predadores à espreita.
Por isso, muitos animais não podem se dar ao luxo de dormir tranquilamente em qualquer posição ou por longos períodos. Diante dessa situação, ao longo da evolução, muitas espécies desenvolveram estratégias curiosas para despertarem e fugirem rapidamente quando fosse necessário.
Especialmente para tutores de primeira viagem, pode ser difícil identificar quando e como a calopsita dorme. Isso porque, diferente do humano, essa ave não se deita na hora de dormir. Ao contrário, ela permanece em pé durante o sono, o que dificulta a tarefa de saber quando está ou não tirando um cochilo.
De acordo com a equipe técnica da área de Safári da Petz, a calopsita dorme em uma posição específica. “Ao dormir, ela recolhe um dos pés e vira a cabeça para trás”, esclarece. Portanto, ao observar que a ave está nessa posição, é recomendado deixá-la quietinha para descansar.
O estudo do sono é uma ciência relativamente recente. Por isso, muito a respeito do que acontece enquanto os humanos dormem ainda é objeto de pesquisa de estudiosos, mas já existem respostas surpreendentes para algumas perguntas.
Por exemplo, é sabido que, durante uma boa noite de sono, o nível de alerta se torna cada vez mais reduzido até chegar à fase de sono profundo, conhecida como REM. Ainda assim, sabe-se que, mesmo nessa fase, os sentidos não ficam completamente desligados.
Daí o fato de uma pessoa acordar, ou ter o sono atrapalhado, ao ouvir um ruído muito alto ou ao ser tocada por alguém. Contudo, é fato que o corpo humano fica bastante relaxado ao dormir.
No caso das aves, por serem presas na natureza, elas não podem ficar tão relaxadas. Do contrário, seria muito fácil para os predadores atacá-las durante as sonecas. Assim, uma das adaptações apresentadas por algumas espécies é o chamado descanso unilateral do cérebro, que justifica como a calopsita dorme.
Ele permite que, mesmo enquanto dormem, as calopsitas consigam manter-se equilibradas no galho em um pé só. Pode parecer estranho, mas é algo relativamente comum na natureza. Em cativeiro, o lugar onde a calopsita dorme tranquilamente é no poleiro.
Entre as espécies que também contam com estratégias inusitadas para descansar sem ficar tão à mercê de predadores, estão os cavalos e as zebras, que contam com um ligamento especial nas articulações, capaz de fixá-los durante o sono. Outros animais, como os crocodilos, dormem com olhos realmente abertos, estratégia diferente da dos peixes, que não têm pálpebras.
Dormir por um tempo prolongado é outro privilégio de algumas espécies de animais, como os seres humanos. Muitas vezes, animais que são presas na natureza tiram várias sonecas ao longo do dia como estratégia de sobrevivência, o que evita que fiquem “dando mole” por um período muito longo, prato cheio para os predadores.
Especificamente em relação às calopsitas, a equipe técnica da Petz explica que elas dormem em intervalos, principalmente, no período noturno, embora também tirem cochilos no meio ou no final do dia.
Porém, engana-se quem pensa que, por isso, elas durmam pouco! De acordo com os especialistas, as calopsitas precisam de 10 a 12 horas de sono por dia para se sentirem descansadas.
Além de aprender como a calopsita dorme, é importante saber que a falta de 10 a 12 horas de soneca é altamente prejudicial para ela, podendo causar estresse e alterações não só de comportamento como de hábito alimentar.
De acordo com os especialistas da Petz, para a calopsita dormir bem, é fundamental oferecer um lugar tranquilo para ela descansar, de preferência ao abrigo da luz. Sabendo que a calopsita dorme de dia, é indicado deixar a gaiola em um local sem luz intensa e grandes movimentações/barulhos. Assim, ela pode descansar tranquilamente.
Nesse sentido, uma recomendação é cobrir a gaiola com um pano durante a noite, tomando o cuidado de escolher um material fresco para não esquentar o viveiro. Lembrando que a rotina da calopsita acordada também pode influenciar a qualidade do sono.
Assim, além de manter a gaiola da ave em um lugar tranquilo, é importante enriquecê-la com recursos que estimulem os comportamentos naturais da espécie, como poleiros e brinquedos que possam ser bicados e descascados.
Uma boa alimentação à base de ração específica para calopsita também é um fator que deve estar na lista de “como cuidar de calopsita”, importante para o bem-estar da ave, o que reflete no sono.
Agora que você sabe como a calopsita dorme, que tal conferir outras curiosidades do reino animal aqui, no blog da Petz? Fique de olho em nossas publicações para mais conteúdos como este e aproveite para deixar sua dúvida no campo de comentários!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…