Em pesquisas sobre quais alimentos são proibidos para cães, alguns dos mais mencionados são o alho e a cebola, mas será que realmente a cebola faz mal para cachorro? Por que ela é tão perigosa? A partir de qual quantidade ela se torna tóxica?
A seguir, confira a resposta para algumas das principais dúvidas dos tutores sobre se cachorro pode comer cebola e descubra como agir em caso de intoxicação.
Ainda que, como mamíferos, seres humanos e cachorros apresentam muitas semelhanças, o funcionamento do organismo é diferente para cada um. Substâncias que são facilmente metabolizadas pelo nosso corpo podem implicar sérios riscos para a saúde do pet — este é justamente o caso da cebola, do alho e da cebolinha.
Por que cebola faz mal para cachorro? Usado diariamente no preparo das nossas refeições, esse vegetal contém uma substância chamada tiossulfato, que, embora inofensiva para nós, é tóxica para cães e gatos.
Entre os efeitos, está a destruição dos glóbulos vermelhos, levando a um quadro de anemia hemolítica. O consumo da substância também está associado a gastroenterites. Por isso, alho e cebola fazem mal para cachorro.
Ainda mais entre tutores com o costume de oferecer a própria comida ao cachorro, é possível que o pet já tenha comido um pedaço de algum alimento preparado com cebola, como restos de arroz, sem apresentar nenhum sintoma grave.
Pensando nisso, muitos se perguntam se não é exagero considerar o alimento proibido para cães. Porém, o efeito de substâncias tóxicas no organismo de cada indivíduo depende de uma série de fatores.
Isso inclui não apenas a quantidade de alimento ingerida em relação ao peso e ao porte, mas também fatores genéticos, estado de saúde e sensibilidade de cada paciente. Uma vez que é muito difícil controlar e prever todos esses fatores, o melhor é evitar alimentos considerados tóxicos.
Em relação ao tiossulfato, estudos sugerem que ele seja mais nocivo em cães de raças de origem japonesa, como Akita e Shiba-Inu. No entanto, todos os cachorros podem apresentar anemia hemolítica após o consumo de alimentos com a substância. Por isso, fique atento!
Agora que você já está ciente do porque cachorro não pode comer cebola, caso seu amigo de quatro patas tenha ingerido o vegetal por acidente, leve-o para uma consulta com médico-veterinário com urgência.
Entre os sintomas de que a cebola afetou o organismo do cachorro, estão: vômito, diarreia, dor abdominal, náusea e salivação excessiva. Porém, se você tem certeza de que o cachorro comeu algo proibido, não espere os sinais aparecerem.
Quanto antes você procurar ajuda, maiores serão as chances do veterinário agir para eliminar as toxinas, diminuindo os efeitos no organismo. Portanto, se alguém perguntar “cebola faz mal para cachorro?”, você já sabe a resposta!
Gostou de aprender um pouco mais do porque cebola faz mal para cachorro? Então, continue acompanhando o blog e as redes sociais da Petz para mais informações que ajudem a assegurar a saúde e o bem-estar do peludo!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…