É muito importante saber reconhecer uma calopsita estressada, e não pensar que a mudança de comportamento da ave é apenas um tipo de birra. Afinal, o estresse em aves pode ser até mesmo uma doença e precisar de tratamento.
Hoje, vamos abordar alguns fatores que vão te ajudar a saber tudo sobre calopsita estressada e como ajudá-la. Confira o artigo e fique por dentro de todas as informações sobre o que fazer com calopsita estressada.
A primeira atitude a ser tomada é acompanhar o comportamento da sua calopsita à procura de mudanças significativas, afinal, essas aves costumam ser dóceis e sociáveis. Veja abaixo uma lista que demonstra o estresse em seu pet:
Se sua ave passou a abrir as asas, se movimentar com frequência de um lado para o outro e arrepiar as penas, pode ser sinal de estresse, e isso deve ser investigado. As calopsitas mansas não têm o costume de ficar nervosas, exceto se houver algum problema.
Elas até gostam de conversar do jeito delas e fazer um certo barulho, mas se for demasiado, pode ser que estejam estressadas. Inclusive, muitas aves passam a soltar gritos para chamar a atenção dos tutores.
Se você tem mais de uma calopsita no viveiro, fique atento se notar a calopsita atacando outras aves. Se isso acontecer, tire-a do local para ela se acalmar, não se machucar ou ficar ainda mais estressada.
A calopsita estressada pode começar a se debater no viveiro, sendo essa uma questão muito grave, pois a ave pode ficar seriamente ferida. Nesse caso, o ideal é acalmá-la em um local seguro e procurar ajuda médica.
Veja se sua ave está se alimentando, pois o estresse em calopsitas ocasiona a perda de peso derivada da má alimentação. Ofereça alimentos novos a ela, como frutas. Se perceber a calopsita tremendo ou com outros sintomas, consulte um especialista.
Outro problema muito sério em calopsitas estressadas é a automutilação. Elas podem começar a arrancar suas próprias penas. Você vai notar falhas, e esse também é um problema que precisa de cuidados, pois pode estar relacionado a doenças.
Calopsitas gostam de brincar, e a falta de atenção pode fazer com que fiquem estressadas. Portanto, dê bastante atenção a elas e compre ou faça brinquedos novos.
Uma calopsita de estimação precisa de companhia, portanto, não a deixe sozinha muito tempo. Se precisar sair, quando chegar, dê atenção a ela. Esses são os problemas mais comuns para perceber se sua calopsita está estressada. Contudo, o acompanhamento do veterinário é indispensável para a boa saúde da sua ave.
Existem algumas atitudes que você pode ter para acalmar a ave, principalmente para ela não se machucar. Confira os pontos a seguir e saiba como acalmar calopsita estressada.
Muitos tutores se perguntam o que a calopsita come. Você pode oferecer a ela um mix de sementes vendido nos principais pet shops. Além disso, eventualmente, pode combinar algumas verduras verde-escuras e legumes. Dentre as frutas preferidas das calopsitas estão banana, mamão, pera e maçã — neste caso, tire as sementes.
Troque com frequência a água do viveiro da calopsita. Ela é exigente e gosta de água limpa e fresca. Além disso, é um fator importante para manter o animal sempre bem hidratado.
Calopsitas são aves e gostam de espaço. Se possível — e com segurança —, deixe-as soltas em casa. É necessário ter os devidos cuidados, como ter janelas com rede e manter o fogão desligado. É importante que elas voltem à segurança do viveiro, mas este precisa ser bem espaçoso.
Tenha sempre mais de uma calopsita ou outra ave em casa. Desse modo, além de não se sentir sozinha, ela vai aprender a socializar, algo muito importante em sua natureza.
O viveiro precisa estar abrigado do sol, do vento e da chuva, portanto, a temperatura precisa ser amena e ambiente. Os pássaros também gostam e precisam do sol da manhã ou finalzinho da tarde. Se possível, acompanhe esses momentos com ela.
Existem diversos brinquedos para calopsita, contudo, você também pode criar alguns. Elas adoram balaços, poleiros e se olhar no espelho (este pode ser adesivo e acrílico). Elas também gostam muito de um desafio feito com arame. Brinquedos e brincadeiras acalmam as calopsitas, deixando-as menos propensas a desenvolver o estresse.
Apesar de todo divertimento, as calopsitas também precisam descansar quando têm vontade. Afinal, elas costumam dormir entre 10h e 12h por dia. Para elas, não importa se está de dia ou de noite, portanto, respeite seus momentos de sono, mesmo porque isso pode tornar a calopsita estressada.
Hoje você entendeu mais sobre o comportamento da calopsita brava e os motivos pelos quais ela pode ficar estressada. Não se esqueça de oferecer uma alimentação adequada à sua ave e acompanhamento periódico com o veterinário.
Agora que você já sabe os principais fatores para identificar uma calopsita estressada, siga essas recomendações para proporcionar uma rotina mais agradável para o animal. Saiba outras curiosidades e assuntos importantes que envolvem os animais aqui, no blog da Petz!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…