Fofos e engraçados, os cães são uma ótima companhia. Por isso, muitos tutores querem levar seus amigos de quatro patas em todos os lugares. Porém, quando o assunto é locomoção, o transporte de cachorro é sempre uma dúvida.
Afinal, como levar seu amigo no carro? Quais são os métodos seguros? Para responder estas e outras perguntas, convidamos a médica veterinária da Petz Dra. Anna Carolina Massenzi. Acompanhe!
É muito compreensível que você deseje passear ou mesmo viajar com seu peludo. Mas, é preciso ficar atento às medidas de segurança para proteger o animal. Além disso, o transporte irregular de animais pode gerar multas.
Portanto, os especialistas recomendam algumas precauções para o transporte de cães no carro. As duas principais, de acordo com a Dra. Anna Carolina, são:
Estas são as maneiras mais recomendadas, pois além de extremamente seguras, são confortáveis para o cachorro. Por isso, se estiver planejando uma viagem, já sabe: procure uma caixa ou cadeirinha de transporte para cachorro.
A boa notícia é que esses produtos são facilmente encontrados nas lojas da Petz!
Se a dica for para transporte de animais em avião e ônibus, as regras mudam um pouco. Conforme informa a doutora, os cachorros podem viajar dos dois modos.
No caso terrestre, o pet deve estar em uma caixa de transporte e ter um atestado de saúde do veterinário, confirmando que ele está saudável.
Se a viagem for pelos ares, as exigências são maiores. As companhias possuem regras próprias para o transporte aéreo de animais. Por isso, sempre consulte as normas antes de comprar sua passagem.
Pronto, agora que você já sabe como transportar cachorro no carro, é hora de programar a sua viagem. De acordo com a especialista, algumas recomendações básicas podem ajudar a preparar as férias.
“O ideal é que o cão passe por uma consulta antes de viajar”, explica. “Assim, o veterinário pode realizar um check-up na saúde do pet e dar as recomendações corretas, além de verificar a vacinação e vermifugação.”
Além disso, o tutor deve explicar as características do passeio para o veterinário. Dessa forma, ele pode analisar os possíveis riscos e pontos de atenção.
Apesar de ser uma prática muito comum entre tutores, a profissional não recomenda a administração de remédios sem uma orientação médica. “Muitos cachorros apresentam enjoo ao andar de carro”, comenta a especialista.
“Em alguns casos, a medicação é necessária. Porém, qualquer tipo de medicamento deve sempre ser prescrito por um veterinário”, reforça. Por isso, nada de dar remédio para seu amigo. Isso pode apresentar mais riscos que vantagens.
Para terminar, a Dra. Anna Carolina dá algumas dicas para o transporte de cães. Afinal, você quer que seu melhor amigo chegue feliz e tranquilo ao destino, não é mesmo? Segundo a veterinária, algumas recomendações são:
Seguindo essas orientações, você terá uma viagem calma e poderá levar seu cachorro mais vezes de forma confortável. Tem alguma dica infalível para viajar com seu amigo? Conte para nós nos comentários!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…