Quando pensamos em educar o nosso pet, temos sempre que priorizar a paciência, o cuidado, o carinho e o respeito pelo amigo. A maneira como o tratamos, sem dúvida influencia em seu comportamento, portanto, durante o adestramento é muito importante que o proprietário esteja presente nas aulas. Nosso método Adestramento Inteligente é baseado no reforço positivo, o que evita os problemas comuns no adestramento.
Abaixo, seguem alguns mitos e verdades sobre o adestramento:
Idade
Algumas pessoas acreditam que devemos esperar os cães crescerem até o seis meses, no mínimo, para começarmos as aulas. O correto é inicia-las desde cedo, a partir dos 45 dias de vida, pois eles aprendem extremamente rápido as coisas certas, assim como as coisas erradas. Portanto quanto mais cedo, melhor.
Repetição desnecessária
Quando estamos ensinando o cão, temos a tendência de repetir várias vezes o mesmo comando, com a falsa ideia de que, assim, eles entenderão e obedecerão mais rápido, não é mesmo? Mas, você sabia que isso pode resultar em um comportamento contrário? Quando falamos várias vezes em seguida, confundimos o cão e dificultamos o processo de aprendizagem.
O ideal é trabalharmos com um petisco e induzir os movimentos do comando desejado com muita tranquilidade, para que a aprendizagem seja eficaz e traga para ele o prazer em aprender.
Violência
As aulas de adestramento têm que ser agradáveis, gerar prazer, bem-estar e serem harmoniosas tanto para o pet, como para o proprietário. Se utilizarmos a violência, além do pet não entender o comportamento, nem aprender nada com isso, estaremos estimulando a violência e a agressividade nele, o que provocará ainda mais problemas de comportamento.
Espero ter ajudado com essas dicas e desejo bons treinos.
Por Mariana Taioli, adestradora da equipe Cão Cidadão.
Criada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há mais de 15 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…