Se fosse só em noites de lua cheia, a gente até entenderia — ou colocaria a nossa imaginação para funcionar. Mas, muitas vezes, basta ouvir uma ambulância, o latido de outros cães ou passar algumas horas sozinho, que começa o típico lamento. E, então, você já se perguntou por que o cachorro uiva?
Bem característico dos lobos e dos cães, o uivo é natural e, no começo, costuma divertir os tutores. Mas fique atento! Em excesso, o som pode indicar problemas, como dores ou ansiedade por separação. Vamos saber mais sobre o uivo dos cachorros?
De acordo com vários estudos, o uivo do lobo-cinzento é ouvido a quilômetros de distância e pode alcançar, facilmente, 90 decibéis.
“O uivo é utilizado pelo lobo para se comunicar com a alcateia”, explica a médica veterinária comportamentalista Katia De Martino. Nesse sentido, acredita-se que eles façam isso com três objetivos principais:
Os lobos são tão sábios no uso do uivo como forma de comunicação que, durante o período de reprodução, eles, frequentemente, param de emitir esse som! Assim, não denunciam sua localização para possíveis predadores. Fascinante, não é mesmo?
Você pode estar pensando: “Certo, mas se meu cachorro não vive sob ameaça de predadores, por que ele uiva?”. De acordo com a Dra. Katia, parte disso é puro instinto.
“Esse tipo de comportamento dos cães domésticos é herdado dos lobos, e eles usam para se comunicar”, esclarece a especialista.
Não é à toa que raças mais próximas aos lobos, como Akita e Malamute-do-Alaska, tendem a uivar mais.
“Mas há outros fatores, como o pet permanecer muito tempo sozinho, para chamar atenção, quando está ansioso, quando tem algum estímulo muito grande para ele, ou também em caso de algum desconforto, seja físico ou emocional, que podem levar o cão a uivar”, completa a Dra. Katia.
Veja os significados mais comuns de ver um cachorro uivando:
Por isso, se seu amigo anda uivando mais que o normal, não hesite. Leve-o o quanto antes ao veterinário para uma avaliação.
Para resolver o problema, é preciso compreender a linguagem canina. Broncas ou outros tipos de punições nunca devem ser uma escolha. Compromete ainda mais o bem estar do cão, e corre o risco de mascarar sintomas de quadros mais graves. Em vez disso, o primeiro passo é descobrir a causa dos uivos constantes.
Será que seu amigo está assustado? Procure acostumá-lo a barulhos altos, associando-os a momentos prazerosos, como de brincadeiras ou de petiscos. Ele uiva quando fica sozinho? Aposte em brinquedos interativos que possam distraí-lo na sua ausência. Tem comida e água para ele? Criar uma rotina de alimentação ajuda o tutor a lembrar dos horários de cada refeição.
Segundo a Dra. Katia, “sempre que um cão uiva muito, é recomendado procurar um veterinário comportamentalista para entender se é uma causa física ou comportamental.”
Para saber mais sobre como cuidar e garantir o bem-estar do seu pet é só conferir outros posts e adquirir produtos com condições imperdíveis no Pet Shop on-line da Petz. Confira!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…