Monte Verde fica em Minas Gerais, que faz divisa com São Paulo e Rio de Janeiro. Atrai mais paulistas do que mineiros ou cariocas. Isso porque, saindo da capital paulista pela rodovia Fernão Dias, que oferece ótima condição de tráfego, em duas horas e meia se chega nela.
Há cerca de cinco mil moradores no distrito do município de Camanducaia. Na temporada de inverno e nos festivais, 18 mil pessoas lotam os mais de 100 restaurantes e 150 pousadas e hotéis. Ela é menor do que Campos do Jordão e Gramado, e por isso mesmo, mais acolhedora.
Já foi o lugar preferido de casais. Hoje, o público se divide entre os fãs de esportes radicais em meio à natureza, amantes de gastronomia e, claro, os românticos de plantão. Existe um quarto perfil de turistas que promete conquistar o seu espaço: os dog lovers. E a boa notícia é: Monte Verde os vê com bons olhos.
Bem, ainda existem restrições quanto ao tamanho dos cachorros. As melhores pousadas só permitem cães de tamanho P (até 10 quilos), mas este quadro tende a mudar à medida que os hoteleiros entenderem que tamanho não é documento. Há grandões muito bem comportados. O mercado, que cresce de forma expressiva, também será levado em conta na flexibilidade das regras que ainda são impostas.
O Hotel Meissner-Hof foi fundado em 1993. Nele, os pets são aceitos nos modestos chalés. O ponto alto está na vista que tem para a serra da Mantiqueira. Os jardins e o solarium, onde há duas redes e mesas com cadeiras, também são espaços convidativos. Inclusive, no solarium você pode tomar o farto café da manhã com o seu pet ao lado: basta ter disposição de se servir no buffet e descer um lance de escada até a área externa.
A boa notícia é que há bons restaurantes em Monte Verde para se comer bem e estar devidamente acomodado com o seu pet, mesmo que ele não seja toy. O segredo é levar um colchonete para ele deitar. Há três lugares que recomendo com louvor: o Café Bistrô, o Villa Donna e o Café Pinhão.
Vá ao Café Bistro para escutar música ao vivo e comer o famoso (e delicioso) nhocão, que nada mais é do que um nhoque tamanho família recheado de muçarela. Boa parte do deck é coberto e há grandes aquecedores ao lado das mesas para deixar o frio de fora do programa.
O Villa Donna é um programa especial, mas que será limitado aos dias de sol, pois não tem cobertura. Vá para comer bem, muito bem. No pequeno jardim, que fica em frente ao restaurante de comida italiana da chef Sônia Kohen, há cerca de seis mesas. No cardápio, você vai encontrar risotos e massas. Como couvert é servido uma bruschetta de tomate confitado com queijo granatido, que dá sinais do que vem pela frente.
Um dos clássicos da casa é o risoto de pinhão com truta, que são duas atrações da região. Ele foi criado para o Festival de Gastronomia do ano de 2010 e segue no cardápio até hoje, pois é adorado pelos clientes. Realmente, é esplêndido. De sobremesa, peça pelo sorvete de queijo Minas da Serra da Canastra com calda de goiabada, que ganhou o nome de “Uai” e entra na categoria: imperdível. Se for possível, busque falar com a Sônia, que é uma pessoa inspiradora e comprometida com o que faz. Apesar de não ter sido chef a vida inteira, veio de uma família de gourmets, aprendeu a cozinhar com a avó e com a mãe e apresenta maravilhas para os seus comensais.
O que mais se vê em Monte Verde são restaurantes de fondue. O melhor deles é o Café Pinhão, que diga-se de passagem, é da Márcia Maria Rohsler, uma ativista em defesa dos cães abandonados e de rua. Ela adota, trata, castra e é conhecida por fazer um trabalho belíssimo em Monte Verde. Seu restaurante serve três tipos de fondue: queijo, carne e chocolate. É possível pedir à la carte, mas no rodízio dá para saborear os três e repetir. O de queijo é feito com Gouda, Estepe, Gruyère e vinho branco. No de carne é servido lombo, linguiça, alcatra, filé mignon e frango. Há 6 tipos de molhos.
Além do pão também tem batata sauté. As carnes, temperadas com sal grosso, são grelhadas na chapa que vem à mesa. O chocolate do fondue é meio amargo e as frutas que sempre têm na casa são o morango, a banana, a uva e o melão. Para animar, a Banda Tribal faz a trilha sonora, ao vivo e a cores, no deck, onde os pets são aceitos.
Serviço:
Hotel Meissner-Hof: Tv. da Pedra, 2, Tel: 35 3438.1515,www.meissnerhof.com.br
Café Bistrô: Avenida Monte Verde, 100, Tel: 35 3438.1397, https://www.facebook.com/cafebistromv
Villa Donna: Rua Rolinha, 33 loja 6, Tel.: 35 3438.1881,www.villadonna.com.br
Café Pinhão: Avenida Monte Verde, 796, Tel: 35 3438.1222
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
View Comments
Olá! Encontrei e conheci o trabalho da Cris Berger hoje e estou simplesmente encantada! Bela iniciativa!
Olá! Encontrei e conheci o trabalho da Cris Berger hoje e estou simplesmente encantada! Bela iniciativa!