No passado, o jornal para cachorro era extremamente popular e utilizado para demarcar o local em que o pet deveria fazer xixi. Inclusive, nessa época, os tutores não se questionavam se essa prática fazia bem ou mal para o animalzinho.
Porém, com a chegada dos tapetes higiênicos, os papéis foram deixados de lado. Mesmo assim, seja para reciclar ou economizar, alguns tutores ainda apostam no uso do acessório para as necessidades dos cães. Mas, afinal, será que o jornal para cachorro fazer xixi faz mal? Descubra!
Antes de esclarecermos se o uso do jornal pode prejudicar a saúde do cão, convidamos você a refletir sobre o mau comportamento de fazer xixi no lugar errado. Em muitos casos, isso pode ser apenas falta de adestramento. Por outro lado, também pode ser um sintoma de incontinência urinária.
Então, o melhor a fazer é ter paciência e observar até descobrir o motivo. Abaixo, confira seis razões por trás do xixi de cachorro no lugar errado.
Para descobrir se o motivo do seu pet estar fazendo xixi no lugar errado é uma doença, utilize o recurso da eliminação. Vá descartando as outras hipóteses e se sobrar apenas o fator saúde, leve-o ao veterinário.
Mas, afinal, comprar jornal para cachorro é uma atitude correta? Especialmente quando o assunto é xixi, a escolha vai muito além de mera preferência do tutor.
De acordo com a médica-veterinária da Petz, Dra. Larissa Seibt, apesar de o jornal comum ser mais econômico, a mistura da tinta com a urina pode trazer prejuízos para a saúde do animal.
“Esses prejuízos incluem desde alergias mais simples, por exposição, até distúrbios gastrointestinais, pois o cachorro pode consumir a tinta ao lamber as patas”, alerta. Ou seja, embora pareça um simples jornal, este objeto pode trazer sérios transtornos.
Além disso, a baixa absorção da urina pelo jornal velho para cachorro pode prejudicar o bem-estar do animal, que passa a ficar com as patas úmidas e a lambê-las, ocasionando lesões na pele e processos infecciosos.
Afim de garantir mais qualidade de vida ao seu amigo, já existem no mercado, jornais desenvolvidos exclusivamente para uso higiênico e podem ser uma opção a se considerar: o jornal pet.
Eles são provenientes de reflorestamento, mais espessos, com maior poder de absorção, utilizam tinta à base de água e em quantidade suficiente para não afetar a saúde do animal e não deixar pegadas pela casa.
Se você está com dificuldade de ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, saiba que mudar para o tapete higiênico pode ajudar!
Isso porque, além de ser mais confortável para o cão do que o jornal para cachorro, o tapete ainda é desenvolvido com odores atrativos.
“Ele também possui fitas adesivas, que evitam que o pet escorregue ou deslize de um local para outro enquanto faz xixi”, diz a Dra. Larissa.
Para ensinar o pet a usar o tapete higiênico, é fácil! Basta ter um pouco de disciplina e seguir os passos, de acordo com o método do reforço positivo.
Faça essa experiência! Você verá que será muito mais fácil do que saber o que fazer para o cachorro urinar no jornal. Confira o passo a passo abaixo.
Lembre-se que o cachorro se guia muito pelo olfato na hora de fazer as necessidades. Por isso, sempre que ele fizer xixi no local errado, procure limpar bem, com produtos apropriados e removedores de odor.
Nunca bata no focinho do cachorro com um rolinho de jornal! Além do risco de machucar o pet, métodos aversivos prejudicam o vínculo entre vocês — temos certeza que você não quer ver seu cachorrinho distante.
Agora que você já conhece o jornal pet e o tapete higiênico, confira diversas opções aqui, na Petz! Em nossas lojas, você encontra variedades.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…