Aprender como adestrar um Husky Siberiano é uma tarefa desafiadora e, ao mesmo tempo, muito gratificante. Essa raça é conhecida pela teimosia e pela grande competência para deixar bem claro o que quer ou não fazer.
A capacidade de “conversar” com o tutor e discutir a relação é hilária. Isso também mostra como é grande a proximidade desse cão com o ser humano. Com as dicas de como adestrar um Husky Siberiano do blog da Petz, além de certa dose de paciência e insistência, você vai conseguir!
Para saber como adestrar um Husky Siberiano, é preciso conhecer algumas características da raça, como a natureza independente. Foque na socialização do animal desde filhote e invista em técnicas de adestramento com reforço positivo para a repetição do bom comportamento.
O reforço positivo foca na recompensa dos comportamentos desejados por meio de elogios, brinquedos e guloseimas. Essa conduta não usa punições quando o pet faz algo errado ou inadequado. Portanto, saber como adestrar cachorro dessa forma é fundamental para uma relação saudável com ele.
Assim, no adestramento do Husky Siberiano, esse método tem sido muito eficiente. Ele exige do humano uma boa compreensão do pet para a construção de um vínculo de respeito e confiança.
Além disso, o reforço positivo torna o ato de adestrar cães mais leve! Ele propicia um ambiente aconchegante para o animal, adaptando o treinamento às necessidades e à personalidade de cada pet.
O comportamento do Husky Siberiano em relação às ordens do tutor varia de um pet para o outro. Porém, por natureza, essa raça é extremamente inteligente, apesar de um tanto teimosa. De início, o cachorro pode mostrar certa resistência aos comandos dos familiares humanos.
Assim, para adestrar cachorro Husky Siberiano, o tutor precisa ter uma abordagem consistente, paciente e insistente, mas sempre gentil e amorosa. É importante que o animal seja exposto aos mais diferentes tipos de estímulos para ser adaptado às mais diversas situações.
O Husky Siberiano adora desafios e é capaz de aprender rapidamente os comandos básicos, como “senta”, “deita”, “não”, além do próprio nome. Ele demora um pouco mais para assimilar as ordens mais complexas, como buscar algum objeto, mas isso é muito natural.
Confira o passo a passo de como adestrar um Husky Siberiano! A primeira etapa é ensinar o nome. Escolha um curto, de preferência com a vogal “i” no final, como Tobi (Toby), Tiphany, Pitti e por aí vai.
Associe o nome a momentos bons e alegres. Uma boa ideia é chamar o pet e oferecer um petisco, para ele relacionar o apelido a coisas boas, e não a broncas. Está pronto para adestrar Husky Siberiano? Acompanhe a seguir!
Ensinar o Husky Siberiano a sentar não é uma tarefa muito difícil. Os cães fazem isso naturalmente quando estão prestando atenção em algo ou esperando a refeição, por exemplo.
Assim, aproveite momentos como esse para ensinar a palavra “senta”, dando carinho e fazendo elogios. Pegue um petisco e coloque-o próximo ao focinho do pet, fazendo com que ele siga a sua mão, enquanto a direciona para a cauda.
Enquanto isso, com a outra mão, gentilmente abaixe a traseira do pet e vá falando o comando “senta”. Assim que ele terminar de sentar, ofereça o petisco e faça carinhos, falando “muito bem!”. Muitas vezes, ele irá sentar só para receber a guloseima!
Esse comando é natural após o primeiro. Quando ele aprender a sentar, pegue o petisco e, com a mão fechada, coloque-o perto do focinho. Em seguida, em vez de mover a mão até a cauda, abaixe-a até o chão enquanto fala “deita”.
Pode ser que o cachorro se levante e tente pegar o petisco. Diga “deita” novamente e repita o movimento, desta vez, pressionando os ombros do animal gentilmente. Assim que ele entender o que deve fazer, recompense-o.
Para ensinar esse comando ao Husky Siberiano, não tem segredo. Com ele sentado, pegue o bracinho dele e diga “dá a pata” ou “dá a patinha”. Ofereça um petisco. Repita o movimento por duas ou três vezes.
Depois, somente diga o comando e espere que ele dê a pata. Estique seu braço na altura do cotovelo dele e abra a mão, pedindo que ele execute o movimento. Logo ele vai entender o que deve fazer para receber o petisco!
Os comandos “fica” e “vem” podem ser ensinados juntos. Primeiro, mande o pet sentar e diga “fica”. Dê alguns passos para trás e fale novamente. Agora, chame-o dizendo “vem”, gesticulando com as mãos para que ele se aproxime. Ofereça o petisco.
Com o tempo, vá se afastando cada vez mais, até que consiga sair do campo de visão do cachorro e ele permaneça esperando o comando “vem”. Esse é um exercício avançado de autocontrole do pet!
Aprender como adestrar um Husky Siberiano ficou bem fácil, não é? Lembre-se: você vai precisar de bastantes petiscos! Por isso, visite uma das lojas da Petz e conheça as guloseimas que irão ajudar no adestramento!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…