Uma das muitas funções do adestramento é ensinar comandos aos cães: senta, deita, vem, fica etc. Alguns tutores perguntam ao adestrador o porquê de ensinar esses comandos a um cão que está sendo adestrado por conta de um problema comportamental específico (destruição de objetos, por exemplo), por não entenderem como esse aprendizado pode impactar positivamente para a melhora do distúrbio comportamental.
Por exemplo, o cão que destrói objetos pode estar tendo esses comportamentos simplesmente por não saber outra forma de chamar atenção das pessoas, ou ainda por ócio e tédio. Aprendendo os comandos, o cão tem uma nova forma mais adequada de solicitar atenção – pode se sentar na frente do seu dono – e também se exercita mentalmente enquanto é treinado, o que ajuda a gastar energia.
Como ensinar comandos aos cães?
O aprendizado deve ser sempre agradável para o pet, portanto, utilizamos as técnicas de indução e reforço positivo – usamos um petisco como isca no focinho do cão, fazendo movimentos que o induzam a ficar na posição que queremos, e quando o cão alcança essa posição, entregamos o petisco como recompensa.
Essa é a forma mais inteligente de ensinar comandos: o pet aprende que interagir e obedecer as pessoas é sempre prazeroso e interessante para ele, sem que haja uso de força física, violência ou técnicas de dominação.
Ensinando o comando senta: pegue um petisco pequeno e deixe o pet farejar; comece a elevar a mão fazendo com que ele vire o focinho para cima; para alcançar o petisco nessa posição, o cão precisará encostar o bumbum no chão; quando isso acontecer, entregue o petisco.
Ensinando o comando deita: coloque o cão na posição “sentado”; com o petisco no focinho, induza o pet a abaixar lentamente (alguns cães não se deitam rapidamente, mas ficam “corcundas”); induza lentamente e, quando o cão encostar a barriga no chão, entregue a recompensa.
Ensinando o comando vem: a uma curta distância do cão, mostre um petisco para ele e, quando ele estiver se movimentando na sua direção, fale “vem”; quando o cão estiver bem perto, entregue o petisco.
Ensinando o comando fica: para esse comando, o cão deve saber o senta; fique em pé, em frente ao cão sentado, faça um gesto com a mão espalmada, dizendo “fica”; dê um passo curto para trás e retorne, recompensando se o cão se mantiver na posição “sentado”. Aumente gradualmente a distância e o tempo que o cão deve aguardar.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…