Os tapetes higiênicos são, cada vez mais, utilizados como local para abrigar as fezes e xixi de nossos cãezinhos. A popularidade dos “tapetinhos” se deve, principalmente, pela boa capacidade de absorverem e neutralizarem o odor da urina. Além disso, com a variedade de marcas, o preço também está, a cada dia, mais atrativo.
Antes de tudo, é preciso deixar claro que alguns cães não gostam de usar o tapete higiênico por pura preferência. Os peludos também possuem seus gostos e manias na hora de usar o banheiro, assim como nós humanos. Existem os que não gostam da textura, do odor, do tamanho, portanto, vale a pena tentar trocar de marca para testar, ou mesmo mudar a superfície, usando jornal, grama sintética ou aquelas gradinhas plásticas vendidas nos pet shops. Mas, antes de chegarmos a essa conclusão, como teremos certeza de qual será a melhor escolha para o cãozinho?
Abaixo, listei algumas dicas importantes:
Em primeiro lugar, precisamos assegurar que você ensinou corretamente o cão onde é seu banheirinho. Quando ele fizer as necessidades sobre o tapete higiênico, faça uma festinha e recompense com um petisco bem gostoso. Essa repetição fará com que o cãozinho associe a atitude a um sentimento positivo, muito diferente das broncas e repreensões que apenas amedrontam os cães, criando mais traumas em suas personalidades.
Se você estiver seguro que esse processo foi bem feito, mas o cão continua errando, é preciso verificar se o tapetinho está localizado em um lugar agradável. Lembrem-se: cães não gostam de fazer suas necessidades em locais com a passagem de pessoas, apertados, e, especialmente, que estejam perto da caminha ou comida. Procure sempre colocar o “banheirinho” o mais distante possível dos potes com água e comida, no local mais calmo e reservado da moradia.
É preciso, também, verificar se o cão não vê o tapetinho como um brinquedo, e, por esse motivo, não faz as necessidades nele. Alguns cães simplesmente “estraçalham” os tapetinhos, arrancando as fitas adesivas e mordendo o resto. Nestes casos, é lógico que eles não farão xixi em um brinquedo tão divertido. Para evitar esse comportamento, é fundamental oferecer outros brinquedos (garrafas Pet, caixas de papelão, ossos de couro, etc.) que chamem mais a atenção dele. Outra dica é reforçar as bordas do tapete com fitas mais grossas, impedindo, assim, que o cão as remova.
O fundamental é utilizar a técnica de reforço positivo e recompensar o pet quando ele fizer as necessidades sobre o local escolhido, e, nunca, mas, nunca mesmo, utilizar broncas ou maltratá-lo. Com carinho, paciência e amor, seu peludo ficará satisfeito e adaptado ao banheirinho.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…