Meu cão não gosta do tapete higiênico: o que fazer?
Publicado em 23 de novembro de 2015Tempo de leitura: 3min
Os tapetes higiênicos são, cada vez mais, utilizados como local para abrigar as fezes e xixi de nossos cãezinhos. A popularidade dos “tapetinhos” se deve, principalmente, pela boa capacidade de absorverem e neutralizarem o odor da urina. Além disso, com a variedade de marcas, o preço também está, a cada dia, mais atrativo.
Antes de tudo, é preciso deixar claro que alguns cães não gostam de usar o tapete higiênico por pura preferência. Os peludos também possuem seus gostos e manias na hora de usar o banheiro, assim como nós humanos. Existem os que não gostam da textura, do odor, do tamanho, portanto, vale a pena tentar trocar de marca para testar, ou mesmo mudar a superfície, usando jornal, grama sintética ou aquelas gradinhas plásticas vendidas nos pet shops. Mas, antes de chegarmos a essa conclusão, como teremos certeza de qual será a melhor escolha para o cãozinho?
Abaixo, listei algumas dicas importantes:
Em primeiro lugar, precisamos assegurar que você ensinou corretamente o cão onde é seu banheirinho. Quando ele fizer as necessidades sobre o tapete higiênico, faça uma festinha e recompense com um petisco bem gostoso. Essa repetição fará com que o cãozinho associe a atitude a um sentimento positivo, muito diferente das broncas e repreensões que apenas amedrontam os cães, criando mais traumas em suas personalidades.
Se você estiver seguro que esse processo foi bem feito, mas o cão continua errando, é preciso verificar se o tapetinho está localizado em um lugar agradável. Lembrem-se: cães não gostam de fazer suas necessidades em locais com a passagem de pessoas, apertados, e, especialmente, que estejam perto da caminha ou comida. Procure sempre colocar o “banheirinho” o mais distante possível dos potes com água e comida, no local mais calmo e reservado da moradia.
É preciso, também, verificar se o cão não vê o tapetinho como um brinquedo, e, por esse motivo, não faz as necessidades nele. Alguns cães simplesmente “estraçalham” os tapetinhos, arrancando as fitas adesivas e mordendo o resto. Nestes casos, é lógico que eles não farão xixi em um brinquedo tão divertido. Para evitar esse comportamento, é fundamental oferecer outros brinquedos (garrafas Pet, caixas de papelão, ossos de couro, etc.) que chamem mais a atenção dele. Outra dica é reforçar as bordas do tapete com fitas mais grossas, impedindo, assim, que o cão as remova.
O fundamental é utilizar a técnica de reforço positivo e recompensar o pet quando ele fizer as necessidades sobre o local escolhido, e, nunca, mas, nunca mesmo, utilizar broncas ou maltratá-lo. Com carinho, paciência e amor, seu peludo ficará satisfeito e adaptado ao banheirinho.
Por Mariana Taioli, adestradora e palestrante da equipe Cão Cidadão.
Criada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há mais de 15 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelos telefones (11) 3571-8138 (São Paulo) ou 4003-1410 (demais localidades). Acesse o nosso site: www.caocidadao.com.br.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário