Os cães adoram rotina. É ideal que as refeições venham todos os dias nos mesmos horários para que o seu relógio biológico não desregule. O mesmo deve acontecer com os passeios, chegada dos tutores, escovações do pelo, brincadeiras e fazer suas necessidades. Quando possuem um horário específico, o ambiente se torna mais previsível e ajuda no controle de ansiedade do animal.
Quando mudamos para um novo lar, o ambiente deixa de ser previsível para os pets, podendo causar desconforto e confusão. Os vizinhos não serão os mesmos, nem os sons, tampouco os cheiros. Até mesmo a forma como a luz entra no apartamento ou casa pode afetá-los. Muitos problemas comportamentais acabam surgindo neste período, como xixi fora do lugar, latidos repentinos enquanto sozinhos ou não, problemas para dormir, dentre outros. Tudo faz parte da adaptação ao ambiente e é importante que se tenha muita paciência.
A primeira decisão a ser tomada é tentar manter a rotina atual mais próxima da anterior. Caso isso não seja possível, devido a um novo horário de trabalho, por exemplo, é importante que se crie uma nova rotina. Quanto mais as atividades diárias se repetirem, mais rápida será a adaptação. O tutor não deve renovar os objetos pessoais do seu pet, como potinhos de comida e água, brinquedos, cama e mantas. Uma adaptação anterior a mudança poderá ser feita, levando o cão até o novo lar e deixando-o farejar o ambiente. Levar os móveis antigos também pode ajudar.
É importante dar o máximo de atividade possível para o pet. Além dos passeios, antes de sair de casa, deixar um desafio para ele. Existem brinquedos onde se colocam petiscos, frutas amassadas ou ração, que fazem o cão gastar energia para retirá-los, se entretendo sozinho no novo lar por algum tempo. Alguns problemas comportamentais podem ser resolvidos somente com enriquecimento do ambiente e rotina.
Há casos em que os cães são retirados de um lar, da rua ou de ONGs e levados para a casa de novos tutores. Nesta situação, também é importante manter seus objetos pessoais por algum tempo e iniciar uma rotina saudável. O ambiente precisa ser apresentado aos novos moradores e sempre que exibirem um comportamento correto, devem ser recompensados com carinho, petisco ou elogio. O que cada cão demonstrar mais interesse.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
View Comments
Adorei. Nada melhor do que ver o cachorríneo se sentir bem de novo no seu novo lar. <3